Braço de fibra de carbono

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# dez/08
· votar

MauricioBahia
Esses dias vi um violão com corpo feito de bambu.

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar

Brinca não! No youtube tem baixos de metal. O braço do Kramer do Kiss (o machado) era de alumínio.
Foi desafiando a preguiça e a mesmice que o Steinberger tornou-se "O STEINBERGER".

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar

Gunther
A Tokai faz instrumentos com corpo de alumínio há mais de uma década tb.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar

humm

mas eu me interessei na ideia da fibra de carbono. se nao empena, logo nao precisa de luthier, e eu como troco de afinação umas 3x por dia pra tirar musicas ia ser uma boa.
:)

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar

Diino
E vc vai gastar o preço de um Fodera só num braço pra poder trocar de afinação???

Digas
Veterano
# dez/08 · Editado por: Digas
· votar

Soulface

Não, ele iria gastar um preço de um fodera pra ñ ter mais dor de cabeça nem com afinação, nem com torsões e empenação de braço, e nem com contratempo de ficar levando baixo pra luthier regular.
Hehehehe
Pensando bem nem sairia tão caro comparado ao preço de instrumentos de grandes marcas, como eu disse, o Modulos Flea Bass que já vem com braço em fibra de carbono custa em média 6 mil, mais barato do que um music man com braço em maple que o preço varia de 7 a 12 mil.
Aqui em salvador os caras cobram um preço meio salgado pra fazer esse tipo de serviço, tive que mandar pro interior pra um luthier amigo meu dar uma ajeitada. Tenho sorte pq consigo portador pra levar e trazer o instrumento sem nenhum custo, mas nesse espaço de tempo eu fico aqui sem tocar, já perdi 2 oportunidades só essa semana.

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar

Digas
Sei lá cara, embora eu ache bem difícil de ele conseguir um braço desse.
Mas o pessoal fala como se braço de madeira fosse igual borracha, q entorta por qualquer coisinha. Não é bem assim.
Além do mais, sempre digo q pelo menos uma regulagem básica, todo músico deve saber fazer no seu instrumento. Faz parte da aprendizagem.
Luthier mesmo, é só qndo é algo específico q não dá pra se fazer em casa.

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar

Luthier para ajustar tensor e entonação?
Retomando um post antigo: é como soldado chamando o sargento no meio do tiroteio para ajustar a alça de mira.
Só vou usar um luthier para trocar os trastos do meu Ladessa. Se fosse um instrumento menos chique e com escala plana, eu tentaria fazer em casa.
Na verdade já fiz isso num Alembic, mas o baixo não era meu e a escala era plana, nunca me confiaram tarefa tão cabeluda; ficou razoável.
Quem é o cientista aqui que vai checar como fica um braço de fibra de carbono sem as cordas? Fiquei curioso.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar

Soulface

claro, fodera é só nome.
os fodera tu tem que regular pra trocar de afinação?
empena?

se sim, prefiro pegar um de fibra e nao me preocupar.
:D

Digas
Veterano
# dez/08 · Editado por: Digas
· votar

Soulface

De uma coisa vc ta certo, o musico deve saber regular o seu intrumento, pelo menos as funções basicas. Mas mexer no tensor ñ é uma coisa muito aconselhavel pra quem ñ tem tanto conhecimento, é melhor deixar na mão de um profissional. mas se o cara sabe, manda bala.

Diino

Concordo contigo, se for pra escolher entre um baixo com braço em fibra de carbono feito por luthier e um music man ou um fodera, prefiro a primeira opção. Já ouvi dizer q essa marca q fabrica os braços vendem separadamente. Uma vez em uma comu do orkut sobre contra baixos vi um topico de um cara falando que o PJ (Jota Quest) tava vendendo um braço desses no seu site, isso foi no meio do ano.

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar

Como se pronuncia esse pretérito mais que perfeito do verbo fornicar?
FÓDERA, FODÉRA ou FODÊRA?
Nome feio da gota!
Vou chamar o meu baixo de carcará! Aí não tem como escapar.

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar

Mais um na onda:

http://fibersonixx.com/

louis
Veterano
# dez/08
· votar

Por falar nos braços Steinberg, olha o que esse doidinho faz aos 3:26.

http://www.youtube.com/watch?v=x08QbCJQvdg&feature=rec-HM-fresh+div

CARACA!!

