Modificação na elétrica

    Autor Mensagem
    Stu
    Veterano
    # abr/09


    Olá Galera! eu tenho um squier precision e to kerendo dar um Up-Grade nas captações dele. A prncípio iria colocar captadores Fender americam um single no lugar dos originais made in china, e um JB na ponte! só q essa "brincadeira iria me custar uns 900 reais só em captação oq axo mais vantajoso naum investir tanto assim num instrumento desse nível (apesar de eu gostar muito dele). Enfim pesquisei e achei os Captadores CABRERA q recebem diversos elogios aki no fórum, claro q irei na fábrica deles aki em Caxias - RS para testá-los se possível. Bom mas minha dúvida vem agora, eu kero colocar um captador single no lugar do meu "china" e mais um JB no lugar da ponte assim ele ficaria como um precision Special, porém essa série vem com 3 botões. 1-ajuste de volume do single(precision) 2- ajuste volume JB 3- tone geral. E eu gostaria de saber se alguem manja de elétrica pois kero adicionar um controle de tone e volume para cada captador, assim teria um controle maior dos timbres, ficando assim com 4 botões: 1-Volume cap. braço (P), 2-volume cap. ponte (J), 3-tone cap. braço(P) e 4-tone cap.(J). Bom aguardo por um algum "expert" em eletônica pq e um Luthier estão cobrando 200 reais pra fazer isso, eu eu mexo na elétricadele trankilo, mas naum sei montar esquemas elétricos então preciso de ajuda! Obrigado e até mais!

    michael-knight
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Dá uma olhada nesses links e vê se te ajuda:

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=std_p_j_bass

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=p_j_bass_blend

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=rickenbucker

    http://www.seymourduncan.com/pdfs/support/schematics/2h_2v_2t_3w.pdf

    Stu
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    michael-knight, pô obrigado velho!!! o q mais se assemelhou com o q pretendo fazer foi o esquema do rickenbucker, só q nele tem 2 Jack's e os cap's tem 3 fios!!! me perdi mais ainda!!! shuahsuahs mas a idéia é essa pq kero volume e tone para cada captador saca? braço(precision) ponte(jazz)ou seja volume e tone independentes, pois axo q isso deixaria o timbre bem versátil né??? Até aceito sugestões de esquemas elétricos. Ah! aproveitando algm já testou os caps CABRERA??? são bons mesmo??? tem um timbre q brigue parelho com os gringos?

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A não ser que você use eletrônica ativa no seu baixo, 2 tons vão ter o mesmo efeito que nas Les Paul: O tone de um captador influencia no outro, quando usados os 2 juntos.

    Ou então, coloque uma chave seletora.

    Stu
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    DotCom

    Hmmmmm sakei, então ker dizer q eu posso ter controle de volume independente mas tone não(no caso do passivo). Então no caso ficaria assim: 2 volumes 1 tone(geral) e uma chave seletora de 3 posições?

    e neste link então os caps são ativos???
    http://www.seymourduncan.com/pdfs/support/schematics/2h_2v_2t_3w.pdf

    E qnto a dúvida dos Cap's vale a pena usar os "cabreras" ou fender american mesmo? to nessa dúvida cruel!!!! kkkk
    Abrass e Obrigado!

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Stu
    Quanto aos volumes, é o que você falou mesmo.

    e neste link então os caps são ativos???
    Não, esse daí é o esquema usado na Gibson LP.

    Com ele, se você deixa o volume de um cap em 10 e outro em 0, a guitarra fica muda. E se você fechar o tone de um cap e deixar o outro aberto, quando usar os dois caps o tone fechado vai abafar o som, independente da posição do outro pot.
    Como na guitarra geralmente se usa mais os captadores separados, não é tanto problema. Mas no baixo é bastante comum usar os dois captadores juntos, então essa atuação não é muito desejável.

    KaizerSoze
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vai de cabrera.

    Stu
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    KaizerSoze
    Valeu a dica!!! mas vc ja testou um desses modelo Precision e Jazz??? é que kero ter total noção antes de modificar qlqr coisa... abrass!

    DotCom

    A certo!!! agora vejo mais claro as coisas... kkkk cara mas ainda to com uma pulga atrás da orelha. Tipo, nesse eskema vi q tenho volumes independentes http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=std_p_j_bass
    e já neste tem esse controle de blend... http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=p_j_bass_blend
    minha dúvida é aí... esse blend é uma espécie de "ajuste de pan" vulgarmente dizendo ou nada aver??? e q vantagem um eskema tem sobre o outro? Obrigado e abrass!

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Stu
    É isso aí... Com o blend, você vai ter um potenciômetro pra dosar quanto cada captador influencia no som.
    Todo pra um lado, é um cap, todo para o outro é o outro cap, no meio os dois, e por aí vai...
    Eu gosto muito desse método, pois você pode zerar o volume girando apenas um knob, e também manter o balanço entre os caps ao zerar o volume.

    Stu
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    DotCom

    Cara brigadão! Tbm axo q terei um controle melhor com o "blend" pois se ele funciona como um "pan" poderei dosar os captadores influenciando assim no timbre! E agora axo q a última dúvida... kkkk esse potenciômetro para o blend é akels comuns de A250K ou é um potenciômetro diferente? Vlw abrass!

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Stu
    Pra blend se usa o pot linear, ao invés do logarítmico.

    Eu só não fiz essa ligação no meu porque não encontrei pra vender pot com clique central (que ajuda a saber quando estou usando 50/50 dos caps)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modificação na elétrica