Até onde é correto usar artifícios de Tabs ou programas!?

    Autor Mensagem
    Guilherme Saliba
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Guilherme Saliba


    Primeiramente gostaria de dizer, que mesmo sendo novo neste fórum, já me sinto a vontade para criar dúvidas e também saná-las!

    Mesmo porque, a boa vontade do pessoal aqui, me impressionou. Todo o tipo de dúvida é discutida, assim como, as soluções e sugestões que sempre são vindouras decorrentes das dúvidas!

    Pois bem, eu estou encontrando uma dificuldade absurda, a qual eu jamais pensaria que iria dar de cara! Sempre toquei em bandas com os estilos mais conhecidos e consequentemente mais tabs são encontradas facilmente!

    Ocorre que no momento estou em uma banda Gótica, a qual possui cover de bandas underground que ninguém conhece.

    Resultado : tenho ensaio logo mais, e sem tablaturas, percebi, que não sou nada. Logo, reconheço, que sou um péssimo músico. Nunca tive dinheiro pra ter aulas, eu aprendi a tocar violão por exemplo, com aqueles livrinhos de banca, com as numerações dos dedos! O braço do baixo, a posição das notas e os respectivos nomes, fui só aprender semana passada! E a situação piora mais ainda, levando em conta, que a maioria das musicas góticas, tocam geralmente em tons diferentes. Meio tom, etc....o que dificulta mais ainda a percepção do baixo, afim de ser tirado de ouvido!

    O que eu queria desse tópico, é como, por exemplo, posso realizar exercícios que ajudem a ouvir uma musica, e já ir começando a fazer a tablatura dela, sem precisar ver nada, conseguir tirar de ouvido! Pra mim parece uma coisa impossível. Tem gente que diz, que é fácil, e eu pergunto, se eu vendar seus olhos, e tocar uma nota no baixo, você saberia qual foi? Todo mundo diz não, entao eu pergunto, como que você não consegue saber uma nota simples tocada no baixo, mas consegue tirar uma musica com várias notas e ainda misturadas no meio de outros intrumentos?

    Por enquanto, a única coisa que eu realmente aprendi, é que sem conceito musical, tudo se torna mais difícil. Mas eu estou lendo que me aparece pela frente na internet, sobre escalas, notas etc...

    Então, vos pergunto! ATÉ ONDE, É ''SAUDÁVEL'' usar tablaturas ou Guitar Prós da vida! para tirar músicas? pelo jeito, isso me prejudicou, pois se não existisse essa moleza de Guitar Pro ou de Tabs, eu teria sido obrigado a aprender na raça!

    O que eu posso fazer para melhorar isso? Ou gostaria, que cada um aqui, compartilhasse e falasse como faz isso! Qual técnica usa, como aprendeu, e por aí vai! Qualquer coisa ajuda!

    Muito Obrigado!

    Du Bass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Ola. Primeiramente:

    O que eu queria desse tópico, é como, por exemplo, posso realizar exercícios que ajudem a ouvir uma musica, e já ir começando a fazer a tablatura dela, sem precisar ver nada, conseguir tirar de ouvido!
    Treinando tirar musicas de ouvido.


    Para tirar uma musica de ouvido não é dificil. Vamos a uns conceitos basicos:
    -Pegue a parte da musica,e identifique o que o baixo esta fazendo,e tente reproduzir com a boca o mesmo,no mesmo tom,ou seja,na mesma nota.
    -Pegue o contrabaixo e tente tirar isso. Agora,como saber que nota esta? Simples. Tente acertar a nota no braço e que o tom dela coincida com o tom que vc fez na boca,ou seja, com o tom da musica.

    Essa é a tecnica que eu uso. Eu identifico o que o baixo faz na parte da musica,reproduzo pra mim mesmo lentamente,e vou no baixo tentar acertar.
    Nem sempre isso se da 100% correto,pois tem as ligaduras que só com muito tempo voce ira identifica-las com mais facilidade,e assim por diante.
    Nunca pegue mais do que 5 segundos da musica por exemplo caso esteje dificil. Vai com calma,faz parte por parte.

    Com o tempo,isso vai ficando muito mais facil,vc vai gravando os tons das notas,e vai sabendo com mais certeza que nota é,e ja fica mais facil pra toca-la. Essa tecnica eu nunca vi em lugar algum,eu mesmo a desenvolvi inconcientemente.

