Contra Baixo Acústico

    Autor Mensagem
    Rafaew
    Veterano
    # mar/08


    Fala pessoal blz?

    Bom pesquisei bastante sobre Contra Baixos Acústicos!
    Mas o que aparece muito eh o Baixolão!

    Estou querendo saber mais sobre o "Rabeção"

    Diferenças entre escalas 1/8, 3/4, 4/4....
    Creio que seja o tamanhos delas!!!
    Mas qual q Melhor?

    Bom tbm tem os Rabeçãos de 5 Cordas, a Dó
    Mas nunca vejo ninguem usar!
    Vale a pena ter?

    Bom achei um aqui em minha cidade um de 5 cordas
    E estava menos 2 mil!
    Gostei, mas não conheço nada de marcas deste instrumento!

    Então vai as perguntas!
    Quais as marcas mais conhecidas?
    Qual escala eh mais (1/8, 3/4, 4/4) viavel?
    O de 5 ou de 4 Cordas?

    Bom agradeço desde já!!!!

    Comente sobre o Baixo Acústico!
    Qualquer coisa eh valido!

    Valeu pessoal!

    eomer
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cara, uam vez perguntei sobre a escala
    parece que varia de acordo com a sua altura
    por exemplo, eu tenho 1,70 de altura,e me falaram que pra mim ficaria mais confortavel o 3/4

    VeEh
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Rafaew
    olha cara eu não conheço muito dos rabecões, mas por 2 mil não acho que seja de uma marca muito conceituada!

    pro pessoal que manja, tem algum otimo custo/beneficio nos rabecões?

    tipo os sjb75?

    Abraço!

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    Rafaew

    Sobre os tamanhos, não há uma regra. Em geral, o 4/4 é utilizado em execuções com orquestras. O 3/4 também é utilizado em orquestras, porém mais encontrado em bandas de Jazz e Instrumental, com larga aplicação em Bossa-Nova aqui no Brasil, e recentemente em shows de MPB e POP, na onda dos "Acústico MTV". Esses dias, aprendi aqui no fórum que um 3/4 também pode ser usado num gênero chamado Rockabilly para execução de técnicas de slap!

    As variações de 1/2, 1/4 e 1/8 hoje em dia são mais raros (eu pelo menos não vejo ninguém usando), em geral utilizados em linhas Jazz Waltz. Em todos eles, o "size" vai variar no tamanho da caixa e do espelho (escala). Em termos práticos, o 3/4 é mais fácil de ser transportado e mais leve. O 4/4 é um caixão tamanho família.

    Em geral, as pessoas que são altas acham que devem optar por modelos 4/4. Isso é lenda, não tem nada a ver... o que ajusta a altura desses instrumentos é o espigão, uma haste que fica na parte inferior do instrumento.

    Quanto os fabricantes, existe uma infinidade deles, mas só pra citar alguns, siga os links:

    Strunal, fabricação alemã.

    Maisel Bass, outro de fabricação alemã, utilizado por John Patitucci.

    Nhureson, fabricado Brasil, excelente instrumento, tenho um desses!

    Paulo Gomes, Luthier de São Paulo que fabrica contrabaixos tops, considerados entre os melhores. Figuras como Ron Carter e o próprio Patitucci têm instrumentos feitos pelo Paulo Gomes.

    Germano M, outro Luthier de São Paulo especializado na fabricação de contrabaixos verticais elétricos, ou Upright Bass. Também tenho um desses. O Germano, atualmente, é o primeiro e único Luthier a fabricar um Upright de 6 cordas (em particular eu não gosto, mas pra quem curte...).

    Existem também aqueles baixos chineses da Michael, mas esses eu não aconselho a comprar, gasta-se muito dinheiro posteriormente pra dar ao instrumentos condições básicas de tirar som. Em geral são feitos de compensado, e têm acabamento sofrível, e depois acabam se tornando instrumentos difíceis de se livrar. Em geral, esses chineses custam em torno de R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00

    Quando você for pesquisar mais na internet sobre o assunto, ao invés de "baixo acústico", procure sempre por "Double Bass".

