Braço de fibra de carbono

Autor Mensagem
Digas
Veterano
# dez/08


Andei pesquisando sobre braços de contrabaixo feitos com esse material, e achei interessante o fato dos instrumentos não precisarem de tensor. Mas mesmo assim gostaria de mais informações sobre como funciona, quanto custa em media pra fazer uma braço desses, se é viável e tambem se é um materia muito pesado.

Abraços!

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


Digas

legal, será que pra guita tem?

Digas
Veterano
# dez/08
· votar


Diino

Rola pra guitar tbm brother, mas ñ sei como seria pra fazer.

limanegative
Veterano
# dez/08
· votar


Cara, acho que isso nao existe no brasil nao! tem uma fabrica em algum lugar da europa que fabrica esses braços, se chama Status... ou algo assim, da uma pesquisada na net que eles tem site. existem algumas marcas de baixos que ja vem com este tipo de braço como por exemplo os music mans cutlass, modulus e os proprios baixos da marca status. quase comprei um music man desses a unica vez que eu vi pra vender. no site da krokodille pop tem um modulus jazz bass pra vender, ta uns 4 paus e pouco. abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Digas
Cara, a fibra de carbono é o único material que pode substituir com vantagens a madeira. Porém são dificílimos de serem feitos e são caríssimos.
Abç

Eduardo Cad
Veterano
# dez/08
· votar


Quais as vantagens?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Eduardo Cad
Resistência absoluta a empenos, transmissão total das ondas sonoras, sem "dead notes".
Abç

Blackus
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Essas são vantagens do ponto de vista da física, mas e pros músicos, será que não fica mesma coisa que com transistores e válvulas? Será que a fibra tem as características sonoras interessantes como cada tipo de madeira diferente tem?

louis
Veterano
# dez/08
· votar


Pelo q eu sei, o baixo de fibra de carbono é mais leve do que os de madeira.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

humm

mas ela é mais leve né?
que a madeira?

o timbre, como ficaria?
estilo mogno?
pesado, ou leve?

dá pra fazer corpo com esse material?

abç!

MrSin
Veterano
# dez/08
· votar


cara isso é caro pacas! o material é leve(mais doque a madeira eu acho, pq o "fundo" dos carros de formula 1 são feitos disso) creio que seja de uma qualidade superior(deve ser foda!!!)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Blackus
Pelo que sei e toquei (experimentei um Steiberger e um MM com braço assim), o braço é mais leve e propaga as ondas sonoras muito bem, resultando em um som "cheio".
Diino
O timbre não pode ser comparado à madeira; é diferente, a resposta de frequencia aumenta... É difícil explicar.
Mas o material é caríssimo e ainda não pode substituir economicamente falando a madeira.
Abç

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sem contar q (eu acho) não dá pra se modelar fibra de carbono com uma serra de fita comum ou tupia né?! hehehehehehehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Soulface
Pódicrê!
Ele só pode ser modelado por inteiro em moldes industriais específicos. Essa é uma razão para o preço elevadíssimo.
Abç

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Exato... O pessoal vem me perguntar sobre corpos de acrílico, mas tb é totalmente inviável.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

poo
:O

ta, mas da para se fazer o corpo dela em fibra tb?
sairia caro na faixa de qto?
uns 10 mil?

abç!

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


Diino
mas da para se fazer o corpo dela em fibra tb?
Se quiser, dá pra fazer corpo até de mármore cara! hehehehehehe
Mas esses materias já fogem da esfera do luthier. Ninguém tem maquinário pra isso.
Nem noção de preço dá pra se ter.

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar


Os novos instrumentos Steinberger estão saindo com tensor e não são mais 100% fibra de carbono. As antigas usavam apenas as cordas fabricadas especificamente para os Steinberger, então a carga no braço era, em teoria, sempre a mesma. Não creio que fibra de carbono seja um material tão milagroso (em sites de ciclismo dá para ver que essas coisas quebram).
A presença de tensores nas novas Steinberger seria por causa da necessidade de operar com quaisquer cordas?
Eu não tenho como verificar ainda (quando achar um num preço bom eu pego no ato), mas seria interessante observar a forma do braço de um baixo Steinberger antigo sem cordas.
São duas as possibilidades:
-a fibra de carbono é realmente milagrosa e o braço fica retinho;
-ela não é milagrosa e o braço fica algo convexo apenas aguardando a carga das cordas para ficar reto.

Ele pode também ter algum núcleo fixo encapsulado que faz o papel de um tensor, só o Ned Steinberger para responder...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Gunther
Pois é, as dúvidas são muitas, e, por enquanto, nada supera nossa preciosa madeira (s). Temos é que preservar e replantar nossas árvores. Sta Catarina foi um recado.....
Soulface
Exatamente. Acham que a gente pode fazer milagres ou o que quiser...
Abç

mum
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Soulface

hehehehe.. em breve vem os baixos de aerolitos.

wellington sch
Veterano
# dez/08 · Editado por: wellington sch
· votar


Pra quem tiver interesse, tem algumas informações do baixo de fibra de carbono que o John Entwistle usava, no site http://www.buzzardbass.com, tbm quem quiser conhecer um pouco do timbre desse baixo, http://www.youtube.com/watch?v=w5mFVo55bKQ e http://www.youtube.com/watch?v=GQk0av8L0oY&feature=related.

