Autor |
Mensagem |
sandrodriver Veterano |
# nov/03
Ai pessoal do forum preocurei sobre mais não achei ve se vcs podem me ajudar ai.
Gostaria de saber sobre o campo harmonico menor e seus modos.e escalas
sabendo que o campo harmonico maior tem
Primeiro grau: Jônio
Segundo grau: Dórico
Terceiro grau: Frígio
Quarto grau: Lídio
Quinto grau: Mixolidio
Sexto grau: Eólia
Sétimo grau: Lôcrio
como ficaria no campo harmonico menor?
Im7
IIm7(5b)
bIII7M
IVm7
Vm7
bVI7M
bVII7
e quais seriam suas escalas?
|
Simeone Veterano |
# nov/03
· votar
Verifique as escalas menor harmonica (Im7M - escala menor com sétima maior) e a menor melodica (Im6M7M - escala menor com sexta e sétima maior ou, melhor ainda, escala maior com terça menor.
Assim como nos modos gregos, vc tem o acorde chave e um molde de escala no braço do baixo (Im7M na MH e Im6M7M na MM), e vc vai construindo os moldes seguintes começando pelo segundo grau do acorde chave. Ex: MH em Lá menor - Am7M - vc tem o molde primeiro nesse acorde. o Segundo molde vc teria começando pelo segundo grau dessa escala (seria um Si), e aí consequentemente, como vc faz nos modos gregos.
Deu p/ sacar? Se não, manda email p/ rafa_usp@hotmail.com ou deixe aqui mesmo a ressalva que a galera do forum te dá um help.
Abraço
|
sandrodriver Veterano |
# nov/03
· votar
Deu p/ sacar?
mais ou menos vc ta querendo mi dizer que atravez do primeiro eu consigo montar os outros
por exemplo
escala de Cm7
como ficaria?
Primeiro grau:Im7
Segundo grau: IIm7(5b)
Terceiro grau: bIII7M
Quarto grau: IVm7
Quinto grau: Vm7
Sexto grau: bVI7M
Sétimo grau: bVII7
|
Simeone Veterano |
# nov/03
· votar
mais ou menos vc ta querendo mi dizer que atravez do primeiro eu consigo montar os outros
é exatamente isso.
Veja bem, broder, o modelo de escala é Xm7M.
o primeiro grau na escala Menor Harmonica, se fosse em Dó, seria Cm7M. Até aí beleza
Vc pega as mesmas notas que entram nessa escala de Cm7M, só que agora vc começa pelo segundo grau dela (D). Utiliza as mesmas notas que apareceram em Cm7M, só que começando do D e terminando no D: vc vai ter o outro desenho de escala. Faça isso com todas as notas e vc vai ter todo o Campo Menor Harmonico.
Faça depois o mesmo com a Menor Melodica.
Qqer duvida, só perguntar, abraço
|
sandrodriver Veterano |
# nov/03
· votar
o primeiro grau na escala Menor Harmonica seria Am7M
e ficaria assim
A B C D E F G A
o proximo seria Bm7(5b) e iniciaria de B
B C D E F G A B
o proximo seria C7M e iniciaria de C
C D E F G A B C
e assim por diante até chegar em G7
OK to certo ou errado
e porque tem esses bemois em frente da nota
Im7
IIm7(5b)
b(?)7M
IVm7
Vm7
b(?)M
b(?)7
|
conte Veterano |
# nov/03
· votar
o G naum seria sustenido?
|
conte Veterano |
# nov/03
· votar
?
|
sandrodriver Veterano |
# nov/03
· votar
no maior sim no menor não sei, no maior fica assim
I - A - Jônio
II - B - Dórico
III - C# - Frígio
IV - D - Lídio
V - E - Mixolídio
VI - F - Eólio
VII - G# - Lócrio
agora no menor não sei
|
conte Veterano |
# nov/03
· votar
ixi perae...
o q vc feiz ai naum foi o campo harmonico de LA MAIOR?
intaum cara , no caso do assunto ae tava falando de La Menor .. e La menor harmonica , q a seta e aumentada na escala menor ..
