Ação alta(1.4cm)+ Braço reto - luthier

    Autor Mensagem
    Zealot K
    Veterano
    # jan/08


    A ação do meu baixo está absurdamente alta, mas o braço ta retinho, então a curva está entre o braço e o corpo, e não tem luthier na minha cidade, nem perto!

    Tenho quase todo tipo de ferramenta em casa, se alguem estiver disposto a me dizer o que fazer eu agradeço muito!

    Sera que se eu soltar o braço, e calçar ele de modo que ele fique menos \/ e mais --, n seria viavel?
    Meus dedos agradecem.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Zealot K

    Já tentou baixar os carrinhos da ponte?

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Zealot K
    sua lógica está certa, mas é um serviço delicado de se fazer. e perde-se um pouco de sustain com isso, mas nada perceptivel se bem feito.

    primeiro verifique a ponte, como disse o THE BASSMAN.

    diga também a marca e o modelo do instrumento.

    o ideal seria voce abaixar a ponte até a ação ficar boa. mas pra esse tanto depende muito do modelo da ponte, nem todas abaixam tanto. mas é a primeira coisa a se fazer antes de desmontar seu baixo.

    VeEh
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Uma dúvida:
    Eu tenho as chaves para abaixar os carrinhos da ponte. Se eu abaixa - los (para diminuir um pouco a ação das cordas) eu tenho que regular o tensor também?

    p.s: o braço não está empenado nem nada, é que eu estou tentando fazer uma pegada mais leve.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    VeEh

    não brother, nao mexe no tensor, abaixa as cordas e confira se ele fica mais confortavel e sem trastejo. Se der para abaixar bem, mas ficar trastejando, pode ter trastes desnivelados...ai já temq ter um luthier para alinhar isso p vc.

    Zealot K
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    A ponte ta no zero, é aquelas simples, com mola nos cilindros...
    ja pensei em afundar a valeta dos cilindros (onde encaixa a corda), mas daí ia encostar no captador.
    O baixo é um biscayne two miami series, ele é velho pra caramba, mas ta em bom estado... e tem um som massa.
    então é viavel eu tentar melhorar o ângulo dele desse jeito?

    Zealot K
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mexo ou n mexo?

    makumbator
    Moderador
    # jan/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    Zealot K

    Como vc disse que a ponte está no zero, e o braço reto, vc precisaria de luthier. Provavelmente seria necessário escavar a madeira no local da ponte, para com isso ela ficar mais baixa, e vc poder ter ainda mais campo para reduzir a ação das cordas. O probelma dos capatdores é simples, seriam baixados em seus parafusos de regulagem de altura, e se não for suficiente, acho que teria que ter sua área escavada também. Outra solução seria aumentar a altura da base do braço(com isso ele ficaria mais no alto), mas tudo isso só um luthier poderia avaliar.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Zealot K
    vou só reforçar o que disse o makumbator

    abaixa tudo a ponte. se bater no cap, abaixa ele tambem. não recomendo voce tentar gastar a ponte. isso é pouco preciso e muito trabalhoso.
    se mesmo assim não der, aí o lance é mexer no encaixe do braço mesmo.

    se voce mexe ou não, vai de voce.
    se voce acha que é capaz de botar esse calço sem estragar nada, manda ver.
    é um trabalho um pouco cansativo, tem que tirar todas as cordas, desparafusar, mexer, reparafusar, re-encordoar e afinar. se ficar ruim, repete tudo outra vez...
    cuidado pra não espanar nem as madeiras nem o parafuso.

    lembre-se que voce pode (1) tentar aumentar a altura, mantendo ele paralelo ao corpo; ou (2)pode tentar mexer no angulo, calçando mais a parte junto ao corpo que a parte de fora. mexer no angulo é mais dificil, um pouquinho de nada que voce mexe já dá uma difernça brutal, podendo chegar a bater a escala nas cordas.

    se estiver receoso, leve num luthier.

    VeEh
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu começo rodando quanto?
    1/4 de volta?
    para abaixar a altura é no sentido horário ou anti-horario?

    makumbator
    Moderador
    # jan/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    VeEh

    Mas vc não disse que o braço está bom? Então mexa APENAS nos carrinhos da ponte. Se as primeiras casas estiverem duras, pode ser necessário levar em luthier para corrigir a altura do nut

    VeEh
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    então, o carrinho tem 2 parafusos.
    eu começo rodando quanto cada parafuso?

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    VeEh
    não precisa tanto cuidado, não é tão sensivel como mexer no tensor.
    recomenda-se afrouxar as cordas um pouco, mexer e reafinar. faça uma corda por vez pra não perder a afinação.

    Zealot K
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Vou tentar...
    Eu acho...

    Zealot K
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tentei e desisti, afrouxei as cordas, desapertei os parafusos, com dificuldade por sinal, mas o braço ta colado, e se forçar, racha.

    Então, sem solução, só se mandar num luthier?

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Zealot K
    Tentei e desisti, afrouxei as cordas, desapertei os parafusos, com dificuldade por sinal, mas o braço ta colado, e se forçar, racha.
    não é comum estar colado, mas vai saber....

    melhor não forçar nada.

    Então, sem solução, só se mandar num luthier?
    é sempre mais garantido...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ação alta(1.4cm)+ Braço reto - luthier