    Espero ter ajudado!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    VeEh
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ClaudioBass
    ae claudio, o upright da um som mais parecido com o contra-baixo acústico ou com um elétrico fretless?

    Abraço!

    Rafaew
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eomer

    Aeh? Legal Cara! Valeu amigão!

    VeEh

    Isso que estou pensando tbm, não vi o Bass ainda!

    ClaudioBass

    Amigão ajudou muito msm! A cada dia gosto mais do Acústico!
    Atualmete estou com dois elétricos, comessei com elétricos, mas vou migrar agora pros Acústicos, adoro o som!

    Aproveitando quero um Bass Custo/Beneficio, vou comessar agora
    com este Instrumento! Qual vc me recomendária? Quanto de $$

    ClaudioBass Valeu Msm e até mais!

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    VeEh
    ae claudio, o upright da um som mais parecido com o contra-baixo acústico ou com um elétrico fretless?

    Isso depende também da captação e do circuito. O meu tem um timbre totalmente voltado pro acústico, até o "estalar" das cordas na escala é idêntico, e a execução com arco fica perfeita. Porém, no geral o som não vai chegar nunca a ser de um acústico puro, por melhor que seja a captação e o circuito. Tem sempre uma pequena diferença, que pra quem conhece consegue perceber!

    Agora, eu já vi verticais por aí que não tem diferença nenhum pra um fretless comum. Se fosse pra ser assim, era melhor ter logo um fretless!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Rafaew
    A cada dia gosto mais do Acústico!

    Pra quem toca, o acústico é uma "cachaça", você se envolve tanto com o instrumento que acaba até perdendo a mão pra tocar baixo elétrico, esquece que existe!

    Aproveitando quero um Bass Custo/Beneficio, vou comessar agora com este Instrumento! Qual vc me recomendária? Quanto de $$

    Dá uma olhada no site do Paulo Gomes, ele tem uns acústicos recondicionados na faixa de 3 mil. Uns são Austríacos, outros Canadenses e outros Chineses... ele compra esses baixos lá fora, trás pro Brasil e deixa o instrumento em ponto de bala. Eu já visitei o Atelier dele, é trabalho de primeira linha!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    VeEh
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ClaudioBass
    no meu caso vale mais a pena um upright, pois moro num "apertamento"... e para a facilidade de leva-lo.

    Você mandou fazer seu uprigth?
    se sim com quem?

    Abraço

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    VeEh

    Sim, mandei fazer meu Upright com o Germano M em São Paulo. Veja as fotos da construção no link: http://gravidadevertical.nafoto.net/arch2008-01-20_2008-01-26.html

    Veja bem... um bom Upright deve começar por obedecer as medidas do espelho de um acústico. Logo, essa coisa de "ocupar menos espaço" não é tão a ferro-e-fogo assim. Um Upright montado na estante, ocupa quase que a mesma área do acústico, veja pelas fotos. Quanto ao transporte, ele é um pouco mais fácil de levar sim, pelo fato de ser "slim", não ter toda aquela caixa acústica. Mas não esqueça, ele tem 1.65m de comprimento quando está desmontado da estante, em outras palavras, não cabe na horizontal do banco de trás de um carro!

    Se você for transportar usando o hardcase, essas medidas ultrapassam 1.70m. O vertical é mais fácil de transportar do que o acústico, mas dá trabalho da mesma forma!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Dpaulo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ClaudioBass
    tem idéia quanto tá saindo um Nhureson?

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Dpaulo

    Tem uma loja aqui perto da minha casa que é representante comercial deles, a Violões Carioca. Encomendando com eles, está saindo em torno de 5 mil.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    ClaudioBass
    Sim, mandei fazer meu Upright com o Germano M em São Paulo. Veja as fotos da construção no link: http://gravidadevertical.nafoto.net/arch2008-01-20_2008-01-26.html
    caracoles, que dahora...

    valeu por postar as fotos!

