Materiais e aulas para Iniciante

    Autor Mensagem
    Tarara_Leo
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Tarara_Leo


    Fala Galera. Eu toco teclado, sintetizadores e piano erudito há 7 anos. Entretanto, tenho uma grande admiração pelo contra-baixo, e gosto muito do John Myung, Geddy Lee entre muitos outros.... Pretendo tirar rock e heavy metal no contra baixo, como Hammerfall, Rush, Depp Purple e outros. Entretanto, apesar de tocar piano a 7 anos, não sei tocar uma música no violão. Ja tenho uma indepêndencias nas mãos e articulação nos dedos. Acredito que por ter uma um bom estudo no piano conseguirei me adaptar facilmente ao Baixo. Sou canhoto, mas pretendo conseguir tocar dos 2 jeitos no baixo (quem sabe não dap ra fazer uma mala) Teoria musical eu sei muito bem, escalas, formação de acordes etc... Gostaria que se pudesse, me indicassem um material didático, onde antes de sair tocando o instrumento, me dessa uma base de leitura de cifras, como identificar a nota no instrumento e depois que saber disso tirar algumas músicas no baixo. Por enquanto, gostaria que me indicassem alguns sites ou materiais onde poderia estar lendo e apredendo sobre o assunto, nota do instrumento etc...

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    aqui no cifraclub tem bastante coisa mesmo..só tu pegar a parte de violão..que explica certinho a leitura de cifras..sobre as tecnicas..no youtube tem muitas video aulas..

    e também pode pegar o guitar-pro ou o tuxguitar (esse ultimo lê formatos guitar pro e outros formatos de tablaturas.) como você já tem bom ouvido, acho que será bem mais facil seu inicio.

    Tarara_Leo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Vivência com a música tenho a bastante tempo. Independencia das mãos também, mas sempre que tentei aprender violao eu era uma porcaria. Puta merda. Sempre vesgava a palheta e a corda ehehe,,, Vou procurar materiais e qualqeur dúvida uso este tópico. Valeu pela atenção.

    E pretendo comprar um baixo de no máximo uns 400 reais só para o aprendizado mesmo. Não quero ligar para som, captador nada disso, por enquanto quero aprender. Tem alguma marca com um custo Xbenefício bom nessa faixa de preço ?

    ricardoribeiro
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tem muitas video aulas no emule, nem todas prestam, mas algumas são bem interessantes, põe na busca " bass lesson "
    Agora se vc morar em Salvador.... esquece o baixo, deixa que eu toco e vamos montar uma banda, tecladista nessa terra que não esteja tocando axé, que goste de rock e que queira montar uma bandinha tá dificilimo... rs

    Tarara_Leo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ricardoribeiro

    Ahaha. Infelizmente sou de londrina ahaha.... E aqui é foda acha banda de metal para eu tocar teclado. Sempre falta baixista, por isso quero aprender a tocar baixo aushaosiu..


    Alguém me indica um baixo com custo X benefício legal para começar a tocar ? Queria logo um de 5 cordas. Nunca toquei violao nada, mas se for pra começa vamo logo arregaça que pianista e tecladista Owna !! Zueira eheheh...

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tarara_Leo
    até 400 pilas é dificil..acho que no maximo um condor bx12

    se fosse até 500..tinha o SX..que é uma beleza de baixo!

    Tarara_Leo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gui

    Se valer a pena e tiver um bom custo X benefício posso fazer um esforço e conseguir um baixo melhor também.

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tarara_Leo
    vale..cada centavo.

    Tarara_Leo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gui

    Exite algum por um preço um pouco mais elevado e que seja de qualidade ? E um cubo também ?Sabe de algum modelo bom ? Quero qualidade, e não potência.

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tarara_Leo
    qualidade..pense no crate bx15..acho que de estudo é o melhor amp!

    agora baixo..acho que é o SX mesmo..ele é o tipo de baixo que se custasse mais caro..eu compraria!

    também tem os cort...que valem bastante a pena..e os condor xb24..

    Tarara_Leo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara, muito obrigado pela atenção e paciência. Por enquanto vou dar uma pesquisada aqui na cidade, ver estes modelos que indicou e se achar outros postarei aqui para que vocês avaliem. Por enquanto muito obrigado mesmo. ! Valeu !

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tarara_Leo
    na internet eles são faceis de achar!

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O que me dizem deste baixo ?

    BAIXO IBANEZ GSR 200

    http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=209946

    Gostei bastante do visual, quero saber a respeito do timbre. Procuro um timbre que tenha bastante peso e seja marcante. Ja andei lendo sobre captação ativa e passiva, mas não cheguei a nenhuma conclusão.

