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chriskaka Veterano |
# mai/09
Amigos, baixos com corpo em marfim e cedro, e braços em ipê são considerados de 1ª linha? Quais outras madeiras são consideradas de 1ª para contrabaixo? Grato.
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mum Veterano |
# mai/09
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chriskaka Cara, depende.. grandes marcas la fora usam nos corpos madeiras como ash, alder (fender) basswood (musicman). Mas vejo vários luthiers aqui do Brasil usarem cedro. Sinceramente, nunca toquei em um desses (nem ipÊ). Já o marfim é bastante utilizado para substituir o maple no braço e escala.
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chriskaka Veterano |
# mai/09
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Fera, pois já pensava que a Basswood era madeira para linhas mais baratas, não sendo de muita qualidade. É usada muito nos Strinberg, Condor, etc...
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mum Veterano |
# mai/09
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ai ja é outra historia... existem bons basswod, e existem ruins tb... assim como existem ashs ruins, alder ruins... etc!
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KaizerSoze Veterano |
# mai/09
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o musicman bongo, que usa basswood, é ativo, ou seja, por mais que a madeira influencie, vai muito além de uma simples madeira, passando pela captação, circuito, construção, etc.
O que existem são madeiras mais ou menos adequadas para instrumentos, e essas citadas são tradicionalmente usadas.
Ash é a top pra quem quer um jazz bass, por favorecer o timbre médio agudo, com a desvantagem de ser pesado.
Alder já é mais leve, NORMALMENTE usada em precision.
O musicman singray é em Ash.
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mum Veterano |
# mai/09
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KaizerSoze Existem algumas stratos fenders japa de basswood tb. Ja ouvi falar de fenditos japas tb....
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chriskaka Veterano |
# mai/09
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Massa, obrigado pela aula senhores.
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samuelbreder Veterano |
# mai/09
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esqueçeram do mahogany, o mesmo mogno brasileiro, madeira nobre, usada tbm em instrumentos top, tipo os prestige da ibanez. E o ipê pode ser usado (dependendo do tipo) pra fazer escalas, o ipê roxo se não me engano eh bem parecido com o rosewood, o ipê negro eh bem parecido com o ébano, madeira cara usada por luthiers.
Bertola, se eu tiver falado bobagem me corrige aí hehehe
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mai/09
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chriskaka Não existem "madeiras de 1ª linha". O que existem são madeiras adequadas para cada parte do instrumento. A diferença está na qualidade de cada uma dessas madeiras, da idade da árvore cortada, da secagem e aparelhamento correto dessa madeira, da presença de emendas e se essas foram bem feitas, etc. Cada madeira tonal (as utilizadas em luthiería), tem sua característica ´timbrística, e todas são boas. samuelbreder Eu uso ipê para escalas, é bem adequado. Abç
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