G eh a setima de A ( de La menor) portanto eh G#.
|
conte Veterano |
# nov/03
· votar
menor harmonico rox..
curto mto essa escala,
dá um som diferente
|
conte Veterano |
# nov/03
· votar
corrigindo uma coisa pra entende melhor:
G eh a sétima de A (daescalade La menor natural) portando eh G#.
|
conte Veterano |
# nov/03
· votar
porcaria
G eh a sétima de A (da escala de Lá menor natural)
portanto eh G#
|
sandrodriver Veterano |
# nov/03
· votar
cara que loucura
vc peaga as nota de Am que são
la-si-do-re-mi-fa-sol-la
1 2 3 4 5 6 7 8
t s t t s t t
então logo a setema de Lam é G beleza
ou to errado
|
conte Veterano |
# nov/03
· votar
sandrodriver
ta certo sim..
mas o q eu tava falando eh da escala menor HARMONICA.
a q c acabo de fala eh a menor "normal" , NATURAL.
na menor harmonica a setima ( G ) eh alterada..
q passa a ser nesse caso G#
|
FINCH na veia Veterano |
# nov/03
· votar
campo harmonico MENOR natural = campo harmonico MAIOR natural a partir do VI grau.
Ex:C (campo harmonico MAIOR natural)
I II III IV V VI VII
C Dm Em F G7 Am B°
Ex:Am (campo harmonico MENOR natural)
I II III IV V VI VII
Am B° C Dm Em F G7
Notaram isso???O VI grau do campo harmonico MAIOR natural é o I grau do campo harmonico MENOR natural)
Bom...é isso ae...
|
FINCH na veia Veterano |
# nov/03
· votar
ah...que merda...era pra sai tudo um embaixo do outro mais saiu errado...mais deu pra entende?
|
conte Veterano |
# nov/03
· votar
o droga... issu eu ja sabia .
ams eu tava falando da menor HARMONICA.
|
conte Veterano |
# nov/03
· votar
FINCH na veia
deu pra intende sim
|
jrcintra Veterano |
# nov/03
· votar
Kra , tem um topico aki falando o basico da harmonia modal
usa a busca
soh um toque velho..
nao vai atrais dessas apostilas que falam pra vc decorar o campo harmonico maior menor e blablabla...
vc tem q saber o principal q eh o campo harmonico maior das escalas
de resto eh soh faze o seguinte:
o campo harmonico menor das escalas , nda mais eh do q o maior soh q comecado pelo 6o grau(eolio)
entao:
O MAIOR EH:
JONIO,DORICO,FRIGIO,LIDIO,MIXOLIDIO,EOLIO,LOCRIO.
o menor , nda mais eh do q isso olha soh:
EOLIO , LOCRIO , JONIO , DORICO , FRIGIO , LIDIO , MIXOLIDIO
saco?? nda mais eh do q o maior soh q comecado pelo 6o grau
e assim por diante... c vc para pra pensah eh bem idiota a teoria mais eh assim msm hehehe
|
jrcintra Veterano |
# nov/03
· votar
pode c usar o msm conceito em tons:
um tom menor nda mais eh do q o maior comecado pelo sexto grau.
exemplo.
um tom pode ser DOH ou LAH MENOR
ou c vc ve um tom em alguma tablatura.. exemplo... LA MENOR... eh soh pegar a maior correspondente que seria DOH MAIOR..
as tablaturas sempre mostram os tons maiores , porem , a mzk pode estar eh EOLIO ou qqr outro tom... soh q fica feio o kra fala AH , O TOM DA MZK EH DOH DORICO taligadu ehehe entao os kra soh falam correspondente maior.. mais eles podem mto bem te c inspirado em qqr grau...(des d jonio ateh locrio) para compor a mzk... mesmo sendo as msmas notas , (a correspondente de tal tom , vai t sempre as mesmas notas) mais em ordem diferente.. isso q difere o ESTILO de cada escala.. q ajuda mto a vc c inspirar pra compor uma mzk(o frigio por exemplo , eh para uma mzk mais tensa e tal... exemplo akela mzk do tubarao..G/G# -> isso foi inspirado a partir d uma escala em frigio.. mais eh foda tu dize AH , O TOM DESSA MZKINHA EH G FRIGIO taligadu.. fica embassado.. dae os kra falam sempre o TOM MAIOR...
