Tagima B5 Special X Tagima Century

    Autor Mensagem
    bass01
    Veterano
    # jan/09


    Pessoal, comparando-se as duas marcas da Tagima qual é a melhor ?

    luizmusicman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Olha bass01, cheguei a experimentar esses dois modelos da Tagima, e posso te passar a minha impressão a respeito deles. Bom, o Tagima B5 Special é feito na China e utiliza circuito Ativo. Custa em torno de 800,00 reais. O som dele é bastante "brilhante", estalado, apesar da falta de peso no grave, mas no geral tem um bom timbre. Enquanto que o Tagima Century, que também é feito na China e utiliza também circuito Ativo. Custa em torno de 1.300,00 reais. O som dele não chega a ser muito melhor do que o B5 Special. Tem um agudo bom, médio sem encorpamento, e o grave peca pela falta de peso, punch e pobre harmônicamente. O preço maior deve ser mais pelo tipo de construção deste em relação a aquele, pois em termos timbrísticos não se nota tamanha diferença quanto ao preço. Estes baixos da Tagima testei no cubo Fender Rumble Bass 100 da loja (preço 1.800,00 reais).

    Se fosse escolher entre os dois, ficaria com Tagima B5 Special, pelo aspecto Custo x Benefício. Mas não se esqueça de que há vários outros baixos na faixa de 600,00 a 800,00 reais com desempenho muito melhor do que esses Tagima. Exemplo: Shelter SX JB 75(não conheço pessoalmente, mas aqui no FCC é só elegios), Yamaha BB 5000, Curbow 4, etc. Abraços!

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    luizmusicman

    Velho,estou interessado em comprar esse baixo(o Tagima B5 S) ja faz tempo.Queria saber se essa historia de que alguns vem de fabrica com madeira verde é verdade ou nao,pois testei esse baixo e gostei muito da experiencia.Pra mim isso ta mais com cara de "lendas populares" do que qualquer outra coisa...Mas,enfim,isso é verade?

    Paula Allen
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Paula Allen
    · votar


    Penso seriamente em vender meu B5S.. Gosto dele, meu primeiro e único baixo até agora, o problema é que sempre gostei do timbre dele, mas de uns tempos pra cá tenho achado muito ruim.. Não consigo o peso que eu quero.

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Paula Allen

    Segundo alguns donos,esse é um dos principais defeitos do B5S.Mas ja testei 2 deles,e nao senti essa tal "falta" nos graves.Achei ate q ele tem um peso legal... Acho que ele tem um bom custo-benefício.

    Ja pensou em trocar a captaçao? Tem gente que sentiu essa falta nos graves,e colocou caps diferentes.Os Kent Armstrong sao captadores muito elogiados e sao baratos.Ou seja,tem um excelente custo-benefício... Bom,pra quem gosta bastante de um instrumento,trocar a captaçao é uma boa saida.Mas se acha q nao vale a pena,vc vende.

    luizmusicman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Caro Ever Oliver, o Tagima B 5 Special que que tive contato não notei essa coisa de madeira "verde", sem ser devidamente seca na estufa. Eu particularmente não acredito nisso não. Seria erro primário demais para algo tão facilmente contornáveis, e principalmente, esse procedimento de secar na estufa industrial é rápida e eficaz. Ainda acho que os "problemas" são outros. Estão mais associado ao "conceito de produto x preço o mais acessível". Como já te disse anteriormente, o B 5 Special tem timbres interessantes pelo preço (800 reais), e o acabamento, as ferragens, o braço, os trastes, equilíbrio braço x corpo NÃO deixa a desejar. Portanto, caso queira adquirir, não terá sido uma péssima escolha, mas ratifico o que disse anteriormente, há outros instrumentos nessa faixa de preço(ou até mais barato!) que são tão bons ou até melhores que esse da Tagima. Vale a pena experimentar nas lojas outras opções também. Abraços.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    luizmusicman
    madeira "verde", sem ser devidamente seca na estufa. Eu particularmente não acredito nisso não. Seria erro primário demais
    Infelizmente a Tagima cometeu este erro, como eu mesmo pude constatar em alguns instrumentos que me chegaram para regulagem.
    Abç

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    E eu pensava que seria um erro muito primario e grotesco para ser cometido principalmente hoje em dia, como o luizmusicman disse.Mas após você ter dito que ja viu essa madeira verde by tagima...

