Baixo de luthier, ajuda!

    Autor Mensagem
    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: MkThEbEsT


    Falae, galera!

    Ah um tempo tinha criado um topico para compra de um novo baixo na faixa dos 2000,00 ou poco mais.
    Tava no pareo um Cort e fazer um baixo de luthier (coisa que eu sempre tive vontade de fazer).

    Entrei em contato com o Erasmo Lousada, luthier conhecido e que me recomendaram, que é de Fortaleza e o cara eh mto gente boa, educado.. ele disse que o preço dele da madeira, trastes, é R$: 1.000,00 (é salgado, mas pelo trampo do cara de qualidade acho que compensa).
    Ai toda a parte de hardware fica por minha conta, é dae que crio este topico, pois não sei exatamente do que consiste (ou seja, o que falta para "completar" o baixo...)
    Então no caso, peço um conselho a moçada que entende de marcas de qualidade(quero algo de qualidade, pode ser TOP e com qualidade boa.. mas quero fazer um puta baixo pro resto da vida ;P).

    E a duvida maior consiste na captação, que captadores posso pegar e talz... eu toco a mto tempo ja, mais nunca fui de parar em loja e ficar testando outros baixos etc, não tenho tempo... vejo mais em videos.. então posso dizer que o som que busco é algo pesado, mas beeem rasgado.. algo nitidamente como timbre do Justin Chancellor, etc. Um trecho do tipo de timbre é esse aqui -> http://mkthebest1.discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/mp3/distbass.m p3 (Senha: 123456) o arquivo é pequeno... so pra sacar o timbre.
    Sei que os melhores são EMG, Seymor Duncam e talz...

    Pra quem não quer baixar o mp3, vai um link do youtube para ver o timbre (nem vejam na execução do cara que ta meio falha, mais o timbre forte e estalado e talz... pra ver qual estilo de captação se encaixaria melhor e talz.) LInk -> http://www.youtube.com/watch?v=4NawetqSffE

    AH, antes que eu esqueça... Baixo vai ser de 4 cordas.

    Espero colaboração!

    Forte abraço a todos!

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pedi até ajuda ao proprio.. e ele me mando está mensagem.

    "cara, costumo falar pra galera que tu pode ir fazendo teu instrumento, por exemplo..
    capricha no captador e circuito (se quiser usar),as tarrachas, ponte, tu compra da condor que faz umas pontes bem legais e baratas, e as tarrachas tu manda umas wikson que são legais e tem um custo beneficio legal.
    bem pra isso tu gasta por volta de uns 1800 a 2000, mas se tu quiser mandar ponte e tarracha gotoh, shaller, vaiu pra uns 3 paus, mas tu vai ter "o instrumento".
    e eu te dou garantia na construção do instrumento por enquanto o baixo for teu.
    daqui a 10 anos....
    beleza?
    tamo por aqui !!!
    valeu !"

    THE BASSMAN
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MkThEbEsT

    Cara, veja bem se vc ta preparado mesmo p um baixo de luthier, com 3000, dá p comprar um baixo muito bom de "marca".
    Falar em desvalorizacao de instrumentod e luthier é chover no molhado, e se enjoar...dançou.
    Eu por exemplo, gosto de fender, e 4 cordas (pessoal), os outros q tenho, fico na rotatividade sem parar, pq enjoo rapido....luthier pra mim é coisa bem distante, pq do jeito q sou perderia grana facil.
    Pense bem e boa sorte.
    ps.//não é balde de agua fria nao, mas ja me vi nessa situação VARIAS vezes.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Falae, The bassman.

    Sempre dando dicas interessantes.

    Cara ja pensei mto nisso.. mais é tipo um "sonho de consumo", sempre tive vontade de ter um.. e ja botei na cabeça.. quero ter um pro resto da vida mesmo e talz...

    Eu particularmente acho mto bons baixos como fenders, musicman, etc... mais eles não são tanto "sonhos de consumo" meu... um baixo que curto bastante é rickenbacker(que ta fora dos padroes) hehe e Wal(pois tem mtos baixistas que axo excelentes que usam e axo o timbre fantastico).

    Abraço!

    PS: To peqsuisando direto sobre captadores mais eh mta informação, hehe... não sei se coloco captadores J/J ou SoapBar(Humb)... to mais pro captadores humb msm.. axo dum peso do caraio, mas dizem q n tem o timbre tao rasgado como o que mostrei na mp3 ae, o q dizem que consigo com captadores J/J... ai dei uma fuçada em um Seymour Duncan AJJ-1.