|
Edson Sousa Veterano |
# nov/03
· votar
sandrodriver
Campo Harmônico da Escala Menor Natural (Am)
Am7...........Eólio
Bm7(b5).......Lócrio
C7M...........Jônico
Dm7...........Dórico
Em7...........Frígio
F7M...........Lídio
G7............Mixolídio
Campo Harmônico da Escala Menor Harmônica (Am7M)
Os Modos Mais Usados:
Am7M..........Escala Menor Harmônica (Escala Menor Natural, com a sétima elevada em um semitom)
C7M(#5).......Jônico #5(modo Jônico com a quinta aumentada)
Dm7(#11)......Dórico #11(Modo Dórico com a quarta aumentada)
E7(b9,b13)....Mixolídio b9,b13(Modo Mixolídio com a nona menor e a décima terceira menor)
Campo Harmônico da Escala Menor Melódica (Am7M,Am6)
Os Modos Mais Usados:
Am7M,Am6........Escala Menor Melódica (Escala Maior com o abaixamento da trça, em um semitom)
C7M(#5).........Lídio #5 (Modo Lídio com a elevação da quinta em um semitom)
D7(9,#11,13)....Lídio b7 (Modo lídio com o abaixamento da sétima em um semitom)
E7(9,b13).......Mixolídio 9,b13 (Modo Mixolídio com o abaixamento da décima terceira em um semitom)
F#m7(b5,9)......Lócrio 9 (Modo Lócrio com a nona Maior)
G#m7(b5) ou G#alt...Modo Superlócrio ou Escala Alterada
|
sandrodriver Veterano |
# nov/03
· votar
falow pessoal do forum isso ai é dulvida pra um montão de gente e eu entende agora agora é só estudar
|
ezi Veterano |
# out/08
· votar
olá galera eu vou tentar tirar as dúvidas que foram geradas aqui. o problema do campo harmônico menor, é porque ele é formado por tres escalas básicas diferente do campo harmõnico maior que é só uma. ex: T-2M-3M-4J,5J,6M,7M o campo harmônico menor são três: ex:campo menor harmônico, menor melódico e menor natural. vamos entender todos eles.
campo menor harmônico:
lm(7M) - llm7(b5) - blll7M(#5) - lVm7 - V7 - bVl7M - Vllº a patir dessa grade podemos tirar a escala menor harmônica: T-2M-3m-4J-5J-6m-7M
campo menor melódico:
lm(7M) - llm7 - blll7M(#5) - lV7 - V7 - Vlm7(b5) - Vllm7(b5) a partir dessa grade tiramos a escala menor melódica: T-2M-3m-4J-5J-6M-7M
campo menor natural:
lm7 - llm7(b5) - blll7M - lVm7 - Vm7 - bVl7M - bVll7 a partir dessa grade temos a escala menor natural: T-2M-3m-4J-5J-6m-7m
bom o pricípio é esse, quando estiver fazendo o campo hormônico respectivo usa a sua escala e vai ficar tudo dentro. rsrs....
|
ezi Veterano |
# out/08
· votar
vamos fazer o campo menor harmônico completo com os acordes e as escalas pra que fique bem explicado o assunto. aplicaremos os modos gregos nele.
