Dicas para regulagem de altura das cordas?

    Autor Mensagem
    Lipe Bass
    Veterano
    # jul/09


    Olá blz galera! Tenho um tagima b5 brasileiro. A altura das cordas estão padrão acredito. Gostaria de baixa-las mais, pois gosto de tocar suave. Só que não consigo, aparentemente o encordamento na parte que fica sobre a ponte as cordas terminam mais grossas. Não sei se é so por isso que não consigo baixar a altura. Noto também que a 5ª corda B fica pouca coisa mais alta por ser mais grossa. Se puderem me dar dicas fico grato. Abraço

    KaizerSoze
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    leva num luthier. Ele vai abaixar o nut, caso precise, e tb abaixa mais os carrinhos das cordas.

    eu tenho um tagima nacional desses e os carrinhos dele são um saco pra mexer. Talvez tenha q lixar um pouco aquela pecinha que a corda fica em cima, mas deixa pro luthier fazer isso.

    Lipe Bass
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    KaizerSoze

    Será que o tipo de encordamento influência? Não existem encordamentos que possam ter uma espessura menor na parte da ponte?

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Lipe Bass
    Não, isso não tem nada a ver, já que a altura se mede da parte inferior da corda até a escala.

    Se os carrinhos estiverem já no mínimo, cheque o ajuste do tensor. Se estiver tudo ok, talvez você precise corrigir a angulação do braço.

    Enfim, o melhor é realmente levar a um luthier, pra evitar aborrecimentos. Levando em consideração o que você falou, não parece ser questão de somente regular carrinho da ponte.

    KaizerSoze
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    e explica pro luthier o que vc tá achando. Não é só levar e pedir pra abaixar. mostra pra ele onde vc acha alto, e ele vai te falar se dá pra corrigir ou não.

    abraço.

    Lipe Bass
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    DotCom
    KaizerSoze

    Quanto será que um luthier cobra para fazer esse serviço?

    Valeu a dica. Abraços

    KaizerSoze
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Varia. Mas uma regulagem geral deve sair entre 30 e 80 reais.

    Lipe Bass
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    KaizerSoze
    DotCom

    Quais o pros e os contra de tocar em um baixo com as cordas muito baixa? Se é que tem algum contra. Na opinião de vocês.

    KaizerSoze
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Faz menos força pra apertar as cordas, mas se vc toca muito forte tb pode trastejar mais fácil ...

    Lipe Bass
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    KaizerSoze


    Qual Tagima você tem?

    KaizerSoze
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    b4. mas ele já está fretless, com outros caps e outro circuito...tá fuçadaço!!hehe

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Lipe Bass
    Corda baixa demais costuma trastejar mais fácil, requer uma pequena revisão da sua técnica (aprender a tocar mais fraco), pois se tocar com uma certa força, o som sai mais sujo do que se tivesse cordas mais altas.

    No final, não existe algo como "quer tocar rápido, vá de cordas baixas, quer tocar slap vá de cordas altas". Ajuste a ação (altura) das cordas para o jeito que você achar mais confortável, e daí treine.

    jcbass
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    DotCom
    É isso mesmo!.....!

    Lipe Bass
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Blz, eu prefiro tocar suave. O problema é que eu não consigo baixar as cordas, vou mandar num luthier para ver se ele consegue baixa-las. Vou explicar o que eu quero, acredito que ele vai ter que lixar os carrinhos e o nut.
    Valeu as dicas galera.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para regulagem de altura das cordas?