Os timbres metálicos e a falta de graves

    Autor Mensagem
    sIAMESE
    Veterano
    # out/09


    OS TIMBRES METÁLICOS E A FALTA DE GRAVES

    Olá pessoal. Venho aqui discutir sobre essa pegada no contrabaixo, a qual eu nem sei se está em alta ultimamente, mas a encontrei em alguns cds antigos.

    Estava garimpando alguns discos antigos aqui em casa, cds de adolescência, e depois parei pra ouvir e relemrar alguns e, em bandas como Iron Maiden e Angra, que são as mais populares que posso citar para discutirmos, o abuso dessa pegada traz uma falta de graves, o que deixa o som um pouco sem força, sem peso.

    O mais interessante é que eu só fui me importar com a presença dos graves depois que virei baixista.

    E então pessoal, o que vocês acham dos timbres metálicos?

    DotCom
    Veterano
    # out/09
    · votar


    sIAMESE
    Quando o cara bate com muita força nas cordas, tem uma tendência de embolar o som. Se o cara ainda equalizar com grave demais, aí embola mesmo.

    Outra: Som com muita batida (como são o Iron Maiden e o Angra) não podem abusar do grave, senão também embola.
    Não só essas duas bandas, mas também várias outras bandas de rock/metal são assim (Dr. Sin, Stratovarius...)

    Krist Novoselic
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu toco com esse estilo de pegada tb e acho que o som fica melhor. A falta de graves vai depender do equipamento... Fica sempre melhor pra esse estilo, baixos com som grave seco, como precision, rickenbacker, gibson ...... Baixos com graves macios/ressonantes ficam ruins..

    sIAMESE
    Veterano
    # out/09
    · votar


    DotCom
    Krist Novoselic

    Poxa, muito legal seus comentários pessoal.

    Para evitar confusões, quero deixar bem claro também que em momento algum estou falando mal da pegada, muito pelo contrário, reconheço que é uma coisa inerente ao estilo.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # out/09
    · votar


    AEUAUhuaeiaejiaeiaje
    Não se preocupa não rapaz


    Esqueci de outro detalhe... Pra tocar desse jeito, vc precisa tb usar as cordas baixas pra tirar um som legal.. Se estiverem altas e vc tocar dessa forma, aí sim, realmente fica embolado e não destaca.... O som metalico vêm das cordas batendo nos trastes.

    Jonhp
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Normalmente e mais facil ver rock/metal sendo tocado com baixos com timbre mais fechado e definido, rick, precision, como no metal grande maiorias das vezes os baixos não tem aquele swing todo, sendo mais retos, acompanhando baterá se for grave demais embola demais o som.. e parece q vira bagunça.., eu mesmo ja pensei varias vezes pq da dificuldade de ouvir alguns baixos do ac/dc por exemplo, mas na hora do show o peso do baixo esta lá hehe.. soh não aparece nitidademente.

    leobozzo
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ainda tem a questão da mixagem do cd... as vezes o baixista nem equaliza daquela forma, mas o produtor muda pra "adequar" à mixagem

    mum
    Veterano
    # out/09
    · votar


    leobozzo
    Falou tudo!

    Gui bass
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ora. é a simples lei da compensação.

    para tirar a prova é só colocar distorção (som metálico) em um baixo e ao mesmo tempo um grave pesado. O som vai ser orrível.

    ou distorçe ou põe grave.. os dois juntos?? aí vai do cara q ta tocando..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os timbres metálicos e a falta de graves