primeiro grau: Cm(7M) Jônio Acorde Escala e---3-d1--------------------------------4-7-8-------------- B---4-d3--------------------------4-6-8-------------------- G---4-d2--------------------4-5-7-------------------------- D---5-d4--------------3-5-6-------------------------------- A---3 d1--------3-5-6-------------------------------------- E---------------------------------------------------------- calma que eu explico o acorde na tablatura: rsrs.. na corda lá dedo 1 na 3ª casa, na corda ré, dedo 4 na 5ª casa,na corda sol, dedo 2 na 4ª casa,na corda si, dedo 3 na 4ª casa e na corda mi, dedo 1 na 3ª casa, faça uma pestana com o dedo 1. entendeu? essa explicação serve para os demais acordes. segundo grau: Dm7(b5) - Dórico
Dm7(b5) escala e---------------------------------------7-8-10--------- B--6-d4---------------------------6-8-9---------------- G--5-d2---------------------5-7-8---------------------- D--6-d3---------------5-6-9---------------------------- A--5-d1---------5-6-8---------------------------------- E------------------------------------------------------
terceiro grau: Eb7M(#5) - Frígio
Eb7M(#5) Escala e--7-d3----------------------------------8-10-11------- B--8-d4---------------------------8-9-12--------------- G--7-d2--------------------7-8-10---------------------- D-------------------6-9-10----------------------------- A--6-d1------6-8-10------------------------------------ E------------------------------------------------------
quarto grau: Fm7 - Lídio
Fm7 escala e---8-d3---------------------------------------10-11-13 B---9-d4-------------------------------9-12-13--------- G---8-d2-----------------------8-10-12----------------- D----------------------8-10-12------------------------- A---8-d1--------8-9-11--------------------------------- E------------------------------------------------------
quinto grau: G7 - Mixolídio
acorde Escala e--------------------------------------------------11-13-15 B---8-d1----------------------------------12-13-15----- G--10-d4-------------------------10-12-13-------------- D---9-d2----------------10-12-13----------------------- A--10-d3-------10-11-14-------------------------------- E------------------------------------------------------
sexto grau: Eóleo - Ab7M
Acorde Escala e--11-d1-----------------------------------------13-15-16 B--13-d4--------------------------------13-15-16------- G--12-d2-----------------------12-13-16--------------- D--13-d3--------------12-13-15------------------------ A--11-d1-----11-14-15---------------------------------- E------------------------------------------------------
sétimo grau: Bº - Lócrio
Acorde escala e-----------------------------------3-4-7-------------- B--3-d4-----------------------3-4-5-------------------- G--1-d1-----------------1-4-5-------------------------- D--3-d3-----------1-3-5-------------------------------- A--2-d2-----2-3-5-------------------------------------- E------------------------------------------------------ obs: eu fiz o sétimo modo aqui na segunda casa pra facilitar a digitação e a execução do acorde, mas é a mesma coisa sendo feita na 14ª casa.
bom galera é mais ou menos isso, agora me deu preguiça de fazer os outros dois modos menores, mais vou está postando eles em um outro tópico aqui mesmo no cifrasclube, é só ficarem ligados que em breve eu faço os três modos menores. espero ter contribuido ai com o tópico... abraços...
|
ezi Veterano |
# out/08
· votar
vai ae uma dica: estudem só o modo jônio em tons diferentes pra vc sacar a nomeclatura da escala, ou seja faça o acorde m(7M) em qualquer tom, com um sample tocando ele, e fique fazendo a escala em cima do acorde. quando esse modelo de escala estiver seguro em qualquer tom, passe para o outro modo, é isso ae...
|
Saulin Veterano |
# out/08
· votar
Aê galera esse livro do Antônio Adolfo explica isso, e muito mais direitinho.
http://www.lumiar.com.br/livro/l_musica.htm[url=null]null[/url]
|
Saulin Veterano |
# out/08 · Editado por: Saulin
· votar
O padrão do campo harmonico menor é:
Im7, eólio; IIm7(b5), lócrio; III7M, iônico (jônico ou jônio); IVm7, dórico; V7, alterado de quinta (frígio+sensível); VIm7, lídio; e VIIdim, diminuto de sétima (mixolídio+sensível)
No tom de lá menor (modo menor harmônico) Am7, Bm7(b5), C7M, Dm7, E7, Fm7 e G#dim
Seguindo sempre a escala menor harmônica.
NÃO SE FALA: CAMPO HARMÔNICO MENOR HARMONICO, E SIM CAMPO HARMÔNICO MENOR, POIS O PADRÃO SEGUE SEMPRE A ESCALA MENOR HARMONICA ( ESCALA MENOR COM ADIÇÃO DA SENSÍVEL ( NOTA MEIO TOM ABAIXO DA FUNDAMENTAL, PRIMEIRA NOTA DA ESCALA)). oK?
|