    Gui
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    não vale a pena..essa linha GSR é pessima! tu vai pagar pelo nome ibanez no head!

    timbre embolado.

    dá uma olhada nos cort, nos condor e nos washburn!

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Da Washburn eu vi este modelo:

    http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=127295

    Mas é captação ativa. Estava conversando com o baixista da minha banda e ele recomendou captação passiva. O que vocês acham ? E sobre este washburn ?

    Gui
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Tarara_Leo
    bem razoavel esse washburn!!

    o maior problema de captação ativa, é que se tu esquecer o cabo no jack enquanto não tocar...a bateria vai embora!

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Dei uma pesquisada aqui na cidade, e achei o BX12 por 500 conto. A vista sai 450. Estou achando caro, ja que vc disse que por 500 tem o SX, mas não achei por aqui ainda... O que acha do BX12 ? Eu gostei, é preto, mas quanto a qualidade ae ja nao sei falar, por isso gostaria de mais ajuda.

    Valeu

    Gui
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ele não é ruim..pode comprar sem medo!!

    tu achou em loja ai...em loja física..costuma ser mais caro..na internet dá pra encontrar por 500..

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Gui

    Blz então Gui. Acho que vou pegar esse BX12 então. Outro problema, como ja disse, sou canhoto. Mas vou tentar aprender do jeito normal, mas se por ventura eu não conseguir, e quiser inverter as cordas, isso pode ser feito normalmente ou terei que adquirir outro baixo ?
    Minha mão quando toco fica uma mina d'agua ahah. Qual cuidado devo ter para não oxidar as cordas ? Devo passar algum produto ? Quais cordas vocês indicam ?

    guitarclub
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Tarara_Leo
    cara, sou canhoto também. acho que o melhor jeito de se aprender é fazer o seguinte:

    vá numa loja e pegue um instrumento qualquer, sentado, e só faça posição de tocar ele (caso não saiba tocar). mas vc tem que fazer isso meio "destraidão", sem pensar em que lado vc vai por. bota do lado que vc se sente mais confortável.

    se (na sua visão) o braço do instrumento ficar pra direita, é melhor vc tocar como um canhoto. se o braço do instrumento ficar pra esquerda, toque como destro mesmo.

    para violão (principalmente os acústicos, e sem "cutaways") pode-se só inverter as cordas de boa. mas pra guitarr e baixo, acho melhor comprar um instrumento apropriado para canhotos.

    vc vai gastar mais tempo pra achar um instrumento, e o instrumento vai ser um pouco mais caro (uma média de 5~10% mais caro em relação a um destro). mas compensa!!! vc vai aprender e tocar com muito mais facilidade se vc tocar do jeito mais confortável.


    para não oxidar as cordas, é bom vc limpar as cordas após o uso com um pano limpo e seco (ouvi dizer que flanela não é bom!). se quiser melhor resultado, compre um pano específico para isso (marcas de acessórios para guitarra/baixo vendem, porém é só um motivo pra enfiarem mais a faca em vc. acho que não compensa). se quiser, também, pode passar algum produto nas cordas, qual produto eu já não sei lhe dizer (só sei que marcas como Dunlop e Planet Waves vendem eles).
    cordas, eu recomendo encordoamento Elixir, pois ele tem uma "capa" de um tal de "NANOWEB" nas cordas, e isso faz a corda durar muito mais.

    eu uso Elixir na minha guitarra (também tem nanoweb), e ela dura no mínimo de 3 a 5 vezes mais que encordoamentos comuns. é realmente boa essas cordas Elixir!!!



    obs: não sou baixista :P, toco guitarra e violão, mas pretendo comprar um baixo assim que possível, pois adoro o instrumento!

    abraços e boa sorte!!!

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Valeu todos pela ajuda. Consegui um strinber emprestado de 5 cordas, mas só esta com 4 ehehe. Esta como um baixo de 4 cordas. Estou tirando nothing else matters, gosta e fácil. Mas esta foda mesmo assim auhsoaiushaiu... estou treinando sem cubo. A primeira corda até saio o som nitido, mas a segunda em diante, putz, sei la o que eu faço que nunca sai a nota limpa ahah. Não sei se o cubo ajuda bastante, mas vamos continuar treinando !!!

    Gui
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Tarara_Leo
    esse baixo é ruim, mas se tiver um pouco mais de percepção, as notas sairão menos emboladas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Materiais e aulas para Iniciante