Circuito ativo ToneChaser TC-3B

    Autor Mensagem
    brunnopx
    Veterano
    # dez/08


    Olá, fiz uma pesquisa pelo fórum e não consigui achar nenhum tópico falando sobre este pré-amp, portanto gostaria de tirar algumas dúvidas sobre ele.

    Na descrição eu li que é um pré-amplificador "on-board" .. o que seria exatamente esse "on-board" ?

    Eu estou afim de comprar para ter um ganho (volume) maior no som, no caso, este pré-amp me ajudaria?

    Meu baixo é passivo e eu gostaria de conservar o seu timbre, com o pré-amp eu posso ter um ganho maior preservando o timbre? Além disso, em algumas ocasiões eu posso desligar o pré-amp e tocar apenas no modo passivo, correto?

    Se alguém usar ou conhecer sobre ele e puder dizer algumas opiniões ou apontar alguns prós e contras, agradeço.

    Abraço!

    dibass
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    brunnopx
    Gostei do tópico, pois vai me ajudar também!!
    E peço clicença para fazer uma pergunta nele:
    Seymor ducan + Tone cheser TC-3B como que fica???

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    brunnopx
    Olá,
    não conheço esse circuito "pessoalmente", mas posso ajudar em algumas coisas.
    Ele é "on board" porque ele fica embutido no baixo.

    Pra que você quer maior volume de saída no baixo, quando você pode aumentar o volume no ampli?

    Se você precisar de um aumento de volume só em certas partes da música, compre um booster limpo, que é bem mais barato, e você não vai precisar alterar nada no seu baixo.

    Além do mais, tenho quase certeza que esse circuito "timbra", isso é, ele muda o timbre do seu baixo, se você só quer aumento de volume, acredito que essa não seja a melhor opção.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    DotCom

    Não é bem assim não, isso é papo de gente que defende passivos..

    Se vc tem um baixo com saida fraca, ele manda pouco som pro ampli e vc acaba tendo que aumentar o amp no maximo. É só vc ligar um ativo no mesmo amplificador e ver a diferença, o dobro de volume.

    Pra falar a verdade eu vejo ao contrário a utílidade de um pré embutido no baixo. Eu só apenas pra dar boost, pra aumentar o ganho e o volume do baixo. P´ra equalizar, não vejo muita utilidade na equalização do pré onboard, a não ser que ele tem alem de grave e agudo, médio paramétrico.

    Eu prefiro o baixo no modelo passivo tendo: dois volumes e dois tones, aí fica individual pra cada captador mas tendo um pré onboard instalado que acrescente apenas ganho, e com alguma regulagem interna pro nivel do ganho. Pra poder abaixar se for preciso, assim ficaria legal

    DotCom
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: DotCom
    · votar


    Krist Novoselic
    papo de quem defende passivo?
    pagar 300 reais num circuito sendo que só girar o botão de volume já resolveria?

    além do que, a depender do captador e do circuito, você pode ter um baixo ativo com menos saída do que um passivo.

    por isso, repito, que se o problema for só volume, aumente no ampli. se precisar de um boost de volume, compre um pedal.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Não é bem assim, não adianta aumentar o volume se o conjunto todo nao tiver som o suficiente, se vc aumentar muito fica raxado o som. A não ser q vc tenha um amplificador de 500 watts.
    Eu tb preferia passivo, mas nao aguento mais tocar em um passivo pq fica baixo o som, da muito trabalho pra conseguir um som alto, tem q usar pedais. No meu ponto de vista, não sei como o pessoal usa baixos com captação jazz bass tudo passivo, eu acho q nao sai som nenhum desse jeito, o precision parece sair mais som, esse da pra usar passivo.

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Krist Novoselic
    Cara, é como eu disse, se a questão é volume, só é girar o botão de volume do ampli.

    Ele vai rachar no mesmo nível, seja um baixo ativo ou passivo.
    Não é a posição do botão de volume que define se o som vai rachar ou não.

