Escassez de madeiras nobres e o futuro do contra-baixo

    Autor Mensagem
    samuelbreder
    Veterano
    # mar/07


    E ai pessoal,

    Todo mundo sabe que a degradação florestal é terrível em nossos dias, não se encontra mais madeiras nobres como antigamente, onde era barato fazer mesas e cadeiras com imbuiá por exemplo. Hj a situação é bem diferente. A tendência é que fique cada dia mais caro fazer instrumentos com boas madeiras, as soluções para contornar o problema até hj não deram muito certo, chegando a coisas ridículas como os baixos de acrilico Fine (não sei se allguem ja viu), os corpos em luthite não tem a mesma sonoridade, mesmo nos modelos mais caros como os Ergodine da Ibanez.

    O que vcs acham que o futuro reserva aos baixos e outros instrumentos feito de madeira?

    PS.: Deem uma olhada nessa reportagem
    Escassez de madeira

    conehc
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    samuelbreder
    é, por enquanto a tecnologia ainda nao substituiu a madeira... até os variaz ainda tem corpos e braços de madeira (apesar de ter todo um circuito de simulação de baixos)... acho que o futuro somos nós que faremos (embora eu nao acredite que os instrumentos com boas madeiras se manterao por muitos anos)... mas mesmo assim, um instrumento de luthite ja é um grande avanço, algo impensável a alguns anos... braços de grafite também ja sao uma evolução, e embora eu nao me acostume com essas coisas muito modernas, elas é que serao o futuro... deve ter rolado um preconceito parecido quando se mudou do baixo acústico pro baixo elétrico, ou mesmo do violao pra guitarra... devia ser aquela coisa.. "baixo elétrico? nunca... aquela porcaria nem tem grave direito" hahahah

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    Bom dia!!!

    samuelbreder
    Pra isso existem alguns estudos sérios que se propõe a conhecer as características e propriedades de madeiras alternativas para a construção de instrumentos musicais.
    Algumas delas só não são nobres porque existem em abundância na natureza mas não deixam a desejar se comparadas com as chamadas madeiras nobres.
    Como sabemos que mesmo entre árvores da mesma espécie há diferenças em suas característica que influenciam diretamente no resultado final do timbre que dão, não há porque não se empregar madeira com características similares para se obter timbres similares.
    Acho que o futuro dos instrumentos musicais construídos com madeira vai estar garantido na medida em que novas fontes de matéria-prima sejam estudadas e utilizadas pela indústria.
    Valeu!!!

    conehc
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: conehc
    · votar


    Penta_Blues
    http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf seria esse um exemplo?

    as partes interessantes estao no inicio (descrição de uma guitarra) e no final (pagina 31)

    duduchaves
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Cara, acho que ficaram muito caros... mas nao terminaram de ser fabricados, tanto que estao se mobilizando pra fazerem campos de reflorestamento!

    Se hoje vc compra um baixo com corpo em Mogno por exemplo, por cerca de 1500, a 2000, Tdo equipado (captadores e ferragens)... Mais pra frente pagaremos mais por isso... ex, 2500, 3000.

    houvi falar que o m3 de mogno sai na faixa de 2000,00. Mais pra frente isso pode duplicar o valor...

    bom... serão tempos difíceis pra os musicos tb...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    samuelbreder
    Já escreví um tópico sobre essa questão.
    Faça a sua parte, plante árvores já.
    Abç

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    conehc
    O próprio!...rs
    Valeu por ter deixado o link no tópico, pois assim outros colegas de FCC podem ter acesso ao trabalho e, quem sabe, mudar o paradigma de que madeira pra ser boa tem que ser rara ou só ter sido usada em algo mais "nobre" que caixa de feira...rs
    Valeu!!!

    leandro.alves
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: leandro.alves
    · votar


    A madeira é insubstituivel em todos os sentidos.... Até os baixos midi como os Variax ainda presisam de madeira, oque dizer dos baixos que possuem caps analógicos...

    Espero que no futuro não tenhamos que tocar em intrumentos de madeira prensada, ou usar anti cupim para para proteger os baixos com madeira de quinta....
    Se cada um fizer a sua parte teremos muita madeira boa para nossos filhos, netos e bisnetos groovear e slepar muito !!!!