    Dpaulo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ClaudioBass
    sabe se tem site?

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Dpaulo
    sabe se tem site?

    Lá no início do tópico coloquei o link pra acesso... mas tudo bem, vai aqui novamente: http://www.nhureson.com.br/

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Dpaulo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ClaudioBass
    estava me referindo se a loja que vc viu o preço tem site...

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Dpaulo
    estava me referindo se a loja que vc viu o preço tem site...

    Desculpe Paulo, não tinha entendido...

    A Violão Carioca não tem site, mas tem os dados para contatos:

    RUA CONDE DE BONFIM, 214 RIO DE JANEIRO
    (21) 2234-6491
    (21) 2568-6156

    Outras revendas Nhureson aqui no Rio são:


    BATENDO NOTAS INST. MUSICAIS
    PRAÇA DEMETRIO RIBEIRO, RIO DE JANEIRO
    (21)3209-0397


    CASA DA MUSICA DE VOLTA REDONDA
    AV. LUCAS EVANGELISTA , 432 VOLTA REDONDA
    (24)3347-1093


    CASA OLIVEIRA DE MUSICA LTDA
    RUA DA CARIOCA, 70 RIO DE JANEIRO
    (21)2222-0290


    GENESIS COM. DE INSTR. MUSICAIS LTDA
    RUA CONDE DE ARARUAMA, 15 MACAE
    (22)2645-5083


    IN CONCERT - PROD. ARTISTICAS LTDA
    RUA VISCONDE DE PIRAJA, 303 RIO DE JANEIRO
    (21)2287-5136


    M. C. INSTRUMENTOS LTDA
    RUA SILVA JARDIM, 3 RIO DE JANEIRO
    (21)2524-6029


    P.R.S. 542 INST. MUSICAIS
    RUA CAROLINA MACHADO, 542 RIO DE JANEIRO
    (21)3016-8000

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    FindanS
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Quanto está custando em média um?

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    FindanS
    Quanto está custando em média um?

    Um Nhureson está em torno de R$ 5.000,00

    Dá uma olhada no link pra esse Eastman: http://www.americanas.com.br/AcomProd/17350/255769


    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    FindanS
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ClaudioBass

    Sou um leigo em marcas do acústico... essa marca é legal? Pelo menos divide em 12x pela americanas... e preço tá nas alturas, hehehe

    makumbator
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    FindanS

    A verdade é que não existe(mais) contrabaixo acústico de marca realmente de ótima qualidade, ao contrário do contrabaixo elétrico, em que ainda se pode ter instrumento de linha realmente top. Mas os acústicos de hoje não são mais assim(aquela história de redução de custos de produção + efeito China, etc..). Contrabaixo acústico excelente apenas de luthier, ou comprando um modelo antigo de marca. Mas para iniciar pode procurar um de marca(mas tem que verificar bem a unidade para saber se está legal).

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    FindanS
    Sou um leigo em marcas do acústico... essa marca é legal?

    Bem... a Eastman é uma marca famosa pela produção de Cellos. Conheço umas pessoas lá da Escola de Música Erudita que têm Cellos dessa marca, e quando compraram não foi preciso fazer nada... só aquelas regulagens corriqueiras de Luthier.

    Nunca toquei num baixo Eastman, e também não conheço quem tenha um. Derepente naquele fórum que o Makumbator indicou (http://br.groups.yahoo.com/group/baixoacustico/) pode ser que alguém te dê alguma dica sobre esse baixo.

    Mas... pelo valor de quase 7 Mil, acho muito mais negócio encomendar um Nhureson ou um Paulo Gomes ou um Jonas Caldas, pelo menos esses você tem certeza que são bons, tem referências!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    AdrianoM_PB
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Pessoal, boa tarde...

    Alguém sabe dizer se o Germano M. ainda tá fazendo aquelas maravilhas de prés e pickups?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contra Baixo Acústico