phfs Veterano |
# nov/03
· votar
Sugestões para Improvisação I
1. Comece a frase nos vários graus da escala(3ª, 4ª, 7ª etc...)
2. Experimente saltos(grave x agudo)
3. Utilize frases longas intercalando-as com frases pequenas
4. "Respire", utilizando pausas(silêncio)
5. Não comece sempre no tempo "1"
6. Não comece sempre pela nota "tônica"(primeira nota da escala)
7. Se tocar uma nota errada, toque ½ tom acima ou abaixo desta nota para voltar ao tom
8. Não toque tudo o que você sabe em um único solo(técnicas, arpejos, frases, timbres etc.)
9. Utilize arpejos (acordes tocados nota a nota alternadamente);
10. Trabalhe o solo dentro da tonalidade sem pensar em escalas;
11. Treine uma frase em vários tipos de escalas e tons;
12. Tente ver e ouvir mentalmente as frases antes de tocá-las;
13. Varie a dinâmica (volume) com pedal de volume ou na mão;
14. Ouça solos e assista vídeos de vários músicos em vários estilos;
15. Pesquise no seu instrumento todos os tipos de sons limpos (sem efeitos) e os utilize durante os solos;
16. Estude frases de outros músicos mas não as copie "completamente" no seu solo;
17. Utilize cromatismo primeiramente com as notas do acorde;
18. Varie frases escalares com arpejos;
19. Utilize acordes e intervalos harmônicos durante os solos;
20. Não deixe uma nova escala interromper a continuidade melódica da escala anterior;
21. "Misture" os campos harmônicos;
22. Utilize técnicas como "bends", "slaps", "ligaduras", "two hands", "sweeps", "fingerboard style", "harmônicos", "alavancadas", "slides", "notas-mudas", entre outras;
23. Aprenda a usar efeitos como "reverb", "delay", "overdrive", entre outros, combinando-os e tirando um som sem barulhos indesejáveis;
24. Decore a melodia e a letra e as interprete durante o improviso
25. Analise solos transcritos sem utilizar o instrumento;
26. "Tire" músicas sem utilizar o instrumento e as transcreva;
27. Analise a harmonia da música no "papel" primeiramente, prestando atenção à forma(partes, retornos, final, etc.);
28. Utilize velocidade sem perder a característica harmônica;
29. Escalas "outside" soarão erradas se não forem rodeadas por escalas "inside".
30. Grave seus improvisos e seja crítico sem perder a auto-estima.
|