Cabeçote + caixas, solução acessível

    Autor Mensagem
    brunnopx
    Veterano
    # mar/09


    Olá, recentemente venho com idéias de trocar meu cubo e tenho vontade de pegar uma configuração Cabeçote + Caixas. O cabeçote que tenho em mente é o BX4500H da Behringer, com 450w em 4 Ohms, mas a dúvida que estou no momento é em relação às caixas.

    Minha dúvida é sobre a configuração das caixas, creio que 1x15 + 4x10 é um set legal, mas o problema seria a locomoção e praticidade. Também já tive idéia de 1x15 + 2x10 ou até mesmo apenas uma caixa com uma configuração de falantes que seja em 4 Ohms. Quero algo onde eu possa obter a potencia total do cabeçote e que seja facil de se locomover.

    Que configuração vocês podem me indicar visando os detalhes acima?

    Abraços!

    chr19
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    cara, tenho uma coisa legal pra vc, muito interessante, vc conhece as caixas est system.
    se informe cara, são otima, 400 wats rms em 8 ohms, muito som. entra em contato comigo urgente
    chr1926@gmail.com

    mum
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    cara, to com o mesmo problema que vc, ja to com o head (ha2500) faltam as caixas agora. to em duvida entre a vx410 (8ohms)e ba210 (8 ohms - 2 falantes) e a ba410 (4 ohms 1000w :o)

    de repente te ajuda em algo heheheh

    TFHG
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Monte uma vc mesmo, 4x10 ou mesmo 2x12 + 1x15 (poderia até utilizar os selenium 10PW3 e/ou 12PW3 + 15PW3)!

    Caledonian
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu tenho e recomendo fugir da marca Hartke, o controle de qualidade deles está simplesmente horrível. Esses amplis deles que estão vindo da China são péssimos. Tenho um e sei do que estou falando.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    brunnopx
    Cara, a única forma de vc reunir praticidade, portabilidade e sonoridade é construir uma caixa com 2 falantes de 8 ohms em paralelo, no que resultará 4 ohms no total.
    Eu mesmo construí uma com 1X15 (Sellenium 15PW5) + 1X8 (Selenium 8PW3), com um capacitor "corta-baixa". Ficou um tamanho adequado, portátil (cabe na mala do meu Gol) e com amplo espectro de frequencias.
    Infelizmente poucas fábricas constroem caixas na impedância de 4 ohms, que é para obrigá-lo a comprar 2 de 8ohms.
    Abç

    mum
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Depois manda umas fotos desse tão falado gabinete 15+8 ae hehehe! to curioso para ver como ficou!
    se tiver audio de algum som manda tb! to quase desistindo de comprar meu gabinete e mandando fazer um projeto personalizado!

    Abraçao!

    brunnopx
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola, é uma boa idéia e a que estou pretendendo fazer, mas como ficou esse seu set em relação ao som? O falante de 8 faz a diferença? Desculpe pela minha falta de conhecimento sobre o assunto, mas como funciona esse capacitor "corta-baixa"?

    Mesmo com apenas uma caixa com os falantes em 4 Ohms seria possivel obter peso e definição de um set com 1x15 + 4x10 por exemplo?

    Abraço!

    DotCom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    brunnopx
    O capacitor corta-baixa serve para não mandar sinal grave para o falante de 8", com o intuito de deixá-lo somente para frequências médias e altas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    mum
    Não tem nada demais, trata-se de uma caixa "dutada" comum, mas ela é subdividida, na parte de baixo fica o 15PW5, e na de cima o 8PW3 (os falantes tem que ficar totalmente isolados um do outro nesse caso), ligados em paralelo para dar 4 ohms. A caixa é muito rígida, construída com compensado naval de 20mm, reforçada, com madeiras coladas e aparafusadas, com rodinhas, etc. O som ficou legal, e eu já a usei em um show na concha-acústica da UERJ!
    brunnopx
    O 8" serve como driver de médios e agudos, como o DotCom disse, o capacitor serve para "cortar" as frequencias graves e não danificar o falante. Cara, "peso" e "definição" são conceitos relativos; na verdade essa idéia não é minha nem é nova, a VOX já fazia caixas assim desde os anos 60! E elas são muito práticas e com um alcance de frequências maior que uma de apenas 1X15.
    Você pode optar também por construir uma 1X15 + 1X10.
    Abç

    FindanS
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    O 15PW3 da Sellenium é um falante legal, eu montei minha caixa de 1x15 com um falante desse. Tem o da Eminence que é melhor ainda, mais é 3x mais caro.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    FindanS
    Eu uso o 15PW5.
    Abç

    FindanS
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    A diferença dos dois é que o 15PW5 tem 100watts a mais, mas em compensação o 15PW3 tem uma frequencia de agudos maior.
    Enfim, os dois são bacanas.

    brunnopx
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Aproveitando o tópico, trocando uma idéia com o chr19, ele me sugeriu uma caixa em 4 Ohms com 2x12. Alguém já usou algum set assim?

    To procurando obter bastante definição no som, até pensei em um set com 4x10 mas já ouvi de muitos que em um set assim falta grave. Alguém que usa ou já usou uma configuração assim poderia dar alguma opinião sobre?

    Abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    brunnopx
    Sim, fica muito bom, principalmente se vc fizer uma caixa bem rígida, reforçada, "dutada", com uma "litragem" alta e com bons falantes (12PW5).
    Abç

    chr19
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    cara toquei em um meteoro com 2x12, achei otimo, imagina com caixas boas e bom projeto, vai ficar animal.

    Jfactor
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Venda tudo q vc tem e compra as caixas da ampeg ou orange........rsrsrsrsrssrsrs

    luizmusicman
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Jfactor, você tem razão. Cheguei a testar numa loja a caixa 4x10 HLF da Ampeg e o outro da Hartke (4x10),com o cabeçote GK 400RB. A diferença é brutal, é cabuloso! A caixa da Ampeg é tão superior que até parece que foi usado outro cabeçote de maior potência! Coitada da caixa Hartke XL, simplesmente nada profissional comparada a Ampeg! Quem quer qualidade a toda prova, fique com a caixa Ampeg. O resto é resto.
    Abraços.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    luizmusicman
    É verdade. Uma vez toquei numa Ampeg 2X15!!
    Esse É o som de baixo! Gravão, nítido, poderoso!
    Abç

    mum
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Jfactor
    luizmusicman
    Mauricio Luiz Bertola
    sonho meeeeeeeeeeeeeeeu, sonho meeeeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabeçote + caixas, solução acessível