Até onde é correto usar artifícios de Tabs ou programas!?

    Autor Mensagem
    Guilherme Saliba
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Guilherme Saliba


    Primeiramente gostaria de dizer, que mesmo sendo novo neste fórum, já me sinto a vontade para criar dúvidas e também saná-las!

    Mesmo porque, a boa vontade do pessoal aqui, me impressionou. Todo o tipo de dúvida é discutida, assim como, as soluções e sugestões que sempre são vindouras decorrentes das dúvidas!

    Pois bem, eu estou encontrando uma dificuldade absurda, a qual eu jamais pensaria que iria dar de cara! Sempre toquei em bandas com os estilos mais conhecidos e consequentemente mais tabs são encontradas facilmente!

    Ocorre que no momento estou em uma banda Gótica, a qual possui cover de bandas underground que ninguém conhece.

    Resultado : tenho ensaio logo mais, e sem tablaturas, percebi, que não sou nada. Logo, reconheço, que sou um péssimo músico. Nunca tive dinheiro pra ter aulas, eu aprendi a tocar violão por exemplo, com aqueles livrinhos de banca, com as numerações dos dedos! O braço do baixo, a posição das notas e os respectivos nomes, fui só aprender semana passada! E a situação piora mais ainda, levando em conta, que a maioria das musicas góticas, tocam geralmente em tons diferentes. Meio tom, etc....o que dificulta mais ainda a percepção do baixo, afim de ser tirado de ouvido!

    O que eu queria desse tópico, é como, por exemplo, posso realizar exercícios que ajudem a ouvir uma musica, e já ir começando a fazer a tablatura dela, sem precisar ver nada, conseguir tirar de ouvido! Pra mim parece uma coisa impossível. Tem gente que diz, que é fácil, e eu pergunto, se eu vendar seus olhos, e tocar uma nota no baixo, você saberia qual foi? Todo mundo diz não, entao eu pergunto, como que você não consegue saber uma nota simples tocada no baixo, mas consegue tirar uma musica com várias notas e ainda misturadas no meio de outros intrumentos?