Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil
Entrar
Sair
Notificações
Amigos pendentes
Home
>
Fóruns
>
Contra-Baixo
Notas do baixo na clave de Fá
Autor
Mensagem
Lowinfury
Veterano
#
dez/08
Faz pouco tempo q comecei a estudar partitura e não sei onde se escreve as notas do baixo na clave de Fá. Também será muito útil se alguém me disser quantas oitavas o Mi (bordão) do violão é mais alta q a Mi solta do baixo.
makumbator
Moderador
#
dez/08
·
votar
Lowinfury
O E solto da guitarra/violão é uma oitava acima do E solto do baixo. Na escrita para o contrabaixo, o E solto ficará na primeira linha suplementar abaixo do pentagrama em clave de fá. O E solto da guitarra, escrito na clave de fá fica no terceiro espaço dentro do pentagrama(de baixo para cima), ou seja, uma oitava acima do E do baixo.
Lembrando que os 3 instrumentos são transpositores de oitava, portanto, na verdade eles soam uma oitava abaixo da oitava escrita na partitura. Mas isso não altera o fato de que ainda há uma oitava separando o som mais grave deles.
Po exemplo, caso vc queira tocar algo de violino(que não é transpositor) na guitarra, terá que executar a partitura original dele uma oitava acima do que está escrito(para assim soar na oitava real do violino).
Lowinfury
Veterano
#
dez/08
·
votar
Sobre a parada deles serem transpositores eu tava ligado, mas não sabia quantas oitavas tinha de diferença para me encontrar no campo do baixo. Muito obrigado pela resposta.
Enviar sua resposta para este assunto
Nome ou apelido:
Senha
Responder tópico na versão original
Tópicos
relacionados a
Notas do baixo na clave de Fá
Notas do Baixo, e Nomes das Notas
por que q toda partitura do portrait of tracy do jaco vem na clave de sol e de baixo?
Como eu passo as notas das cifras para o baixo?
Notas do Baixo...
linhas de baixo... a maioria é usando notas de acordes?
Música em Geral
Guitarra
Violão
Pedais & Pedaleiras
Amplificadores
Contra-Baixo
Teclado
Bateria
Canto
Gaita
Sax
Gravação e Home Studio