Duvidas sobre encordoamento 0,45

    Autor Mensagem
    bass01
    Veterano
    # jan/09


    Bom dia Galera. Estou com uma dúvida, tenho um tagima B5S, estou achando que falta peso no som e estou pensando em trocar o encordoamento por 0,45, vcs acham que o braço do instrumento aguenta a pressão desse tipo de corda ? Vale a pena ? Abs

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    bass01
    Basta uma regulagem de tensor. Caso você não saiba fazer, leve no luthier.

    ph43lix
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    aproveitando o tópico.. quando se muda o calibre do encordoamento, não é necessário trocar o nut?

    mum
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: mum
    · votar


    ph43lix
    claro que não! Uso 0.50 no meu sx e nao mexi em nada!

    RBFecury
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mum
    Po... o,050??? heheheeh... vc toca que estilo??? ou curte o timbre pesadão mesmo???
    Tenho outra dúvida... tenho ummubanez sdgr 400 e uso cordas 0,040, mas faço muito slap e to achando que ta faltando peso... será que o encordoamento 0,045 seria indicado, ou eh captação ruim mesmo???

    Abraços!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    bass01
    0.45 é o mínimo.....
    Leve a seu luthier para uma regulagem de tensor, ação e entonação.
    Abç

    ph43lix
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mum
    obrigado :)

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    RBFecury
    Toco de tudo! Gosto do som pesadão e do sustain das cordas 0.50.. como costumo tocar de palheta entao fica bem legal. Mas quando toco com os dedos minha mao sai detonada.
    Para slaps tem de ser 045, senao sai com som de cavaquinho hahahahah

    luizmusicman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Só uso 0,45 há mais de 10 anos. Dentro do timbre que busco, essa medida atende às necessidades de diversos estilos de músicas. Enfim, é sem dúvida a mais versátil. Aliás, não sei o real motivo, mas o uso de encordoamento 0,40 é mais corriqueiro no Brasil. Nos EUA, Japão, Inglaterra, os baixistas usam cordas 0,45 para cima. Estranho esse fenômeno aqui no Brasil. Vai entender isso.....?

    dibass
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pois é, meu irmão só usa 0.45 no baixo dele!
    Eu particularmente não gosto, uso 0.40, é melhor pra fzer slaps!!!
    No entanto percebi q cordas com u m calibre maior naturalmente tem um som mais pesado! Por isso uso os dois baixos, uma para cada estilo de música q toco!

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu não uso 0,40 mais por nada.

    RBFecury
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pode crer, galera... realmente o slap fica muito estalado... eu particularmente nao curto assim, agora pra pizzicato (nao sei a 0,045) a 0,040 fica bem macio... dando uma equalizada legal, fica muito leve de tocar... to aquerendo colocar 0,045 pra testar, pois eh so assim que vou realmente saber se quero um ou outro calibre...

    Abraços!!!

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Talvez vc na hora estranhe um pouco, então não tire conclusões antes de se acostumar. Realmente são mais pesadas, mas não vejo dificuldade por isso em nada e o som fica melhor.

    luizmusicman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Com a medida 0,45 toco slap, blues, heavy metal, pop, reagge, jazz rock, country, etc. Aliás, slap com corda 0,45 o som fica firme e encorpado, não atrapalhando em nada na hora de tocar. Estou com a mesma opinião do Krist Novoselic, o segredo é "pegar" o jeito, a manha. É isso ai. Abraços!

    RBFecury
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Valeu... vou comprar hj as cordas e no sabado levo no luthier pra regular... tem algum macete pra regular sozinho... nao quero fazer gambiarra nao, e sim fazer a regulagem por mim mesmo se nao for muito complicado...

    Abraços!!!

    bass01
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pessoal, obrigado pelas dicas, aproveitando o assunto, alguém já usou cordas da marca Elixir ? Fui pesquisar esse tipo de encordoamento 0,45 e achei o preço meio saçgado , para um baixo de 5 cordas, que é o meu caso, o valor gira emtorno de 210,00, me disseram que a 5a corda é vendida separada, alguém tem conhecimento disso ? Vale a pena um investimento desses em encordoamento ? abraços

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    RBFecury
    Basta dar uma soltada no tensor. Gire a chave allen 1/4 de volta no sentido anti-horario. se achar necessário girar mais para melhorar a pegada espere uma hora no minimo para a madeira se acostumar com o novo shape.

    limanegative
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    RBFecury
    nao e complicado nao, tem que enfiar a cara sem medo de ser feliz. coloque as cordas novas e olhe o braço, ele vai estar fazendo uma barriga, gire o parafuso do tensor ate sumir esta barriga e pronto! teu baixo estará regulado

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    http://www.seagullguitars.com/double-action-truss-rod-adj.jpg



    Mais explicativo que isso acho que é impossível hehehe

    RBFecury
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mum
    limanegative
    Po, valeu mesmo... vou pegar as dicas de vcs e as do link colocado acima e trocarei as cordas hj... amanha posto aki se deu alguma bronca...
    P.S.: Esses nossos medos nos impedem de fazer coisas bestas e simples, neh?!?!?

    Abraços!!!

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    RBFecury
    Só tomei coragem de mexer no tensor quando comprei meu segundo baixo. Hoje todos passam pela minha mesa de cirurgia (revisão elétrica, troca de caps, regulagens gerais). É igual andar de bicicleta!

    RBFecury
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Beleza... sempre tem que haver uma primeira vez... :o)
    Se der tudo certo nessa regulagem, vou ficar mais tranquilo pra mexer em outras coisas... Sempre me mereram medo na regulagem de tensor, dizendo que eu poderia estragar o braço permanentemente... sei que isso eh verdade, mas nao sabia que tanta gente mexia nisso com seus instrumentos... quer dizer que apesar de ser perigoso, eh simples tb...

    luizmusicman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Caro bass01, não é por nada não, mas não recomendo a aquisição do encordoamento da Elixir. Não que falte qualidade ao mesmo, mas muito mais pelo custo x benefício. Gastar 210 reais num jogo de encordoamento(cujo a vida útil não passa de 3 meses) só se for músico profissional que ganha 350 reais ou mais por show acompanhando um artista famoso. As cordas Giannini quebram muito bem um "galhão", podes crer. Mas mesmo assim, se estiver animado, pode usar cordas Daddário, cujo o custo é a metade da Elixir, e tem uma ótima qualidade.
    Abraços.

    bass01
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    luizmusicman, obrigado pela dica, vou dar uma olhada nessas outras alternativas, abs

    RBFecury
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Galera, eh o seguinte... troquei minhas cordas do calibre 0,40 por 0,.45 e nao mudou muita coisa, quanto a regulagem, mas a corda ré, na 16 casa, tá trastejando muito e quase nao sai a nota. Gire a chave allen menos de 1/4 mas nao adiantou... eh a unica casa que ta trastejando muto e so nessa corda... o pior eh que as cordas nem estao tao baixas como gosto... as outras cordas estao trastejando, mas acho q eh normal, pois sempre vejo baixos com acao baixa trastejando... eh normal mesmo??? o que devo fazer quanto a corda ré?

    Agradeço quaquer ajuda...

    Abraços!!!

    FindanS
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mudando de calibre você terá que regular a ponte, oitavas e talvez nut.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre encordoamento 0,45