Qual é o efeito do baixo?

    Autor Mensagem
    romeu
    Veterano
    # jan/09


    Galera, tenho um Fender Precision Standard e não entendo muito de efeitos de baixo, mas gostaria de tirar um som estilo "estalado", a exemplo da linha de baixo de Fear of the dark (Iron Maiden), Você me faz tão bem (Detonautas) e da maioria das músicas do Blink 182 e do Green Day. Eles utilizam efeito ou é o equipamento (baixo+ampli) que produz aquele som?]
    Valeu!
    abraços

    Fredilson
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Equalização só mesmo... claro q eles usam coisas, mas com equalização apenas vc consegue o que quer... tem gente que deixam as cordas bem baixas p estalar bastante no traste...

    ph43lix
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Uma pedaleira ajuda muito nessas horas, caso você não se importe com o ganho de ruidos.

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    romeu
    não tem segredo tirar o som do steve harris. cordas novas e força nos dedos.

    as músicas do blink 182, detonautas e green day são tocadas com palheta, ao bater com força nas cordas dá esse som estalado.
    ah, sempre com cordas novas.

    se suas cordas forem velhas, você pode botar o treble no máximo que o máximo que você vai conseguir é um agudo choco e irritante.

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    romeu
    Rapaz, o que você ta querendo é o timbre característico de um precision bass! O baixo vc tem na mão, agora é só adequar a pegada e a equalização!

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    não tem segredo tirar o som do steve harris. cordas novas e força nos dedos.


    Força? Jeito é mais importante.

    Schafe
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    não tem segredo tirar o som do steve harris. cordas novas e força nos dedos.


    Força? Jeito é mais importante.


    o jeito da pegada do harris e coom força mesmo!!


    romeu

    cordas novas fazem uma baita diferença, mas aumentar os médios e médios agudos na equalização ajuda tbem!(não é sempre que a grana permite a troca de cordas...)

    chr19
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    cara, veja que os equipamentos de cada um desses musicos se diferem um pouco, principalmente no quesito amplificador, mas com uma boa equalizada vc chega perto, veja que a pegada de cada musico é muito diferente até as tecnicas usadas...

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    o jeito da pegada do harris e coom força mesmo!!



    Discordo... Mas não faz sentido ficar discutindo isso. hehehehe

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Discípulo do Olavo de Carvalho
    me diz aí o jeito pra tirar som estalado sem força

    Blackus
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DotCom
    cara, com força tu consegue arrancar a corda do baixo se quiser, não é força, é pegada mesmo, tá mais pra "vontade"...

    Schafe
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    lembrando que alguns pra toca iron usam a palheta tbem,...

    (alguns, não todos!)

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Blackus
    claro, se você usar a força pra quebrar o baixo ao invés de tocar né...

    acho que quem lê meus posts tem o mínimo de capacidade de interpretar uma frase, e não fazer conjecturas absurdas.

    enfim. força, vigor, vontade, chame como quiser, pra ter som estalado, tem que dar pancada na corda (espero que ninguém interprete isso como dar socos na corda!!)

    BaixoAzul
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    o negocio eh forca sim :)
    quando quero um som mais "estalado" com as cordas batendo nos trastes eu "sento o dedo" NO BAIXO,e consigo um bom resultado,mesmo tocando em um fender jazz bass com cap. custom 60'

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DotCom
    Eu compreendo o que você quer dizer.. além do harris ter um timbre bem brilhante e estralado, outra característica é o som das cordas batendo no captador, o que demonstra sua "delicadeza" ao tocar hehehehe

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mum
    Pois é. Além do que, apesar do Harris usar flatwounds (cordas que tem por natureza menos agudos que as roundwounds), ele as troca a cada show (!!!), e com isso consegue aquele timbre estalado.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tem gente que deixam as cordas bem baixas p estalar bastante no traste...
    já toquei num baixo com cordas baixas q um simples pizzicato um pouquinho + forte virava slap. o lance é q o baixo têm q estar bem regulado, se não vai trastejar o tempo todo.

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    A ação do meu Tamija Jazz Bass eu não sei se posso chamar de baixa. Acho que é média, no "padrão" do pessoal.

    Bater nas cordas com muita força pode acabar dando algum problema de saúde.
    Se for para tocar batendo com força eu não consigo tocar uma música que seja decentemente. O braço fica cansado.

    Eu faço como o Harris faz, que é deixando a mão deitada no baixo.
    E os meus dedos apenas raspam nas cordas (eu fico me policiando para não aumentar muito a força), mas com pegada. Mesmo tocando assim na região da ponte do meu baixo a corda bate nos últimos trastes dando aquele som metálico, estalado. E como a corda não está extremamente baixa o som não fica abafado e também não fica totalmente percursivo.

    Deve haver algum espaço para a nota vibrar numa boa também.


    Enfim, tiro um som legal sem muita força. Assistam aos vídeos e verão que o Steve Harris são usa muita força.

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ABATANGERINA
    é, tem gente que gosta da ação bem baixa, aí tem que ter um controle bem preciso da força pra não ter muitos trastejamentos indesejados.

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    quando falamos de força, não é esporrar a corda com toda a força que se tem. (uma dúvida... defina "pegada", eu já vi vários tópicos sobre o assunto e ninguém chegou a uma definição... dê a sua.)

    sobre o modo de tocar do Harris, duas das coisas que fazem o modo dele tocar peculiar é que ele faz cavalgadas com 2 dedos apenas (enquanto geralmente se faz com 3), e a força que ele aplica no pizzicato, em oposição ao "pincelar" que é como os baixistas de jazz tocam, por exemplo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o efeito do baixo?