timbre para Grunge!?

    Autor Mensagem
    midnight oil
    Veterano
    # mai/08


    Galera, alguém saberia dizer os baixos que a turma do Grunge utilizava. Favor considerar as bandas que tinham baixistas criativos: Alice in Chains, Soundgarden, Temple of the Dog, Screeming trees, Stone temple pilots, etc.

    Tenho um Sx SJB 75 + BDI.

    Será que preciso trocar de captadores para conseguir algum timbre parecido com esse peso que eles usavam na época?

    Abraços.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: MkThEbEsT
    · votar


    O melhor dos citados, sem duvida é o do Stone Temple Pilots, tinha linhas de baixo bastante criativas e muito belas por sinal.. curto bastante... e o trabalho dele novo, com outra banda dele também é excelente. Robert Deleo, manda muito!

    A maioria se consegue utilizando fender precision, mais são timbres bem bacanas que da pra pegar com outros baixos.. o Deleo utiliza este -> http://www.mtvasia.com/News/200804/images/23015768.jpg

    Mas são excelentes bandas, com boas linhas de baixo.

    Mais todos utilizam uma gama de baixos grande, o Jeff Ament.. utiliza desde Jazz bass, precision, personalizados, entre outros...

    midnight oil
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Valeu cara!

    São sim bons baixistas, nada virtuoso mas possuem belas linhas.
    Totirando alguns sons e pretendo tocar ao vivo alguma coisa nesse sentido.

    Queria me aproximar dos timbres.

    Se puder me ajudar ou se alguém puder me sugerir o que eu precisaria mudar em termos de captadores para chegar nesses timbres.

    Tenho um SX SJB75 + BDI 21 (Bheringer)

    Obrigado!!

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Seu baixo deve ser passivo né? Ativando ele e colocando captadores melhores vc consegue um som mais próximo. Vc precis de um pré legal tb pra ter esse som. Digo além de um ampli(cabeçote) legal para o baixo, um pré valvulado daqueles igual de estudio onde vc tem saidas balanceadas pra mandar pra mesa e saidas P10 pra ligar no amp, ou um POD, um MXR bass DI, algo desse nivel, o BDI é meio fraquinho..

    midnight oil
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O loco! Tudo isso??? Mais fácil comprar tudo de novo!!

    Na verdade eu queria manter passivo. No máximo trocar captadores. Usar o BDI mesmo e um amp. bacana.

    Na minha cabeça seria possível, não é nada profissional.
    Mas não queria ter timbre agudo e crsitalino quando na verdade o ideal seria mais peso, mais grave, etc.

    Obrigado!

    Fredilson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    falando em Stone Temple Pilotes, eles estão voltando :D

    quanto ao timbre: eu acho que com o seu baixo você pode não tirar um timbre parecido com o dessas bandas, mas você pode tirar um que fique legal da mesma forma... pra mim não tem isso de "ah pra tocar determinado estilo PRECISA de um baixo tal"

    é isso...
    :D

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eu sempre defendia os passivos. Mudei de opinião, te acoselharia alem de trocar os captadores, por um circuito ativo sim, mesmo q seja da artec, que te custaria uns 100 reais apenas, vai ganhar muita vantagem nisso, te garanto.

    renato_nog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Reerguendo o tópico;

    Sobre o Robert DeLeo: fantástico!
    Sou fã dele (e dos STP).

    Ele usa diversos tipos de baixos passivos (geralmente, os Precision), mas ele costuma dar uma "bombada" no som tanto ao vivo, como em estúdio. Descobri há pouco tempo que ele costuma usar um pedal Sansamp BDDI para distorção (dá pra sacar em músicas como Meat Plow, por exemplo, e diversas ao vivo tb).

    Ele usa um pré-amp Alembic FX1. Isso eu li, não sei qual a qualidade do pré (provavelmente, excelente! Se alguém aqui já testou/usou pra falar se é bom, dá uma dica aí). No palco, usa diversas caixas com falantes de 10'', 12'', e 15''. Em estúdio, sei que ele já usou sets muito "inspirados" no que o Chris Squier (baixista do Yes) costuma usar.

    O Mike Inez do Alice in Chains já parte pro som com captação ativa do baixo. Eu acho um som poderoso e muito consistente (lógico, cada banda tem um tipo de som). Não sei sobre o Mike Starr - primeiro baixista do AIC - mas o Inez usa um Warwick (não sei o modelo).

    No mais, é isso! Espero ter ajudado.
    Renato

    eschenazi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Gibson Firebird

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a timbre para Grunge!?