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar

Aqui na empresa não dá pra ver nada do youtube mas imagino que seja o Ned Steinberger subindo no braço da guitarra entre duas cadeiras. É isso? Se for... ainda por cima é o modelo novo de braço parafusado que nem é totalmente de fibra.
Outra solução interessante é o compensado chique do braço do Kubicki. Tem gente aqui que não gosta dele. Pra ver como tem espaço para todos nesse segmento.

Gilberto Ribeiro
Veterano
# dez/08
· votar

Braço de carbono tem mais vantagens que desvantagens.
1 - Recebem qualquer tipo de encordoamento sem necessidade de ajuste. Simplesmente não empenam pois seu coeficiente de dilatação é semelhante ao do aço. Não significa que sejam tão resistentes quanto, apenas que não são maleáveis, ao exemplo do aço.
2 - São mais leves. Voce pode ter um instrumento com corpo pequeno e leve, um braço de duas oitavas completas e mesmo assim haver equilíbrio ( o braço não tombar pra baixo se deixar o instrumento suspenso apenas pela correia.)
3 - Os trastos não soltam (praticamente impossível, se não houver acidentes).
4 - O espelho da escala não desgasta com o uso.
5 - Normalmente a qualidade do metal dos trastos também é superior, levando muito mais tempo para desgastar com o uso.
6 - A sustentação da nota é muito maior, quase como se voce usasse um compressor sustain. E é apenas o som do instrumento. Quase incrível.
7 - Quem usa um instrumento destes com pickups ativos tipo bartolini tem um excelente instrumento.

Pesa contra:
1 - Ao contrário do que se pensa, eles quebram sim. Não resistem a tombos.
2 - Se bater de mal jeito, o braço tira pequenas lascas.

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar

Eu pensava que madeiras pesadas davam mais sustain...
Não procede?
Eu fiz uma guitarra de peroba em 93 e ela ficou tão melhor que a minha guitarra antiga (que era bastante leve); só que ficou pesada, cerca de 4,3 quilos. Mas nem dá para comparar, as construções eram inteiramente diferentes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Gunther
Depende da madeira. A maçaranduba é pesada e não serve para nada (a não ser para fazer caibro). Há que se ter um equilíbrio de pesos e densidades; a peroba clara é muito boa para braços, mas no corpo, fica proibitivo dado o peso.
Abç

Diino
Veterano
# dez/08
· votar

Gilberto Ribeiro
Pesa contra:
1 - Ao contrário do que se pensa, eles quebram sim. Não resistem a tombos.
2 - Se bater de mal jeito, o braço tira pequenas lascas.

putz e eu querendo pagar a inha de kurt cobain...
:(

vou esperar sair as guitas de aço 1010
:D

AOHAEIUHAEIUEHIEAUHAE

Hansen
Veterano
# dez/08
· votar

Diino

O esquema é montar um baixo sobre o concreto armado. esse não empena.

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar

Hansen

E com vergalhão GG 50 da Gerdau como tensor!

leonardodrummond
Veterano
# dez/08
· votar

Já tive muita curiosidade sobre esses braços de fibra de carbono, parece realmente interessante.
O meu Eliezer tem um tirante duplo de fibra de carbono, o que não é nem de longe tão bom quanto o braço inteiro de fibra, mas já é bom. Só precisei regular uma vez (tenho o baixo há uns 3 anos quase), mas agora tá precisando de boa regulagem pq precisei mudar pra 0.35 e empenou um pouco!
Me interesso muito por carros, e a fibra de carbono é um material muito usado hoje em dia nos carros esportivos, pq é muito mais leve e mais resistente que o aço (pelo menos a fibra automotiva). Só que a desvantagem é que é tipo 3 vezes mais caro. Acho que compensa, inclusive já vi num museu um carro de fórmula 1 que tinha batido a 320 km/h e os danos eram praticamente os mesmos de um carro comum que bateu a 30!

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar

Minha guitarra tem um tensor de 6,35 mm de aço 1045 (é o mais vagabundo dos temperáveis).
O braço é tão fino que nem tem escala colada, montei os trastos direto na peroba. Para não parecer uma tonante velha eu fiz um sulco raso separando a parte pintada da natural.
Não ficou tão péssima para uma primeira guitarra. O que atrapalhou foi a altura dos trastos, tudo jumbão, muito estranho de tocar.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar

Gunther
Minha guitarra tem um tensor de 6,35 mm de aço 1045

ta bom cara, 1045 já é bem duro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Braço de fibra de carbono