Captador com cobertura

    Autor Mensagem
    J.P.
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: J.P.


    Aquela cobertura que alguns baixos nos captadores têm serve pra alguma coisa? Muda o som? Eu já usei a busca e não achei nada.


    A cobertura que eu falo é tipo essa aqui

    http://www.fender.com/products//search.php?partno=0190302821

    Blue Label
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    boa pergunta! baixo lindão, por sinal

    LucasLermen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    É só visual mesmo... Tem alguns tópicos aqui no forum falando sobre isso..

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    na teoria, até um relógio de metal no teu pulso pode influenciar

    mas na pratica, é só estetico essa capinha ai (se fosse a do captador, tipo em guitarras gibson ai sim, tem uma pequena influencia)

    NESCAU
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    essas capas inicalmente nao tinham somente funçao estética, pelo menos as utilizadas sobre a ponte, assim que foram inventados o precision e mais tarde o jazz bass, tinham a funçao de abafar as cordas para deixar o som do baixo elétrico similar ao do baixo acústico. hoje em dia, é só estética, mas mesmo assim há quem utilize com os abafadores.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Vi numa dissecação fotográfica de um Jazz Bass 1964 que o cover da ponte tinha uma importante função de proteger 4 peças metálicas em formato de "u" que tinham feltro de algodão em seu interior. Esses "u" com feltro eram parafusados no espaço entre a ponte e o pick-up da ponte. Portanto a função do cover de metal era proteção do abafador.
    Mas hoje em dia. ninguém mais usa abafador. Portanto não se justificaria o seu uso. É só estético mesmo.
    Já o cover do pick-up do braço é para apoiar o polegar e evitar o uso do thumbrest em pizzicato. Em slap serve para apoiar a rotação do pulso. Marcus Miller usava só esse cover.
    Tenho um Jazz Bass 1976 e devido à estética uso o cover da ponte. Já o cover do pick-up do braço, se você se acostumar a usá-lo, fica mais confortável para pizzicato e slap. Mas para quem nunca usou-o, a primeira vista atrapalha em vez de ajudar.

    mum
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ouvi uma lenda urbana uma vez, que essa placa reflete a ressonância das cordas pro captador.
    Um dia resolvi fazer o teste e tirar o cover do braço do meu baixo pra tocar. senti menos ataque. Será que foi impressão?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    De fato a cobertura do captador não apenas ajuda no posicionamento da mão para pizzicato, como apoio para "slap". Também atua na sonoridade, aumentando certas frequências. Ademais serve como proteção do captador contra o suor e estéticamente fica bacana. Eu uso no meu Bertola's Jazz Bass e no meu Precision 54 mogno.
    Abç

    denismonteiro
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    !
    eu usava no meu fender japa e uso no fender mm tbm, é bem legal como apoio pra slap e pra pizzicatto como o Maurício_Expressão e o Mauricio Luiz Bertola disseram.
    o legal é que joga o slap mais pro meio do braço, dando um som mais pesado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador com cobertura