Autor |
Mensagem |
MaTuX Veterano |
# jun/09
Galera eh o seguinte,
Tenho um Yamaha RBX 765a, é um baixo antigo, consequentemente, os componentes tbm saum antigos. O que ocorre: acho q devido a idade dos potenciometros, eles estão causando 2 tipos de ruído: 1 - quando eu giro qualquer um deles 2 - quando eu toco quando eu toco o som do Baixo sai normal, soh q junto com o som do baixo vem o ruido tipo "mastigado" então eu resolvi q vou levar num Luthier para trocar os potenciometros, por outros de mesmos valores, a minha Dúvida é: a qualidade do Potenciometros influi somente na Durabilidade ou influi tbm no som do Instrumento ??
vlw
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/09
· votar
MaTuX Muito pouco, só se vc trocar pelos CTS "No load", que são excelentes. Abç
|
MaTuX Veterano |
# jun/09
· votar
Muito pouco, só se vc trocar pelos CTS "No load", que são excelentes. naum entendi direito, se eu trocar eu mantenho o timbre, ou eu altero o timbre ??
|
DotCom Veterano |
# jun/09
· votar
MaTuX A qualidade influencia muito mais na durabilidade do que no som.
Os CTS "no load", que são basicamente potenciômetros com clique (para poderem "abrir" o circuito) podem alterar o timbre porque simplesmente tiram da jogada o capacitor de tone do baixo, que faz um corte de agudos.
Mas seu baixo é ativo né? Então acho que nem se aplica.
|
MaTuX Veterano |
# jun/09
· votar
DotCom agora entendi vlw
|
MaTuX Veterano |
# ago/12
· votar
Galera, estou ressucitando meu próprio tópico, motivo: meu baixo, Yamaha RBX 765a, está com problema nos potenciometros (ainda originais), o balance e o agudo estão duros, não se mexem, o volume e o grave se mexem, mas estão falhando, tem que achar posição pra funcionar.
alguém sabe a referência dos potenciometros que eu possa trocar ??
desde já agradeço
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/12
· votar
MaTuX Apenas troque-os pelos de mesma medida. Abç
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/12
· votar
Aqui está o esquema elétrico de seu baixo.
Coloque (ou leve a um Luthier) pots iguais, ou com mesmas medidas, da melhor marca que puder.
http://www.talkbass.com/forum/attachment.php?attachmentid=217036&d=130 8920646
|