treinando audição, como?

    Autor Mensagem
    toka-baixo
    Veterano
    # out/08


    Bem eu toco baixo a quase 1,5 ano e ta legal, mais uma coisa ta me encomodando
    - sempre que eu improviso fica com uma sonoridade parecida, o mesmo estilo, bem sem graça, cansei!
    - tambem não estou conseguindo tirar musicas de ouvido, as vezes acho algumas notas mas não consigo achar as que faltam e não consigo ordenalas corretamente!
    - não consigo passar sons que estão na minha cabeça para o baixo, não consigo passar linhas da minha cabeça para o baixo.

    duvida: alguem tem algum exercicio para treinar a audição, alguma dica, algo útil?

    grato desde ja!

    Floydiano
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cara, tenho exatamente o mesmo problema, espero que alguém nos ajude.

    chr19
    Veterano
    # out/08
    · votar


    o que eu fazia em meu memoraveis tempo de estudo pra ajudar era uma coisa meio maluca não sei se vai ajudar. Assim:
    - tocava sempre escalas e ía cantando as notas tocadas
    - começava a tirar músicas fáceis como: parabens, marcha soldado, atirei o pau no gato, emfim melodias super simples daí seu ouvido começa a ficar mais aguçado pra coisa, é um tipo de coisa que pra mim levou tempo porque sou um músico fabricado, nada de talento, hauahuaha mas as vezes tocava no quarto escuro antes de dormir e tentava adivinhar a nota, ou de olhos fechados, começar a trabalhar mais de forma auditiva que visual...
    valeu...

    DotCom
    Veterano
    # out/08
    · votar


    toka-baixo
    ouça o chr19 =D

    FindanS
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Vai tirando música fácil, com as linhas de baixo mais repetitivas e sem muita firula... até o ouvido ir calejando e você sacar a note antes mesmo de tocar.

    limanegative
    Veterano
    # out/08
    · votar


    brother..... é assim mesmo.geralmente o nosso fraseado vem daquilo q estamos escutando na epoca.eu por exemplo, ja tive uma pegada mais funk soul por q numa epoca eu so escutava isso e agora minha pegada ta mais pesada por q eu to muito rock n roll.
    e se vc quer treinar seu ouvido, entao pratique bastante e use um fone de ouvido tbem, q apesar de te deixar surdo vc vai escutar bem melhor a linha de baixo

    hyuuga_adam
    Veterano
    # out/08
    · votar


    limanegative
    rapa... falando nisso, a coverbaixo desse mes touxe um artigo sobre os musicos e o problema com o volume alto... moh foda.. fikei preocupado..

    mas enfim, esse tambem eh um dos meus problemas e, mesmo soh tendo chegado agora no topico, agradeço o pessoal que comentou.. tambem vou começar a fazer esses exercicios...

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/08
    · votar


    hyuuga_adam

    O esquema não tem muita mágica... É ouvir muito a música, tentar memorizar as frases, e depois de ouvir tentar tocar junto, "caçando" as notas com o ouvido... Com o passar do tempo isso vai se tornando natural, o ouvido vai se educando, e vc consegue até imaginar os intervalos, sem sequer estar com o instrumento nas mãos. O ultimo estágio é o reconhecimento absoluto das notas, ou seja, dizer que nota está sendo tocada sem ter um instrumento nas mãos, mas isso ja é demais... Apenas de conhecer o tom, e imaginar os intervalos ja é um ótimo passo.

    Quanto ao problema de audição, isso é sério mesmo.. meu ouvido direito é levemente prejudicado depois de 10 anos de gigs e ensaios... E o pior é que isso é irreversível. O ideal é ensaiar e realizar shows com proteção auricular.

    Abraços!

    rickalencar
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Existe um programa chamado Ear Master, ele serve para treinamento musical, nele você encontrará exercícios de intervalos, solfejo que é muito importando para o que vc quer, como o chr19 falou, e muitos outros.

    O Solfejo é uma maneira de vc ter toda a escala na cabeça e te ajuda nos improvisos, eu já vejo uma melhora no meu jeito de tocar por causa dele, e também um pouco de teoria ajuda bastante e o resto é prática mesmo.


    É o que eu penso, espero ter ajudado.

    limanegative
    Veterano
    # out/08
    · votar


    hyuuga_adam

    hahahahahahahah entao eu vou comprar para ler.cara eu to bem surdinho ja. tbem é musica alta em todo lugar q eu vou, em casa, no carro e nos ensaios sinto dificuldade ate de escutar o q falam pra mim pelo telefone. ja esperimentei ensaiar com protetores de ouvido mas nao é o mesmo tesao, vc nao sente tanto a musica.
    abraços

    hyuuga_adam
    Veterano
    # out/08
    · votar


    limanegative

    eh.. eu fikei preocupado por causa disso mesmo.. eu sempre carrego um mp4 pra cima e pra baxo.. sempre ouvindo musica alta (quando to com o mp4 nem sei o que as pessoas falam comigo, eu meio que deduzo pelo movimento da boca)...

    mas ele da umas dicas la pra evitar problemas maiores mas, como o marcioazzarini disse, o treco eh irreversivel... se nao me engano, nao chega a deixar surdo totalmente, mas pode chegar ao ponto de precisar de aparelho auditivo...

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    toka-baixo
    Eu conheço o site Ear Trainer, tem uns exercícios pra reconhecer intervalos, acordes, escalas... Talvez te interesse. =)

    rickalencar
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CheshireCat
    O Ear Mater tem amesma funçao desse site, só que é mais completo e tem também acompanhamento.
    Depois procura no google ele deve ter uns 10 MB.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a treinando audição, como?