Tirar o circuito Ativo

    Autor Mensagem
    VeEh
    Veterano
    # fev/08


    Eae pessoal!
    Seguinte, vou começar a brincar de luthier!
    Tenho um baixo desfretado em casa e o que me desagrada nele é o fato dele ser ativo!
    Não quero gastar dinheiro nele agora, pois eu não costumo usa-lo com a banda.

    Queria eu mesmo fazer um teste de tirar o circuito ativo, e colocar os controles de volume e tone.
    Alguem tem um esquema para eu fazer isso?

    Precisa comprar outros potenciometros? outro jack?
    Enfim que peças novas eu teria que comprar?

    Desde já obrigado!
    Abraços!

    DotCom
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Precisaria comprar outros potenciômetros, já que os do circuito ativo geralmente são de valores menores.
    Um jack novo também é uma boa.

    Os esquemas você consegue no site da seymour duncan.

    VeEh
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    DotCom
    que potenciometro seria interessante eu comprar?
    qual valores?


    abraço!

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    VeEh
    Qual o baixo, quantos furos ele tem, quais os captadores? É necessário falar isso pra indicar corretamente o que fazer.

    O certo é que você vai ter que comprar potenciometros novos, um jack mono e um ou dois capacitores.

    Não reaproveite os potenciometros do circuito: deixe eles lá junto ao circuito, pois caso queira utilizá-lo depois vai ficar bem mais fácil.

    VeEh
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    conehc
    É um Condor estilo music man.
    tem um captador humbuquer na ponte.
    4 potenciometros, sendo eles: volume, grave, médio, agudo.
    e 1 jack na lateral.

    eu queria, inicialmente, só tirar o circuito e depois com a experiencia ganha tentar colocar uma chave para defasar o captador.

    mas vamos ao básico: quais valores de Pots que eu deve comprar?

    Abraço e vlw!

    Fredilson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Achava q esse condor era passivo oO'


    como você tem 4 furos vc pode usar um volume e um tone p cada bobina... (nunca vi esquema de um tone pra cada um mas acho que deve dar pra fazer)

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    VeEh
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=musicman_passive

    Esse é o mais básico que dá pra arrumar.

    Se quiser o baixo com um volume, um tone e uma chave pra defasar os captadores, é so misturar o esquema abaixo com o primeiro esquema

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=musicman_3way

    pra fazer isso, o fio que está escrito "connect to grey wire from preamp" voce vai ligar no lugar onde no outro esquema estao ligados os fios vermelho e preto. Já o preto escrito "to ground" voce vai ligar na carcaça do potenciometro de volume, no lugar onde estao ligados os fios verde e branco no outro esquema, entendeu? Os poenciometros são 250K, o capacitor de poliestar .50uF e o switch eu não faço a mínima idéia de onde comprar

    Fredilson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    conehc
    me explica como funciona essa parada de defasar já que vc tocou no assunto... eu tenho um OLP e já pensei em fazer alguma mudança na eletrica pra eu conseguir uma gama maior de timbres... isso ajudaria? oq que iria mudar?

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fredilson
    Defasar, como o nome diz, é colocar as bobinas fora de fase. Isso vai alterar bastante o som, pode ser útil pra conseguir mais versatilidade, já que o som muda muito (fica meio magro)

    o esquema pra fazer isso é o seguinte:
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=phase_switching_for_hb

    Tem que ver se seu humbucker tem 4 fios expostos, porque se a ligação em serie for feita dentro do captador, indo pro exterior só 2 fios não dá pra fazer nada.

    Variações interessantes:
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=phase_switch_coil_split_hb

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=series_spl_parallel-w-phase

    VeEh
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    conehc
    é no meu caso só tenho 2 fios expostos...
    vou ter que ligar como humbuquer mesmo!

    o problema é que está uma bagunça aquele circuito!
    no fim de semana eu posto fotos pra voces verem!

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    VeEh
    sem segredos entao, se tem só dois fios é porque ele está internamente ligado em paralelo. é só soltar os fios do captador dos fios do circuito e montar o circuito passivo. Creio que você vá ter de deixar dois potenciometros lá sobrando pra nao ficar dois buracos no baixo.

    VeEh
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    conehc
    voce acha que vale a pena trocar o cap de fabrica por um desse?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-70111136-captador-music-man-aln ico-kent-armstrong-bass-andrellis-_JM

    Fredilson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    conehc
    deixa eu ver se eu entendi... se eu utilizar um esquema com uma chave daquelas eu vou poder usar:
    em série (o captador vai funcionar cm um single)
    em paralelo (o captador vai funcionar como humbucking)
    defasado (com bobinas fora de fase)

    assim??

    então se eu fosse usar um esquema desses eu poderia tirar um dos volumes para dar lugar a chave ou seria mais vantagem continuar com os dois volumes?

    DotCom
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pode-se ligar em série ou paralelo, em fase ou fora de fase. Teoricamente, isso dá 4 opções.
    Mas não sei se todas essas formas são realmente "utilizáveis".

    Fredilson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    up q eu acho que o conehc n viu :P

    conehc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    VeEh
    olha, se os captador da condor não estiver te satisfazendo até compensa trocar. O preço não é tão alto e com ele você pode fazer ligações serie/paralelo/single ou entao colocar eles sempre em paralelo e um volume para cada bobina, pode defasar com um potenciometro e por ai vai. as possibilidades são muito grandes

    Fredilson
    depende de qual esquema. série e paralel são dois tipos diferentes de ligação dos humbuckers. single ou split é quando voce usa só uma bobina do humbucker. defasado ou phase é quando voce inverte uma bobina e isso cancela algumas frequencias. Particularmente, para o baixo eu nao gosto de captadores defasados.

    Uma ligação série/paralelo/split ja é suficiente (um exemplo é que os MM tem só esse tipo de chave). Se for fazer uma ligação assim você pode tirar um volume, fica com um só que é até melhor, não vai ter que ficar furando o baixo pra colocar chave.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirar o circuito Ativo