Contrabaixo erudito

    Autor Mensagem
    rickalencar
    Veterano
    # abr/09


    O que vocês acham?
    Tem alguém aquí que estuda?
    Queria saber sobre idade para começar...

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    rickalencar

    Esse Contrabaixo erudito que você tá falando é o Baixo Acústico? [rabecão]

    Eu estudo muita coisa erudita no baixo acústico [rabecão],e gosto muito,minha meta é tocar no naipe de alguma orquestra grande,falta muito ainda mas eu chego lá.

    Queria saber sobre idade para começar...


    Não tem idade pra começar cara,eu comecei a tocar o baixo acústico [e assim música erudita] com 19 anos [quase 20 na época],e hoje com 21 [quase 22] já consigo tocar algumas coisas bem interessantes até,tudo depende da sua dedicação ao instrumento,pois um dia que seja que você não estudar,o instrumento vai te mostrar as consequências disso.

    Mas é claro que quanto mais cedo você começar os estudos melhor.

    A idade só é algo realmente importante pra quem quer tocar em determinadas orquestras ou participar de determinadas competições,pois muitas vezes eles exigem que o candidato tenha uma idade no limite de 25-30 anos,e como são necessários bons anos de estudo pra alcançar um nível técnico satisfatório [e competitivo pra esses eventos],isso pode atrapalhar bastante os planos de pessoas próximas dessa faixa.

    rickalencar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Rafael do Baixo
    Obrigado pela resposta.
    É do contrabaixo acústico sim que estou falando, me expressei mal mas você entendeu a pergunta.
    Eu tenho 22 anos e acho que é uma idade alta para entrar num universo como esse, estudo Contrabaixo elétrico a quase 2 semestres mas se eu entra-se para a música erudita seria um começo do zero.
    Você não pensa em entrar em algum conservatório não ?
    Por quanto você comprou seu "rabecão"?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    rickalencar
    estudo Contrabaixo elétrico a quase 2 semestres mas se eu entra-se para a música erudita seria um começo do zero.

    Com certeza,é legal que você já tenha isso em mente,por que muita gente que vai do baixo elétrico para o acústico não pensa assim [eu mesmo fui um desses],mas o baixo acústico deve ser encarado como um outro instrumento completamente diferente.

    Você não pensa em entrar em algum conservatório não ?

    Eu estudo na Escola de Música Villa Lobos [uma escola de música do Estado,e bem famosa aqui no RJ],pretendo fazer ainda o curso técnico do instrumento lá mesmo,antes de ingressar numa faculdade de música [quero fazer Bacharelado em Contrabaixo na UFRJ].

    Por quanto você comprou seu "rabecão"?

    Eu comprei um Michael VM-40 [4/4] por R$1600,mas ele é um instrumento bem ruim,todo de compensado,com o braço grosso e corpo fora das medidas,não recomendo-o pra ninguém.Com o que eu já gastei nele eu poderia ter comprado um instrumento bem melhor [gastei num total de R$2600,no instrumento mais manutenção].

    Procure por um baixo da marca Blaver,que é bem mais honesto e está na faixa de R$2000-2600,ou dê uma olhada com o Paulo Gomes que ele sempre tem uns instrumentos já regulados e com cordas novas pra vender.

    http://www.paulogomes.com.br/

    Uma coisa que você tem que conferir antes da compra é a medida do instrumento,tenha preferência pelos instrumentos de 3/4,pois são os modelos que os chineses menos erram nas medidas,fora que o espaço entre as notas e o tamanho deles são bem mais confortáveis,o que é importante pra um iniciante.

    Uma outra coisa que você tem que ter em mente quando for comprar um baixo acústico,é que assim que você tirar ele da loja ele deve ir diretamente pra um luthier pra ser devidamente regulado [regulagem de alma,cavalete,e provavelmente na escala],do contrário não dá pra tocar nele,fora os riscos ao instrumento caso você tente assentar o cavalete sozinho.

    É também quase que obrigatória a troca de cordas,pois as que vem nos instrumentos chineses nem chegam a afinar,arrebentam bem antes disso, e as cordas são bem caras [cordas ruins custam R$200,mas não valem a pena pois não possuem timbre nem um som agradável,cordas boas R$500 pra cima].

    A manutenção [cordas,regulagem] do instrumento é bem cara,então é bom somar os custos dessa regulagem inicial ao preço do instrumento,pra ver se ele vale mesmo a pena.

    samuelbreder
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    puxa... não sabia q cordas de baixo acustico custavam tanto, a cada dois conjuntos dá pra pegar um bom baixo eletrico novo hehehe
    apesar disso tambem gosto muito da sonoridade do acustico, é única. Alguém ja escutou a versão instrumental de "águas purificadoras" do DT? Tem um baixo acústico muito lindo.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Rafael do Baixo
    Eu estudo na Escola de Música Villa Lobos [uma escola de música do Estado,e bem famosa aqui no RJ],pretendo fazer ainda o curso técnico do instrumento lá mesmo,antes de ingressar numa faculdade de música [quero fazer Bacharelado em Contrabaixo na UFRJ].

    Que bonito cara, parabéns e boa sorte.
    Espero assisti-lo lá pela escola quando você estiver se apresentando por lá, como todos os alunos.
    E pode ter certeza que tem público garantido. [vários velhinhos que tão sempre lá, a menos que até lá eles venham a falecer.]

    MrSpaceman
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pow, bem legal isso! Eu tenho uma puta vontade de começar a tocar um bicho desses. Meus planos era entrar pra fazer aulas em algum SESC daqui de sampa à princípio, quando estiver manjando legal de teoria musical e estiver conseguindo aplicar tudo no elétrico, pra daí entrar pra alguma banda ou conjunto de cordas. :)

    Gostei bastante do tópico principalmente pelas dicas e por já ter uma arranhada nos valores. Apesar do preço não ser convidativo, mas é algo que chama bastante a atenção e talvez faça mais gente cogitar em adicionar um conhecimento em instrumentos musicais!

    Boa sorte e bons estudos pra vocês!!!

    Abraços,
    Douglas.

    rickalencar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Rafael do Baixo
    Inestimáveis suas dicas, muito obrigado mesmo.

    Vou tentar entrar na Escola de música daquí por sorteio pois não sei tocar nada no baixo acústico. Se eu passar aí no 1º semestre decido se vou estudar o acústico ou continuar com o elétrico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contrabaixo erudito