Autor |
Mensagem |
Rbx500 Veterano |
# fev/09
Salve rapaziada!!!!! Gostaria de uma ajuda de vcs Comprei um fender jazz bass japones sem os trastes, arrancaram os trastes e fizeram um fretless Gostaria de saber se isso fode o baixo ?
|
Rbx500 Veterano |
# fev/09
· votar
Ajudem por favor
|
RBFecury Veterano |
# fev/09
· votar
Rbx500 Cara, isso nao "fode"o baixo. Se a pessoa tiver feito o serviço direito, ela simplesmente tirou os trastes e preencheu os buracos deles com massa para madeira e lixou pra dar acabamento. A bronca eh que um baixo fretless tem peculiaridades e as técnicas não são as mesmas do fretted (com trastes). Na verdade, vc eh quem tem que saber se o som te agrada ou não... Se nao agradar, vc vai ter que mandar a um luthier de confiança e mandar recolocar os trastes (nao sei se eh possivel, dependendo de como está o estado da escala), ou trocar a escala toda (espelho do braço) e colocar os trastes de volta...
Espero ter ajudado...
Abraços!!!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Rbx500 Como o RBFecury comentou, isso não "fode" o instrumento, mas muda a forma de tocar, a regulagem do instrumento, o encordoamento à ser usado ("flatwound"), etc. O serviço deve ser bem feito, por luthier competente, preenchendo-se os sulcos dos trastes com massa específica ou madeira. Abç
|
RBFecury Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Ae, Bertola... so tava esperando vc aparecer pra dar uma luz tb... Sempre presente...
Abraços!!!
|
Schafe Veterano |
# fev/09
· votar
Se não gostou do baixo sem os trastes pode me da, pq eu to loqinho atras de um fretless!(brincaderira!)
A bronca eh que um baixo fretless tem peculiaridades e as técnicas não são as mesmas do fretted (com trastes). Na verdade, vc eh quem tem que saber se o som te agrada ou não
baixo com trastes e sem são dois instrumentos completamente diferentes, o fretless se encaixa maravilhosa mente em algumas músicas(Jaco Pastorius que o diga), mas é mais dificíl de tocar pois exige bastante estudo!
|
Rbx500 Veterano |
# fev/09
· votar
RBFecury valeu cara !!!! eu tava querendo um fretless pra experimentar um poquinho!!!
|
Rbx500 Veterano |
# fev/09
· votar
Mauricio Luiz Bertola Opa!!!!Antes de tudo sou seu fan!!! Legal essa informaçao das cordas flatwound!!!!! Elas sao mais lisas que as normais?Pq as que estao no baixo sao assim e eu estranhei um pouco!!!
|
Rbx500 Veterano |
# fev/09
· votar
Schafe O menino parece o signature do jaco!!! Sunbrurst sem escudo e tem as marcaçoes pra facilita!!!! Vou dar um jeito de postar as fotos
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# fev/09
· votar
Rbx500 Sim, usam-se cordas "flatwound" ou "halfwound" (que é um modelo intermediário). Leve a seu luthier para proceder a regulagem do mesmo (ela é um pouco diferente do instrumento fretado). Abç
|