    O Jazz Bass original não tem aquele punch porradão que você encontra nos Warwick, por exemplo, e talvez seja isso que você sinta falta nele.
    Aí sim um circuito ativo pode ajudar, timbrando o instrumento de outra forma.

    Mas se a questão é só volume, não vejo necessidade de pagar mais de 300 reais num pré, sendo que isso é resolvido (de graça) com regulagem no ampli.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Um pré caro eu tb não animo muito. Mas o tonechaser vc acha no Mercado livre por 150, ai vale a pena sim. Além da equalização como eu disse, um pré sempre acrescenta volume.

    Chivu
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Chivu
    · votar


    Afinal, alguém que já tenha usado o Tonechaser, para nos dizer como é? Fiquei curioso com alguns comentários que li.

    Schafe
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    o que é certo é que vai dar uma boa mudada no timbre, se tu acha que não quer mudar o timbre uma boa seria pegar um amp mais potente, se tu quizer mesmo mudar o timbre tem também a opção de algum pré 'off board', se tu preferir não mexer no resto do teu equipamento dai sim usa o 'on'

    Dersolima
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Em questão de se manter o timbre do baixo, basta vc colocar uma chave push-pull, no site há um esquema para esse tipo de ligação. Essa chave torna seu sistema híbrido, ou seja, ativo ou passivo conforme sua necessidade.
    Eu mesmo, pretendo comprar um para ter mais ganho nas gravações.
    já pesquisei boosters, um só de ganho da mxr custa absurdos R$300 e poucos, beirando os R$400. Um da behringer, com duas bandas R$129,00, esse já testei e não é lá aquelas coisas...
    O pré-ampli, além de custar apenas R$150,00, equipar os baixos d'alegria (ex: baixo do Felipe Andreoli) têm 3 bandas de equalizção, ainda com uma possível mudança no alcance da frequência dos agudos. Acho que é um exelente custo-benefício, já que vc vai "tunar" seu baixo e dar sonzera em qualquer ampli..
    Ah! e se volume for a mesma coisa de ganho de entrada, por que então os amplis não vem só com o volume master além dos de equalização?

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Dersolima
    Ah! e se volume for a mesma coisa de ganho de entrada, por que então os amplis não vem só com o volume master além dos de equalização?

    De certo que não são a mesma coisa, a rigor. Mas como ninguém vai usar o ampli do baixo saturando, não faz muito sentido querer que o baixo tenha uma saída alta.

    Dersolima
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Dae galera!
    Coloquei o tone chaser no meu baixo (rock bass streamer std).
    Ficou bom pra caramba! E além do mais, respeitou muito o timbre do meu baixo na posição flat. Não pude fazer a ligação exatamente como queria porque não achei os pots concentricos e nem de panorama aqui em Curitiba, que droga!
    Mas tudo bem, vou aguardar e deixar o baixo uma máquina!

    Análise:
    Como já disse, na posição flat, aproximou-se muito do timbre do original do meu baixo, após o click central é que as coisas começam a acontecer:
    Os graves do meu baixo eram meio embolados, ele se saía melhor dos médio-graves para os médio agudos.
    Deixando o pot de grave no máximo, e o de agudo e o de médio flat, deu um baita grave, mais meio indefinido...
    Fazendo o mesmo com o agudo, a 4,5 hz (vide configuração que pode ser mudada na instalação para 7 hz) deu um brilho bacana...
    E os médios sempre tão desprezados nos circuitos ativos mais comuns?
    Foi a cereja do bolo! Parece mais um booster geral do que médio (não sei se essa é a característica de todos os prés com médio, pois até então só conhecia com duas bandas).
    Mesclando ele com o grave no máximo, consegui graves tão definidos que nem parecia que meu combo tem um falante de 12"!
    Mesclando com os agudos, deu um brilho a lá jazz bass (considerem que meu baixo é equipado com dois humbuckers, o que deixa com mais punch porém sem muito brilho).
    A relaçao s\r é ótima! ainda que liguei somente a 9 volts, ele pode ser ligado em 18volts, segundo um amigo meu, melhora ainda mais a relação s\r.

