Notas do baixo na clave de Fá

    Autor Mensagem
    Lowinfury
    Veterano
    # dez/08


    Faz pouco tempo q comecei a estudar partitura e não sei onde se escreve as notas do baixo na clave de Fá. Também será muito útil se alguém me disser quantas oitavas o Mi (bordão) do violão é mais alta q a Mi solta do baixo.

    makumbator
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    Lowinfury

    O E solto da guitarra/violão é uma oitava acima do E solto do baixo. Na escrita para o contrabaixo, o E solto ficará na primeira linha suplementar abaixo do pentagrama em clave de fá. O E solto da guitarra, escrito na clave de fá fica no terceiro espaço dentro do pentagrama(de baixo para cima), ou seja, uma oitava acima do E do baixo.

    Lembrando que os 3 instrumentos são transpositores de oitava, portanto, na verdade eles soam uma oitava abaixo da oitava escrita na partitura. Mas isso não altera o fato de que ainda há uma oitava separando o som mais grave deles.

    Po exemplo, caso vc queira tocar algo de violino(que não é transpositor) na guitarra, terá que executar a partitura original dele uma oitava acima do que está escrito(para assim soar na oitava real do violino).

    Lowinfury
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Sobre a parada deles serem transpositores eu tava ligado, mas não sabia quantas oitavas tinha de diferença para me encontrar no campo do baixo. Muito obrigado pela resposta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas do baixo na clave de Fá