    Abraço, novamente!

    Rdg Bass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MkThEbEsT
    Poe captação P/J da Seymour Duncan e as ferragens que ele te falou que tu vai gastar uns 700 conto se for deixar passivão

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MkThEbEsT

    Te recomendo os captadores NBS,testei um baixo com os ERT,tocando músicas do Tool inclusive (Parabola,Sober,Schism e Hooker With a Penis) e consegui um timbre bem pesado e rasgado,realmente um senhor captador.

    Entre em contato logo com o Alex,por que eu ouví falarem que ele vai parar de vender captadores,só vão passar a vir em seus baixos.

    Recomendo também o captador Seymour Duncan SMB-4d (cerâmico),que é um puta captador com um som bem pesado,com muitos médios bem roncados e presentes,um set desses captadores (braço e ponte) e umas chaves pra mudar a sua ligação (série/paralelo) e umas pra defasar as bobinas,você tira o timbre que quiser,se colocar um circuito ativo de qualidade,fica melhor ainda.

    Com isso é garantia de bons timbres que se aproximem do que você procura,já que pelo que eu lí e pude notar,os captadores do Wal do Justin Chancellor soam bem parecidos com esses humbuckers da Seymour Duncan.

    Só nessa brincadeira de captadores você vai gastar fácil uns 1000-1200 reais,mas é um investimento pra vida toda,pois qualidade você vai ter.

    As ferragens recomendo as Condor mesmo,elas quebram um bom galho até,as tarrachas afinam bem,e as pontes dão pra regular com facilidade as oitavas e a altura das cordas.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MkThEbEsT

    Blz cara!
    Entao, se vc tem mesmo esse sonho, tem q ir atrás.
    A meu evr o q vc deveria fazer o melhor possivel era na construção..fazer do jeitinhoq vc quer, com melhores madeiras, top bonito..sei la..do seu gosto .
    O hardware, vc pode ate colocar alguma coisa barata, se estiver meio sem grana....mas q vai melhorando com o tempo, ate hj ter "o baixo".

    é isso ae cara!
    boa sorte
    abçs

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: MkThEbEsT
    · votar


    Rafael do baixo,
    Cara muito obrigado pelas dicas, é interessante pq vc ja conhece o tipo de som, o que torna a dica ainda mais valida.

    Cara eu to pensando em adquirir 2 captadores desses Seymour Duncan que vc disse: SMB-4d (cerâmico). Você acha que compensa?
    Outra coisa... este captador é passivo e ae seria bom eu colocar um circuito ativo? (desculpe a ignorancia.. mais n entendo mto a diferenca de um captador ser passivo e o circuito ser ativo, coisas que tenho q aprender eheh).

    Curto mto esse estilo de caps... tpw "2 singles juntos" humb.. tem um puta peso.. e eh isso q quero.

    Nesse mesmo video que postei no inicio do topico, tem esse mesmo cara do video tocando com um fender jazz bass americano... o timbre também é mtoo foda, só que você ve nitidamente a "falta" de peso em relação ao Wal. (o que me ajuda mais ainda em querer caps desse estilo ao inves do estilo J/J).

    The Bassman,
    Claro, ainda vou pgar mais dicas.. não vo gastar uma boa grana sem antes pensar em tudo.. hehe

    Forte abraço e aguardo mais opiniões.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MkThEbEsT

    Eu acho que compensa sim cara,esses captadores são excelentes,o resultado fica melhor ainda se você colocar um circuito ativo da própria Seymour Duncan,mas vai sair bem caro 2 caps desses e um circuito,no mínimo 1200 reais,mas se você quiser um baixo de qualidade e pra vida toda,vale o preço sem dúvidas.

    O ideal pra esses captadores é usar chaves pra mudar a ligação dos captadores e a bobinagem,assim você consegue ter ainda mais variedade de timbres.

    Dá pra tirar um som bem pesado usando captadores single J/J,tipo os EMG e os Seymour Duncan ativos,ou o Seymour Duncan Quarter Pound,eles funcionam muito bem sozinhos,com muito peso,definição e limpeza sonora,mas ainda dá pra dar uma empurrada no som deles usando um bom circuito ativo.

