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Caledonian Veterano |
# fev/09
Porque alguns baixos Fender tem escala numa cor clara e outros numa cor mais escura? Existe diferenças de timbre nas madeiras mais clara e mais escura usadas na fabricação das escalas dos baixos Fender?
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jcbass Veterano |
# fev/09
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Cara, depende da madeira que o fabricante usa! Sim, influecia muito na timbragem!!
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makumbator Moderador
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# fev/09
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Caledonian
Vc está perguntando sobre diferenças naturais de coloração entre escalas de mesmo tipo de madeira, ou sua dúvida é sobre instrumentos com escala clara(como maple) e outros com escala escura de outro tipo(como jacarandá)?
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mum Veterano |
# fev/09
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Caledonian Sim! No caso dos fender, as escalas escura são Rosewood, que puxam para o médio grave. As escalas claras são de Maple, que costumam puxar para médio agudo, e agudo.
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Caledonian Veterano |
# fev/09
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mum Sim! No caso dos fender, as escalas escura são Rosewood, que puxam para o médio grave. As escalas claras são de Maple, que costumam puxar para médio agudo, e agudo. Então é isso, ou seja, os dois tipos de madeiras mais usados pela Fender serem o Rosenwood e o Maple. É que, apesar de já ter tocados em vários, eu nunca tive um Fender meu mesmo, mas nesta semana estou recebendo um e a escala dele é escura. Então deve puxar mais para o grave, certo?
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Caledonian Veterano |
# fev/09
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makumbator Vc está perguntando sobre diferenças naturais de coloração entre escalas de mesmo tipo de madeira, ou sua dúvida é sobre instrumentos com escala clara(como maple) e outros com escala escura de outro tipo(como jacarandá)? Olá Makumbator, acho que o mum já esclareceu na resposta dele. Minha dúvida maior é sobre a segunda parte de sua réplica. O jacarandá também proporciona um timbre mais grave?
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makumbator Moderador
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# fev/09
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Caledonian
É que, apesar de já ter tocados em vários, eu nunca tive um Fender meu mesmo, mas nesta semana estou recebendo um e a escala dele é escura. Então deve puxar mais para o grave, certo?
Sim, mas lembre-se que muitos outros fatores influenciam: captação, amplificação, equalização, encordoamento, etc... mas de maneira geral, pode-se dizer que puxa para um timbre mais encorpado
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mum Veterano |
# fev/09
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Caledonian Comproui o JB do jorgera? parabéns! aquele baixo é muito lindo! Jacarandá tem uma sonoridade parecida com rosewood!
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pedrosim Veterano |
# fev/09
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Mas eu acho que a diferença de timbre nesses dois casos é mínima, não?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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pedrosim Sim, é bem pequena. Abç
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Caledonian Veterano |
# fev/09
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mum Olá mum, blz? Sim, comprei, sexta-feira vou lá pegar. E ele tem a escala escura, acho que vai ser uma combinação boa, considerando que o rosenwood puxa mais para o grave, já que meu ampli é um Hartke A70 com cone de alumínio e falante de 12 polegadas.
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mum Veterano |
# fev/09
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Caledonian A diferença não é tão evidente assim (a ponto de compensar o tamanho do falante do teu amp hehehe), mas existe. Você pode depois comparar (toscamente) teu fender com um squier VM que tem escala de maple, ai da pra você sacar +- a diferença. Rosewood+alder é uma combinação que ta mais que comprovado que é sucesso na certa heheh. Mas nem por isso o maple deixa de ser ruim. Eu acho mais bonitos os instrumentos com escala de maple, mas prefiro a sonoridade dos com escala de rosewood!
Abraço!
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TioAle Veterano |
# fev/09
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as madeiras de escala tem assim influência na sonoridade?
sou violonista de profissão e baixista de hobby, rs, e particularmente diferenças sonoras por conta da madeira APENAS da escala nunca reparei, as diferenças vem das madeiras das outras partes, a pra escala senti diferença em afinações, conforto, durabilidade, e claro madeiras ruins, independente de qual madeira, madeira ruim é ruim e pronto.rs.
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Discípulo do Olavo de Carvalho Veterano |
# fev/09
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Ouça o Geezer Butler do Black Sabbath! Aquilo lá é que é timbre de precision com escala escura.
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Discípulo do Olavo de Carvalho Veterano |
# fev/09
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Ouçam:
http://www.thegrooveshoppe.com/GS5/clips/clips.htm
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TioAle Veterano |
# fev/09
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Discípulo do Olavo de Carvalho
nesses clips que vc passou, a única comparação direta são com 2 escalas escuras, pois a madeira do corpo do bass com escala clara é outra, e não é a madeira do corpo que mais influencia o som?
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Discípulo do Olavo de Carvalho Veterano |
# fev/09
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TioAle
Mas do Ébano para o Rosewood tem uma boa diferença. O com Ébano chega perto do com Ash/Maple. Ou seja, dá uma clareada legal no som.
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jkdias Veterano |
# fev/09
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TioAle as madeiras de escala tem assim influência na sonoridade?
eu percebo mais diferença sonora em escalas diferentes do que em corpos diferentes.
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mum Veterano |
# fev/09
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pois a madeira do corpo do bass com escala clara é outra, e não é a madeira do corpo que mais influencia o som?
TioAle
O braço é o coração do instrumento! Não esquece que é nele que as cordas fazem contato ao vibrar! Mas também nao esqueça qu o que define a sonoridade final é o conjunto da obra.
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Discípulo do Olavo de Carvalho Veterano |
# fev/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
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mum "O braço é o coração do instrumento! Não esquece que é nele que as cordas fazem contato ao vibrar!"
Imagino que esses tampos aí (ex.: maple...) façam uma grande diferença no som também. Porque a corda está mais "perto" dessas madeiras. Mas é expeculação minha...
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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Nem tanto ao mar nem tanto à praia. Ambos influenciam igualmente, mas como é no corpo que os captadores estão fixados, bem como a ponte, a influência é um "tantinho" maior. Abç
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mum Veterano |
# fev/09
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Mauricio Luiz Bertola hehehe, mas quanto à captação ja é elétrica. A posição dos caps por exemplo, influencia muito no timbre.
Uma dúvida, qual seria a diferença mais gritante?
Entre um baixo com escala de maple e outro rosewood, ou entre um baixo com corpo em alder e outro com corpo em basswood?
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