    Contras:
    Falta uma configuração para venda, do tipo: push-pull+concentrico+pan, pois ele só vem com 3 pots de 500k.
    O manual, que está diferente do da internet e, para piorar, na capa do manual diz:
    "duvidas e atualizações no site"... então pensei: "O manual que peguei da net está correto e o que veio não". O resultado foi que quando girava os pots no sentido contrário (para baixar) é que aumentava e vice-versa. Então abro tudo de novo e inverto novamente as polaridades.

    ah! a entrega foi super rápida!

    bassnoob
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Volume não é sinônimo de Qualidade.

    fabio bassb
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Tonechaser??!!! é orrível!!!

    meu baixo tem captadores EMG40dc ativo com duas baterias 18 volts
    ligado em um circuito passivo que vem com os captadorese da EMG o timbre é muito bommmm exelente, + resolvi turbinar + com um circuito ativo, gastei 820,00 so nos captadores, então não queria gastar muito no circuito ativo
    pesquizei muito um circuito barato + que fosse bom ou legal
    vi que tonechaser era usado nos D"Alegria com ANDRE NEIVA ZUZO e outros, e compararam ou AGUILAR circuito bom porem muito caro. então comprei o tonechaser

    quando estalei no meu baixo com os EMG40dc, destruil o som dos meus captadores, muito ganho de graves e médio e apagou o brilho que antes tinha. se topar tudo (TESTANDO) parece que estou tocando guitarra com muito distorção

    concluindo: tirei esse circuito tonechaser horrível para poder ter um bom timbre que os EMG tem, não recomendo so perdi dinheiro.

    fabio bassb
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Queria pedi desculpas a voces e a tonechaser, pois é um circuito top de linha, muito bom, apenas eu liguei errado, ao ligar corretamente o resultado fio muito bom, na opção flat não auterou o timbre dos captadores, + deu ganho, ao colocar agudo grave ou médio, eles são bem definidos, ele tambem pode mudar de atuação nos agudos de 4,5kHz médio agudo, para 7kHz agudo para isso coloquei uma chave (on off). o Brasil estar de parabens pela fabricação deste circuito de primeira qualidade.
    http://www.tonechaser.com/

    bassnoob
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    cara ainda assim te dito EMG usa 25k nos potenciômetros o tonec usa 50k dai de todo jeito ta errado

    fabio bassb
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    a tonechaser recomenda, que use o que os captadores recomenda, logo os EMGs recomenda 25k, e é este de 25k que estou usando.

    resultado foi muito bom!!!!!!!!!!!
    tonechaser de parabens
    produto brasileiro com qualidade de fora.

    KikoBass
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ressuscitando a discussão, alguém poderia me dizer qual o pot recomendado para o captador kent armstrong modelo MusicMan HBMN1? até o site da KA consultei, mas não nenhuma informação.

    Perguntei aqui pois vou usá-lo com o circuito ToneChaser TC3-B.

    Agradeço os comentários.

    Gaelramone
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Olá amigos ressuscitando o topico denovo, tenho um Rockbass Corvette Basic modelo 2010 já com a ponte igual aos Warwick, analisando o baixo percebe-se a qualidade do hardware, Ponte 3D bridge Warwick, tarraxa Warwick, Just a Nut III Warwick (Nut Regulavel), Captadores MEC, as duas grandes diferenças além das madeiras é os trastes que são em Alpaca, nos Warwick é de cobre, e o Circuito que no Rockbass é de uma marca chamada Crystal Sound (marca desconhecida, possivelmente fabricado na china), nos originais é da MEC

    A minha pergunta seria se compensa a troca do Circuito original da Crystal Sound para esse da Tone Chaser?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Circuito ativo ToneChaser TC-3B