    Mas olha,só com treino vc vai se aperfeiçoando a tirar de ouvido. Quando a influencia desses programas,bom,vc tem que confiar neles,saber se a transcrição esta perfeita,e toca-la e aprende-la. Não da para saber se esta errada,só se vc resolver transcreve-la tb. Isso é um dos problemas,nem sempre ela pode estar correta. E concerteza,ela vai empobrecendo o musico. Chega a um determinado tempo em que o musico nem mais a grava na cabeça,toca olhando pra ela,mas sem ela não consegue pois não a guardou na mente. Mas por exemplo,vc precisa tirar uma musica urgentemente pra uma ocasião,dai vale a pena.

    Abraço. Espero ter ajudado. Fique com Deus. E tenha um ótimo Natal.

    Lucas Gatto
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    eu soh me fodi por conta das guitar pros da vida, só agora, dps de 5 anos q meu ouvido esta ficando "bom", mas em compensação, sempre estudei mta teoria, o q me ajudou mto!

    mas é isso ae, auhauh faça aulas, ou não, eu fiz só 6 meses, mas suguei o professor até o talo, e dps comprei livros de teoria, leitura, harmonia e improvisação e fui a luta sozinho, e claro, sempre procurei mto ajuda aqui no forúm

    dani_low
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    acho q guitar pro e afins tambem serve se vc quiser uma musica q vc n consegue tirar ainda, mas tem interesse na tecnica q a musica exige sacou?
    tirar de ouvido eu to começando agora e eu acho q se vc msmo tirar n esquece, so se passar mto tempo sem tocar aquilo, eh mais facil esqucer uma tab pra mim.....

    Gui
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    já fui viciado em gp..hoje só uso pra compor!=DDD

    eu comecei tirando músicas faceis..comecei com ramones mesmo!
    ai quando meu ouvido tava acostumando..eu comecei a tirar coisa mais complexa..quando não conseguia..tentava pegar auxilio nas cifras...pra saber pelo menos o tom que tava

    o negocio é tu ouvir bastante música e ficar com a tab do lado..pra acompanhar...sem tocar..só ver mais ou menos o som de cada nota..isso me ajudou...comecei gravando o som do ré (5 casa da corda lá)..ai eu já tinha ideia se era mais grave ou mais agudo que o ré...e foi indo!=D

    você tem que se acostumar com o som das notas...ai tu vai ouvir e já vai saber mais ou menos onde está...

    Du Bass
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Du Bass
    · votar


    Tenho uma dica muito importante pra voce.

    Com o tempo voce vai guardando as musicas na cabeça,juntamente com o tom certo delas.
    Por exemplo,pegue 7 musicas na quais elas comecem ou são em tom diferentes,uma em dó,outra em ré..e assim vai.

    Quando voce não lembrar de um tom,voce traz determinada musica com esse tom a cabeça,voce ja vai identificalo. Isso eu percebi,por uma época gostar de um grupo em que eu tocava só musica deles,e a maioria das musicas eram em Mi. E isso me facilitou a guardar o tom da nota Mi na cabeça.

    Espero que tenha intendido essas e as minhas dicas la em cima.

    E a propósito,como esta o contrabaixo que vc trocou?

    Abraço. Fique com Deus.

    Guilherme Saliba
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Oi pessoal!! Desejando também um feliz natal a todos daqui! E um ano novo alegre!!


    Agradeço muito as respostas! Li atentamente todas as sugestões! E vou colocá-las em prática!!!

    Gostaria que o pessoal também se sentisse a vontade para ir comentando mais sobre isso, pois acredito que tem bastante gente na mesma situação que eu! No final...uma coisa que foi feita pra ajudar, como as tabs e programas.....infelizmente, agente abusa do uso...e só fica naquilo!!!



    [/i]E a propósito,como esta o contrabaixo que vc trocou?[i]

    Du! ele ta otimo cara!! hahahaha, AMEI!!! ja fui em varios estudios! por incrivel que pareça, todos acharam o som dele muito legal. e eu fiz um vídeo!!!

    tem como colocar no forum? ou só jogando no youtube mesmo?

    Du Bass
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Du Bass
    · votar


    Guilherme Saliba
    Tem sim! Ta vendo aqui em cima de onde escreve tem um botão escrito Youtube,vc clica nele e põe o link.
    Fico feliz que tenha gostado e esteje satisfeito com ele.
    Vou estar esperando o video.

    Abraço e Fique com Deus.

    Du Bass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Guilherme Saliba
    Ah me desculpe,algo intendi sua pergunta. Tem que jogar no Youtube primeiro,e depois postar o link. Desculpe a falta de atenção.

    Abraço. Fique com Deus.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Até onde é correto usar artifícios de Tabs ou programas!?