Acho que da pra ter uma ideia da fabricação de instrumentos vendo esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=-uzsAa606u0.
Ao Digas:
Se quiser saber mais sobre a fibra de carbono, da uma olhada no Wikipédia, la tem bastante informação.

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar


Um que usa materiais bem exóticos é o BASSLAB.
A BASSLAB tem crescido de dois anos para cá. No site deles aparecia uma dupla medonha de tecno chamada ANALOG-PUSSY e agora tem muita gente usando o baixo deles (é bem verdade que trata-se de um monte de gente desconhecida, na maioria europeus).
A página de MP3 deles é bem grande, é só entrar e ir baixando.
Evidente que o site deles prova por A+B=C que o instrumento deles é o melhor do planeta. Em música inexiste "melhor do planeta"; se vc quer uma sonoridade do Cream ou do Yes vc tem que usar um instrumento com sonoridade dos anos sessenta mesmo.
Quando eu era moleque tinha um disco do The Jam e eu me lembro do timbre do baixo ser bem antigão; no vídeo, que eu vi anos depois, o baixo - pelo menos o que aparecia - tinha um shape de Les Paul.
Ironicamente, a Basslab usa latão nas ferragens, material muito nobre, mas que se desgasta fácil e fica cheio de batidinhas rapidamente.
A Hipshot está fazendo pontes com alumínio aeronáutico (lá escreveram "aircraft quantity" em lugar de "aircraft quality" - é tão novo que erraram até no inglês). É um material moderno? O alumínio aeronáutico descende da liga usada nos dirigíveis alemães na Primeira Guerra, sua forma definitiva veio nos caças Mitsubishi ZERO na Segunda Guerra e de lá para cá mudou muito pouco. Material moderno? O B-52 e o AR-15 foram criados há mais de meio século; então é um material moderno sim.
Consta no www.steinbergerworld.com que andaram fazendo pontes de zamak para a steinberger nos anos oitenta. Um pecado! Zamak é para fazer maçaneta de fusca; nada mais.
Quanto mais a gente fuça mais confuso fica.

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar


Eu vi um tópico aqui onde um sujeito queria um Kubicki por causa do timbre num show do kenny G mas avisaram que era um festival de efeitos e malandragens de mesa de som.

Esses arquivos do Vail Johnson no site da KUBICKI (http://www.kubicki.com/sound.html) são arquivos limpos ou andaram produzindo?
Creio que um golpe não interessa ao Kubicki, mãããããs...

Digas
Veterano
# dez/08
· votar


A "Modulus" fabrica alguns baixos com braço em fibra de carbono, um exemplo disso é a linha Flea Bass, do baixista do Red Hot Chili Peppers. Só daí já dá pra tirar o timbre que o baixo tem. Tava olhando na net e ele ta saindo por 6.000, preço salgado. Alguns music mans tbm possuem baixos assim. Já um corpo inteiro nesse materia eu acho que não ficaria legals, assim como aquela guitarra feita de acrilico em modelo transparente, ela com pedais e amplificadores fica uma maravilha, mas sem isso ñ tem um som muito agradavel, pelo menos eu achei isso. è uma pena saber que os luthiers daqui ainda não trabalham com esse material.
Aqui tem um video de demonstração do som do modulus
http://www.youtube.com/watch?v=4S91Le-64T8&feature=related
Levando em consideração que esse baixo vem equipado com um baita captador bartolini e tbm o dedo do cara conta um pouco.

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar


Sei não... acho que dá pra fazer corpo de acrílico. Mas tem que ser bem devagar pra não derreter nem rachar.
Pode-se trabalhar um bloco de policarbonato ou moldar em resina. Só que é pesado, mais ou menos a densidade do jacarandá, por volta de 1400 g/l.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Gunther
Aonde vc vai conseguir o "maquinário" para fazer um corpo de acrílico ou plexiglass?
Abç

Gunther
Veterano
# dez/08
· votar


Se vc conseguir um bloco de policarbonato maior que a peça é só ir cortanto e fresando. Quando estiver tudo pronto é só lixar e polir. Hoje em dia uma fresa de topo é uma máquina banal, não custa tão caro. Com uma ferramenta afiada, baixa velocidade e refrigeração creio que seja possível. Sacal será polir todos os cantinhos.
Se vc riscar um CD, lixar com lixa 1200 e polir com pasta diamantada ele fica quase novo e toca.
No caso da resina tem que fazer um modelo e um molde de gesso. Como evitar as bolhas... é empírico, eu não sei. O corpo seria um chaveiro bem grande.

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


Eu hein?!
Pessoal aqui é corajoso...

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Proponho uma guitarra de palitinhos de picolé!

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


entao tá se é por vibrar, sustain e etc...

proponho uma guitarra de aço SAE 1010, relativamente barata, vibra e fácil de moldar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Braço de fibra de carbono