Noise Gate em Contra Baixo

    Autor Mensagem
    João Marcel
    Veterano
    # out/09


    Galera, tenho uma dúvida!

    Todos sabemos que os Contrabaixos Passivos tem o famoso ruído.

    Quando somado a um set de pedais o ruído sempre aumenta.

    Minha pergunta é:

    - Um Noise Gate resolveria isso?
    - Haverá interferência no timbre do instrumento?

    Abraços!

    DotCom
    Veterano
    # out/09
    · votar


    João Marcel
    - Um Noise Gate resolveria isso?
    Sim, mas a menos que você entupa o baixo com distorção, não vejo necessidade. Dá pra deixar o baixo bem silencioso com uma blindagem bem feita.

    - Haverá interferência no timbre do instrumento?
    Vai tirar sustain, e talvez você perca um pouco da dinâmica do som.

    Meu veredicto: Não há necessidade de usar noise gate em baixos.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pior que nem é tao facil... Blindei meu jazz bass todo e nao deu em nada.. Ainda tá com uma interferencia da porra..

    A não ser que o amplificador seja ligado em uma tomada com aterramento, não acontece muita coisa só o aterramento no circuito... Pq a interferencia ainda vai ta ali sem lugar pra escapar se nao tiver aterramento no amp...

    Ja testei aterrar o amp e zerou todo o ruido mesmo com instrumentos vagabundos.. Esse sim é o melhor método..

    kadudu2
    Veterano
    # out/09 · Editado por: kadudu2
    · votar


    Krist Novoselic:

    O fator dessa interferencia, se for o que eu tou pensando, é o famoso "HUM", é normal em captadores single-coil(bobina simples e unica), quando estao proximos a fontes de energia, monitores, amplificadores, e qualquer outra fonte de interferencia magnetica.

    Normalmente quando o volume dos 2 captadores estao iguais, esse ruido é cancelado, devido ao recurso hum-cancelling das bobinas com o inverso da polaridade do ima em relaçao a bobina, geralmente os captadores de jazz bass vem com esse recurso. Agora se voce so usa mais o captador da ponte sozinho ou do braço só, esse ruido permanecerá enquanto voce tiver proximo as fontes de interferencia.
    Além desse ruido existe o ruido normal da falta de blindagem adequada no circuito e captadores, mas quando se coloca a mão em cima das cordas esses ruidos reduzem pra quase 0.
    Caso o seu nao esteja assim, verifique se a ponte esta aterrada.

    Flw!

    Krist Novoselic
    Veterano
    # out/09
    · votar


    To falando do ruido que pega de fontes de energia mesmo... O foda que essa interferencia é terrivel... E pra falar a verdade eu só conheço essa interferencia..... Na verdade ela diminui sim quando poe a mão mas ainda da bastante ruido quando mesmo assim.

    João Marcel
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Senhores,

    Meu Contrabaixo é um Precision Bass Ibanez, equipado com Captador Seymour Duncan SPB-3.
    É verdade que quando estou tocando, ou se coloco a mão sobre as cordas ou até se reduzo o botão Tone do Baixo a Zero o ruído para completamente.
    O problema é se essa situação não acontecer o ruído me incomoda bastante.
    E como disse, com o set de pedais ligado o ruído aumenta.
    Obs: Não tenho distorções. Atualmente tenho em meu set um AB box, um Limiter, um Bass Atack e também um afinador.

    Qual é a maneira mais viável de se resolver isso?

    kadudu2
    Veterano
    # out/09 · Editado por: kadudu2
    · votar


    Pra tirar esse ruido de interferencias magneticas existe akele captador da fender e outros fabricantes. o famoso NOISELESS.
    Mas é bem caro, so se tiver algum outro fabricante com o mesmo recurso que seja mais barato. basta pesquizar.

    DotCom
    Veterano
    # out/09
    · votar


    kadudu2
    O problema é que o captador precision já faz as vezes do "noiseless", tanto que você não encontra captador P noiseless. Ele já tem as bobinas enroladas em sentido contrário para cancelar ruídos.

    O problema aí tá vindo de outro canto.

    João Marcel
    Você já blindou esse baixo?

    João Marcel
    Veterano
    # out/09
    · votar


    DotCom

    Sinceramente não sei!

    Mas vou trocar uma idéia com meu Luthier e pedir pra ele analisar!

    Você acha que esse é o melhor caminho mesmo né?

    Valeu e abraço!

    DotCom
    Veterano
    # out/09
    · votar


    João Marcel
    Sim, é possível resolver com blindagem.

    kadudu2
    Veterano
    # out/09
    · votar


    DotCom

    Axei que teu baixo fosse captaçao "J - J ".

    DotCom
    Veterano
    # out/09
    · votar


    kadudu2
    Meu baixo é captação JJ. Não entendi como sua afirmação se encaixa no tópico...

    kadudu2
    Veterano
    # out/09 · Editado por: kadudu2
    · votar


    DotCom

    Eu estou me referindo a questão do "Krist Novoselic", mas vc veio com o tal captador "P", que nao tinha nada haver com o caso...
    Quando postei a resposta ainda nao tinha a pergunta do "João Marcel".
    Olhe a hora do post !
    Axei que vc estava se referindo a o modelo JJ no ultimo post

    parrini
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Olá Galera se alguém puder me ajudar
    Comprei um contrabaixo Ibanez SR405 ativo de segunda mão, mas qdo fui testar estava com muito ruído de falta de aterramento, foi quando abri o compartimento e vi que estava uma gambiarra só, o circuito ativo estava cheio de soldas amadoras td isolado com fita crepe, enfim. Arranquei tudo, comprei um circuito Artec SE3P (novo) com os Pots novos e folha de cobre adesivada.
    Revesti tudo com a folha de cobre, removi os captadores, fiz o mesmo processo, instalei o circuito novo e BLZ. Zerou o ruído por aterramento, porêm ainda existe o ruído por interferência, que não consigo remover de jeito algum. O ruído atenua dependendo da posição do instrumento em relação ao Amp. Obs. Já testei em vários Amps diferentes e com vários cabos de sinal. Será que o circuito Artec é de qualidade ruim ou os captadores que não tem uma boa blindagem eletromagnética?

    Dingwall
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    tem de aterrar o baixo, o Noise tira frequências importantes para o baixo, use bons cabos e udo será resolvido.

    rodsom
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    O ruído atenua dependendo da posição do instrumento em relação ao Amp.
    desisti de consertar isso no meu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Noise Gate em Contra Baixo