    Um abraço a todos.

    eltonbass
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    leandro.alves
    Até os baixos midi como os Variax ainda presisam de madeira, oque dizer dos baixos que possuem caps analógicos...

    ?

    que eu saiba ele tb tem captador, piezo.

    NESCAU
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    "Faça a sua parte, plante árvores já."
    Abç


    Vou plantar um pé de Louro Freijó e um de Pau Marfim aqui no quintal de casa. daqui a uns 20 anos eu consigo fazer uns 2 baixos! :)

    leandro.alves
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    eltonbass

    Sim, mas são captadores digitais, não analógicos como os convencionais.

    conehc
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    NESCAU
    topico antigo mas ainda ta valendo... certa vez derrubaram um ipe roxo, lindo, gigante, da casa da minha avó... so que na epoca eu nao sabia que poderia usar uma lasca pra fazer alguma coisa...

    atualmente la tem ainda uns ipes amarelos, um cedro, um pau brasil e algumas outras arvores de grande porte que nao sei o nome,,, so que como essas nao tem risco de cair em cima de nada (o ipe tava mto perto da casa), o ibama nao deixa cortar...

    Henrique S.
    Veterano
    # mar/07
    · votar



    topico antigo mas ainda ta valendo



    antigo???? e as figura q ressucitam topico de 2002



    acho q vo começa a planta Jacaranda-da-bahia, e Mogno no quintal

    Saito
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Eu tenho uma propriedadezinha num interior aí da vida, quem quiser contribuir manda a muda pra mim que eu planto
    heheheheheheheh
    Vou fazer um baixo com um pé de manga ou de jaca, ou talvez de eucalipto... só tem isso por lá
    heheh

    conehc
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Saito
    vai fazer um tonante é?

    mas assim, se vc tem propriedade, nao precisa nem de ninguem te dar muda... toda cidade tem (ou deveria ter) um viveiro municipal. La eles criam mudas e dao pra quem tiver interesse em plantar... normalmente eles tem mudas de arvores frutiferas, raras, comuns, etc...

    Saito
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    conehc
    Sério cara? putz, não sabia disso. Isso é grátis? pq se for vou economizar uma graninha boa, tava pra comprar várias mudas de diferentes tipos..
    Vou dar uma olhada ver se por lá ou mesmo por aki tem isso.
    Vlw

    conehc
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: conehc
    · votar


    Saito
    pelo menos aqui em minas é gratis... tanto que isso quebrou uns caras que ficavam vindo pra ca vender muda de plantas..... nunca mais vieram depois do viveiro municipal....

    e que o diga o pe de acerola que tem na casa da minha tia... o pau brasil que tem na "roça" da minha avó foi nesse esquema tbm...

    flea fan
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Onde eu posso encontrar algum tipo de estudo que mostre a influência da madeira no timbre? Sempre tive curiosidade em saber como a madeira pode mudar o som do instrumento, mas não faço a menor idéia de como isto acontece. Não sei nem se é verdade mesmo, ou se é conversa para vender mais caro.

    Saito
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    conehc
    Mto bom cara, mas tem limite isso? tipo só pode tantas mudas... pq se não tiver vou reflorestar uns 30 hectares.. heheheheh
    Valeu mermo pela dica, essa semana vou dar uma sacada nisso..

    flea fan
    Tb sempre tive essa curiosidade, mas só achei coisas superficiais na net.. Tipo, tal madeira dá um grave mais seco, tal madeira um grave mais aveludado, etc...

    samuelbreder
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    flea fan
    a densidade e o sentido dos veios da madeira acho q são os dois fatores que mais contribuem para o timbre, alias o cohnec colocou esse link mais ali em cima: http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf
    tem algumas explicações de um engenheiro florestal que fez uma pesquisa com madeiras alternativas para fabricação de instrumentos, e la ele dá algumas características que a madeira tem q ter pra oferecer um bom timbre.

    flea fan
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    samuelbreder
    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escassez de madeiras nobres e o futuro do contra-baixo