    Agora realmente me vejo perdido após esse comentario.

    bass01
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pessoal, agradeço a todos pelas dicas, na verdade eu já tenho um B5S, logo que comprei meu baixo realmente me disseram que a Tagima estava vendendo instrumento com madeira verde, e que depois de algum tempo o braço poderia empenar, pra tirar essa dúvida eu fui procurar um Luthier aqui na Minha cidade que é muito respeitado, o Lee Luthier, ele me disse que desconhecia esse fato, até pela experiência que ele tem de já ter trabalhado dentro da fábrica por um bom tempo. Mas de qualquer forma, no meu caso eu testei esse baixo com 03 amplificadores diferentes, Meteoro, Behringer (cabeçote) e um outro importado, somente neste terceiro, acredito que pela má qualidade da amplificação o som ficou horrível. No Meteoro, nesses novos modelos, o som ficou bastante limpo porém mais voltado para o Médio e no Behringer o som ficou muito bom, detalhe que neste último liguei num pré-ampli, equalizador gráfico, apli e caixa de 12", gostei muito do som. Acho que o timbre mais pesado talvez esteja mais associado ao tipo de aplificador que está se usando.

    No caso do Tagima Century, como voces disseram que os timbres são bem parecidos, acredito que a diferença de preço deva estar associada a madeira que foi empregada na fabricação deste equipamento.

    Abraço a todos

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    bass01
    não é depois que compra que se pede opinião não...

    enfim, até que a ergonomia do B5-S não é ruim, é tranquilo de empunhar e não tem neck-dive. mas o espaçamento das cordas, posicionamento dos captadores... não me agradaram.

    e o som eu não achei essas coisas todas.

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Ever Oliver
    · votar


    bass01

    Então,essa questao de madeira verde é muito polemica mesmo.Uns dizem que sim,outros que nao... Parabens pela aquisiçao.E grava uns sons ai pra gente ouvir! Só uma pergunta: qual é a cor?

    DotCom

    Eu tambem estranhei um pouco no primeiro teste.Mas acho que isso é uma questao de adaptaçao mesmo,pois trata-se de um instrumento com caracteristicas proprias,e que vc ainda nao tem intimidade.

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ever Oliver
    talvez até acostume com o espaçamento, que é bem pequeno.
    mas ainda assim o som não agradou, tem outras opções na mesma faixa de preços bem mais interessantes.

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DotCom

    Ah..o som nao te agrada muito.Mas gostaria de saber melhores opçoes para compra ,ja que vc falou nessa questao.Sempre é bom ter conhecimento das coisas.Soube que tem o Eagle EGB 5000,mas nunca achei em loja p/ testar.E a Shelter tem baixos novos no mercado (como o Eclypse 951 Elite).Mas,igualmente ao Eagle,nao posso testar pois nao acho por aqui.. :/

    Mas me fale de alguns baixos que vc conhece que gire em torno de 800 reais (mas tem que ser 5 cordas).

    bass01
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Olá Ever Oliver, a cor dele é tipo madeira meio amarelado, na verdade até comecei esse tópico sobre as dois produtos, no caso, pra ter uma base se realmente existe muita diferença pois estava pensando em comprar um century, mas pelo que estou vendo, pela faixa de preço desse equipamento existem outras alternativas talvez até melhores, vou dar uma olhada nesse outros que o pessoal está comentando.

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ever Oliver
    enfim, o shelter eclypse eu não achei grandes coisas. aliás, como todos os shelter que toquei... não gostei de nenhum. e essa coisa de querer só fazer baixo ativo, porque engana os bestas que pensam que ativo é melhor que passivo... acabam fazendo um baixo inferior.

    entre os 5 cordas, tem o Condor XB-25A, que eu também não curto muito o som, mas achei melhor que o Tagima, tem o Washburn xb-125, que eu acho feio, mas tem um som legal (testei ele no modo passivo, e gostei do som), e se você encontrar, tem o Cort Action Bass V, que era vendido por 600-700 reais no ML a versão passiva. Todos esses 3 tem uma sonoridade mais moderna, mas o cort e o washburn tem um som mais equilibrado, o condor parece que não tem corpo, é meio "scooped".

    nessa faixa de preços, só vai dar pra comprar instrumentos básicos, e pra esse tipo de instrumento eu prefiro eletrônica passiva. motivo: eletrônica ativa encarece o instrumento, e não dá bons resultados, circuito ativo barato não timbra legal, só serve pra dar problema. num baixo passivo, o custo dele fica focado em madeiras um pouco melhores, uma construção mais bem acabada...

    Schafe
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    quase comprei um century, mas depois começei a olhar outros baixos na mesma faixa de preço e esqueci dele logo, se tu achar ele por um preço bem em conta até vale, mas 1.300 não!

    tenho '2 pés atras' com a Tagima!

