Defasando cap emg40DC. Pode?

    Autor Mensagem
    Fairtrax
    Veterano
    # abr/08


    Fala Baixaria!

    Ao luthiers de plantão peço uma ajudinha.
    Seguinte, existe a possibilidade de defasar(passar do hambuk para single) um cap EMG 40DC?
    Tipo, eu sei que os hz é possível, pois ele tem 5pinos já os ativos da emg só tem 3. Exites a possibilidade de fazer este tipo de ligação?

    Vlw!

    kadudu2
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Sim é possivel
    levando em conta q ele tenha 4 fios condutores é possivel fazer varias ligações.

    Fairtrax
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kadudu2

    Poxa Legal!
    Já tava sem esperança. Tem idéia de como é?
    Tava pensando em colocar uma xave de duas posições Hamb/Sing.

    Vlw

    kadudu2
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Tenho os eskemas aki
    me add
    kadudu2@msn.com

    flw

    Fairtrax
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Blz meu chapa!

    agora é só aceitar

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    Fairtrax
    Seguinte, existe a possibilidade de defasar(passar do hambuk para single) um cap EMG 40DC?
    Como o nosso camarada kadudu2 comentou, é possivel desde que o captador possua 04 condutores.
    Agora, o que vc pretende fazer não se chama "defasar" e sim "splitar" o captador.
    Valeu!!!

    Fairtrax
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Vlw Penta_B

    me confundo as vezes com estes termos.

    Aqui está o esquema do cap
    null

    Bom se for como o Penta_B fala acho que não seria possível. Por que asim ele liga três fios no cap, mas saem 4 depois.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    Fairtrax
    Cara, a confusão é mais comum do que vc imagina.
    Defasar significa fazer uma ligação de maneira que as bobinas trabalhem fora de fase.
    Splitar significa cancelar o funcionamento de uma das bobinas do Humbucker fazendo com que o mesmo se "torne" um Single ao trabalhar com apenas uma bobina.
    Com relação à sua dúvida, eu não sei te dizer se um captador ativo possibilita essas alterações, pois só tenho conhecimento de ligações feitas em caps passivos.
    Valeu!!!

    kadudu2
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fairtrax

    Pelo q vi no eskema do site da EMG, esse captador do jeito q ta original nao é possivel fazer tais ligaçoes, pois ele so tem 2 condutores + Entrada da bateria ou terra.

    So seria possivel fazer isso nesse captador de uma forma arriscada e q possivelmente nao valeria a pena, seria abrir o captador e fazer a ligaçao direto da bobina, mas poderia danificar o captador ou comprometer a estrutura da caixinha.
    Para fazer essas ligações sem problemas nos emgs so nos passivos mesmo como o HZ.

    FLW

    Alex Navarro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Tenta fazer um esqueminha numa chave de duas posições e 3 pinos.

    pino 1 (extremidade direita - exemplo) solde uma perna de um capacitor de poliéster de 4,7nF e a outra perna do capacitor na entrada (onde é soldado originalmente o fio positivo do captador - geralmente no volume)

    pino 2 (pino central) solde o fio + positivo do captador

    pino 3 (extrem esquerda) solde um fio neste ponto e a outra ponta solde no mesmo ponto onde está o fio positivo onde foi soldado o fio que partiu da perna no capacitor.

    on/on

    1 2 3
    | | |
    capacitor O | |
    | + |
    + cap +
    out out
    |______|
    |
    |

    Assim, vc escolhe entre a passagem direta do seu humbuker ou a passagem dele pelo capacitor que dará um timbre com um pouco menos de volume e mais brilho assim como é um single, dando uma simulação simples desta splitagem. Na verdade não é.. só é uma modificação simples do som, mas é costuma dar um timbre semelhante a função que vc deseja.

    Faz tempo que não fasso isso e não fiz com esse cap, mas tente aí e veja se fica legal.. vc vai gastar aí uns 3,00 ou 4,00.

    Alex Navarro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O esquema ficou zuado aí, mas vai que é fácil

    Fairtrax
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Alex Navarro

    Muito obrigado pela dica.
    Pelo que percebi vc sempre está ajudando aos pobres leigos mortais.

    Vou testar e depois retorno pra dizer se deu certo.

    Até

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Defasando cap emg40DC. Pode?