Problemas na parte ritmica

    Autor Mensagem
    Tarracha
    Veterano
    # mar/08


    Ooi :D

    Estava tentando improvisar na música Cantaloupe Island e notei que tenho uma grande dificuldade em criar um ritmo que fuja de somente colcheias ou semicolcheias, consigo colocar uma pausa ou outra, mas mesmo assim não é nada interessante.

    Estou utilizando as notas da pentatonica de F na região do braço da casa 12 a 16 e somente as cordas G e D, planejo utilizar mais cordas quando sair algo interessante para não ficar todo embolado.

    Tenho o livro do Pozzoli sobre ditado ritmico, seria interessante estudar ele? To evitando tirar música de rock ( independente da vertente ) e procurando novas músicas e cantores. Tenho escutado Marcus Miller e achei bem legal as músicas, mas não tiro pq meu slap é ridículo e no momento to focando em criar umas linhas interessantes com o pizzicato.

    Alguma dica dos mais experientes?

    []'s

    jkdias
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tarracha
    Estava tentando improvisar na música Cantaloupe Island e notei que tenho uma grande dificuldade em criar um ritmo que fuja de somente colcheias ou semicolcheias, consigo colocar uma pausa ou outra, mas mesmo assim não é nada interessante.

    fala irmão, pra tentar te ajudar me responde aí: Vc está querendo improvisar (fazer solos) ou criar grooves (bases)?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tarracha
    notei que tenho uma grande dificuldade em criar um ritmo que fuja de somente colcheias ou semicolcheias, consigo colocar uma pausa ou outra, mas mesmo assim não é nada interessante.

    Cara pega seu pozzoli (sim é de extrema importância estudá-lo), e só pra ajudar, pega um exercício (se for possível pegue vários e vá fazendo um após o outro, sem parar) que tem a mesma fórmula de compasso da música que vc quer improvisar e toque usando a divisão rítmica do pozzoli... Estudo assim de vez em quando e ajuda muito ...

    Faz aí e depois posta o resultado ...

    Tarracha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    jkdias
    Então, improvisar e criar solos...meu professor me falou pra fazer isso, eu tinha feito outras coisas mas eram grooves pq eu sempre começava na tônica e voltava pra ela hehe :(

    O lance de improvisar to achando bem complicado pq, no caso da Cantaloupe Island, são 8 compassos F7, 4 compassos Db7 e 4 compassos Dsus e depois se repete tudo, meu problema ta em variar pq o que eu fiz para o Fá foram só 2 compassos diferentes e repeti eles 4 vezes, no último compasso eu faço uma virada mais rapida utilizando sextina, isso seria um improviso? solo eu desconfio que não seja pq ta muito repetitivo!!

    Quando se repete, eu faço a mesma coisa de novo, parece q somem as idéias :(

    O pozzoli vou começar a estuda-lo pq ta complicado, sem contar quando eu não me perco no tempo aheuahu

    jkdias
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: jkdias
    · votar


    Tarracha
    o Fá foram só 2 compassos diferentes e repeti eles 4 vezes, no último compasso eu faço uma virada mais rapida utilizando sextina, isso seria um improviso? solo eu desconfio que não seja pq ta muito repetitivo!!

    tá mais para solo pq, teoricamente, o improviso não se repete.

    Cara vc já estudou os modos? Vc deve colocar uma idéia para cada acorde (e, preferencialmente colocar duas idéias para o acorde Fm7, uma para cada 4 compassos).

    Partindo do estudo da harmonia, defina os modos que serão utilizados em cada acorde, tipo:

    - Fm7: F eólio, F dórico, etc;
    - Db7: Db mixolídio, pentatônica de E, etc;
    - Dsus (se for sus pode fazer a festa): frígio, lócrio, mixolídio 4+, etc.

    só q tem q dar uma escutada na harmonia. Tem q ver se o cara q tá fazendo a cama está usando nonas, quartas, sétimas, sextas, etc. Se não me engano, a harmonia dessa música utiliza a 13 no acorde Fm7 (o herbie hancock joga essa tensão no piano, junto com a 4), o que te facilitaria o uso do F dórico.

    Edit: não sei, mas parece q estou fugindo um pouco da sua dúvida né? O lance é mais ritmo?

    Tarracha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    jkdias
    Cara vc já estudou os modos? Vc deve colocar uma idéia para cada acorde (e, preferencialmente colocar duas idéias para o acorde Fm7, uma para cada 4 compassos).

    Então eu posso repetir 4 compassos uma coisa e 4 compassos outra coisa?

    Modos só conheço por nome mesmo mas sei reconhecer se usa nona, quarta e etc

    []'s

    jkdias
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tarracha
    Então eu posso repetir 4 compassos uma coisa e 4 compassos outra coisa?

    pode sim, eu acho q fica até melhor pq 4 compassos pertencem ao início do chorus e os outros 4 pertencem ao final do chorus. Só que como eles se juntam, parecem ser 8 compassos.
    Como fica difícil dividir em 2 grupos de 4 compassos muita gente "corta" 4 compassos do Fm7 na hora dos improvisos (se não me engano, até o gifone faz isso). Fica assim: 4x Fm7, 4x Db7, 4x Dsus, 4x Fm7... mas é melhor fazer os 8 mesmo.

    vc tem facilidade de tirar músicas de ouvido? Se tiver, sugiro baixar as versões dessa música com herbie hancock, pat metheny, gifone, brian bromberg e tire os solos de todos os instrumentos. Isso vai te ajudar demais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas na parte ritmica