    Te recomendo testar algum baixo com essa captação Seymour Duncan,pra você poder ter certeza de que eles vão te dar o som que você quer.Tem os Cort GB94 que tem esses captadores de fábrica,mas vê com o seu luthier se ele não tem nenhum instrumento na oficina dele que tenha essa captação,e que você possa testar.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Vou da uma estudada mais e uma escutada... parece ser um puta dum captador mesmo!

    Quanto ao circuito ativo?qual você me recomendaria...

    Ah e sobre esse lance de ter captadores passivos e circuitos ativos(talvez esteja falando merda... ) é pq ainda não sei sobre essa parte.

    Abraço!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MkThEbEsT

    O circuito recomendado pela própria Seymour Duncan é o STC-3M3/3M4 da própria marca,mas nada impede que você use um circuito Aguillar ou um de outra marca de nome.

    O mais comum no mercado é baixos com circuito ativos e captadores passivos,isso é legal por que,colocando uma chavinha ou push-pull,dá pra você desligar o circuito quando quiser,uma mão na roda pra casos onde a bateria se esgote durante um show ou ensaio,é só desligar o circuito e usar apenas os captadores passivos mesmo.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Agora entendi.

    Brigadão Rafael.

    To tentando achar esse circuito STC-3M4 da Seymour Duncan só que infelizmente não acho em canto nenhum para vender. Sabe onde encontro? E conhece outro tão bom para ser usado?

    Abraço!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MkThEbEsT

    Só ví esses circuitos pra vender em lojas aqui no RJ,mesmo as que não tem no estoque encomendam eles a pedido do cliente.

    Uns circuitos muito bons que eu pude testar ultimamente são os Aguillar e os ToneChaser,gostei muito deles,dá uma olhada no ML que você deve encontrá-los,e vai poder tirar suas dúvidas com os vendedores.

    Os Aguilar eu sei que tem no site da loja Made In Brazil,mas estão muito caros.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Vlw Rafael... agradeço mais uma vez a atenção!

    Ainda espero opinioes de outros feras ae, como o Bertolla, etc.

    Mas me ajudou mto!

    Prox semana to indo la pra debater uns assuntos, como a madeira(outro assunto que nao tenho mta nocao)... q tipo de madeira ficaria interessante pegar?

    Abraço!

    rcardo_lemos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Oolá

    Estou com o mesmo proposito de vc, MK... um baixo na faixa dos 2000, seja de luthier ou de marca, no caso sondando um Cort hehe
    E sempre vi afirmações como a do BASSMAN

    Falar em desvalorizacao de instrumentod e luthier é chover no molhado, e se enjoar...dançou.

    Mas... pensando... fazendo esse esquema, de encomendar uma puta construçao, com uns puta caps e circuito, e ir incrementando o hardware aos poucos..
    Caso a pessoa enjoe do baixo, ela nao poderia simplesmente mudar alguma coisa na captaçao ou no circuito? Assim já seria um som bastante diferente do baixo original, sem comprar outro do mesmo nivel, o que sairia caro

    Ou a construçao e tipo de madeiras influem tao significativamente assim? (claro... levando em consideraçao que o baixista caçou e caçou e caçou em outros baixos as melhores formas de corpo, braço, etc, para suas caracteristicas pessoais)

    Flww

    jkdias
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    THE BASSMAN
    rcardo_lemos
    Falar em desvalorizacao de instrumentod e luthier é chover no molhado, e se enjoar...dançou.

    a vantagem q pode existir neste caso é comprar um baixo de luthier se segunda mão, vc paga bem mais barato. Só q tem q testar bem o baixo antes e tal...

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: MkThEbEsT
    · votar


    Concerteza ricardo_lemos.

    Sua observação é bem interessante.. eu acho que fazer um baixo de luthier é um sonho de mta gente(so que a maioria tem receio)... eu to afim de engrenar o projeto pra frente... proxima semana to indo la no Erasmo Lousada trocar umas ideias.

    Mas antes seria interessante o pessoal com mais experiencia trocar umas ideias por aqui...

    Forte abraço!

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Vim agradecer ao pessoal que troco ideia por aqui, principalmente o Rafael.

    Hoje fui la no Erasmo, troquei ideias com o cara e vou fazer meu baixo.. daqui a uns 3,4 meses volto por aqui e posto como fico o bixin, vai ficar do C****!

    Abraço!

    maquiro
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: maquiro
    · votar


    MkThEbEsT

    Parabéns pela decisão. Depois manda umas fotos pra nós. Um dia ainda mando o Erasmo fazer um pra mim também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo de luthier, ajuda!