    DotCom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    por 1.300 eu olharia os Squier VM, e os Yamaha BB

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ever Oliver
    Cara, infelizmente isso aconteceu sim, o controle de qualidade da fábrica Tagima andou deixando à desejar, mas andou melhorando ultimamente. Eu conheço bem o B5 pois o baixista que me substituiu no EXPRESSO DA NOITE tem um.
    Abç

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Ever Oliver
    · votar


    bass01

    É,eu sei,tava acompanhando o topico.Pelo que disseram,parece mesmo mais vantagem levar o B5s.Alternativas melhores sempre existem mesmo.De novos,ate instrumentos usados de nivel bem superior.
    O problema é que nao gostei so do timbre do B5.Achei ele levissimo,tem um visual muito bonito (nao é o mais importante,mas "soma"),e tem um corpo bem confortavel.De resto,é o timbre mesmo.Tem aquele punch bom e um timbre de slap otimo.É dificil você encontrar tantas qualidades num baixo só (principalmente por um preço acessivel), mas vou tentar ser menos emocional e ter mais calma na hora de comprar.

    A cor que eu queria é essa mesma,natural.E tambem,pra mim so serviria essa.Talvez o preto ou,muito dificilmente o vermelho,mas mesmo assim nao gostei muito.O azul achei horrivel...



    DotCom

    Entendo sua preocupaçao com madeiras e construçao.Mas sei la,prefiro os ativos mesmo.áté porque sao mais versáteis.

    O Condor XB 25 pode ser uma possibilidade,pois nunca testei,assim como o BC 500,que deve ser um pouco mais caro,mas quem sabe...

    O Washburn XB - 125 é o meu..hehehe.. E minha opiniao sobre ele,é que,tem peso (alias,ate demais,o que ele mais tem é isso! Nao tem caixa que consiga equaliza-lo com pouco grave) ,tem um bom punch (principalmente passivo),mas nao tem aquela "gama" de timbres,sabe? E tem muito medio sem quase agudo nenhum.

    O Cort Action Bass V ,se nao me engano,acho que ja testei,e nao gostei do seu timbre.Foi um passivo.Isso se eu nao tiver enganado...

    Testei um tagima de 5 cordas,ativo,tem 3 controladores e ferragem cinza fosco,e é made in brazil (to especificando pra ver se vc conhece ou nao).Gostei da "pegada",do punch que ele tem,muito bom! Tambem possui um grave bem redondo e muito definido.Só é pobre nos agudos.pode ser uma possibilidade,quem sabe...na mesma loja,achei tambem um Washburn Xb 600 por 750.pena que é de 6 cordas.

    Só queria testar o Eagle EGB 5000 pra ver se é aquilo tudo que a galera daqui do forum fala.Mas infelizmente nem tenho como.

    Valeu pela ajuda,vou pensar bem no que fazer,afinal,nao é tao urgente,pois ainda nao to com a grana.

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Lamentavel mesmo.Espero que,se eu resolver mesmo comprar um Tagima,nao tenha esse azar de descobrir que sua madeira é verde.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Ever Oliver
    Cara, esse problema só ocorreu com algumas séries da Tagima, e, segundo minhas notícias, eu só soube deste problema com guitarras, inclusive uma que chegou às minhas mãos com um braço torcido e com os trastes saindo.
    Abç

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Ainda bem! Mas mesmo assim espero nao ter esse tipo de surpresa..rs Se nao vou ter que comprar um braço novo...

    valeu pelos comentarios!

    Abç.

    bass01
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Galera, obrigado pelas dicas, Valeu !!!, abs

    chico_nemesis
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Aew galera!

    tenho um condor CJB-5 e estou afim de adquirir um outro contra baixo (não que eu naum goste do condor... na verdade eu acho que valeu cada centavo) mais estou procurando outro pra presentear um tio meu que foi quem me ensinou os primeiros passos no contra baixo... disponho de uma quantia de 800,00 reais (podendo ser extendida pra 1000,00 em ultimo caso), testei o B5 da tagima e gostei do som dele porém... não sei se isso é lenda... me falaram que os captadores da tagima perdem som com o tempo... isso é verdade????

    gostaria de saber opiniões de outros modelos 5 cordas nessa faixa de preço...

    valeu!

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    chico_nemesis

    Voce deve estar falando de que alguns donos do tagima b5 sentem falta de graves nele,apesar de gostarem do timbre do baixo.Quando testei,achei o timbre desse baixo muito massa,inclusive os graves...

    Bom,se nao for isso que vc quer dizer,especifique mais.

    chico_nemesis
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ever Oliver
    cara... não falo da falta dos graves que é tão falada... eu até gostei muito dos graves desse baixo... porém... o que falo de "perda de som" é com o passar do tempo... um amigo me falou exatamente assim: "o som desse baixo não é o mesmo de quando eu comprei" como se fosse um defeito no captador ou coisa do tipo... já ouvi esse tipo de comentário relacionado as guitarras tagima

    valeu!

    Ever Oliver
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    chico_nemesis

    Entao nao sei do que se trata mesmo...Mas so entrando em contato com quem tem um mesmo voce pode se informar melhor.

    bass01
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    chico_nemesis Tenho um tagima B5, até hoje ele está funcionando perfeitamente, e olha que eu uso ele pra caramba. abs

    KaizerSoze
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    troca a bateria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tagima B5 Special X Tagima Century