Desequilíbrio de frequências

    Autor Mensagem
    DotCom
    Veterano
    # dez/07


    Tenho um baixo Washburn Lyon (Madeiras: ???? - Captação: ????), acho um baixo legal de tocar, porém ele tem alguns problemas quanto a sonoridade:

    Os graves dele são meio "ocos", sem força, mesmo aumentando o volume não resolve.
    São fraquinhos mesmo.

    Porém, ao se tocar um E na 7ª casa da corda A, a diferença de volume é razoável em comparação com o E solto, característica que vai se acentuando (gradativamente) ao tocar notas mais agudas, ao passo que tenho que ir tocando mais leve ao utilizar essas notas mais agudas, pra não ter muita diferença de volume, geralmente recorro ao compressor para atenuar esse problema.

    Minha dúvida é a seguinte: Esse problema pode ser corrigido com uma troca de captação? Ou geralmente é um problema de construção/seleção de madeiras e é melhor trocar de instrumento?

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    DotCom

    Isso eh problema de construcao. Vc pode melhorar o som dele trocando os captadores/circuito, mas a relacao entre os volumes das notas nao vai mudar muito. Digo isso assumindo q ele tah bem regulado e com cordas razoaveis.

    dani_low
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    eu tb tenho um washburn e tenho o mesmo problema, so q a relaçao de volume vai mudando se vc mudar a equalizaçao, um timbre bem grave deixa a sizona e a mizona com volume alto e um agudo a dozinha e a sol...

    (eu ia criar esse topico, juro =D)

    Gui
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    DotCom
    compressor "resolve" isso!!

    e deixa os caps mei inclinados..tipo..os polos mais perto das cordas mais graves! deve ajudar!

    DotCom
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Gui
    É, o compressor atenua essa diferença, mas é justamente disso que eu quero me livrar...
    Quero ter um volume mais constante entre as notas, sem precisar usar tanto o compressor.

    allexcosta
    Quer dizer que uma troca de captação não resolveria o problema?
    Então vo começar a juntar dinheiro pra um baixo novo...

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    DotCom

    Na minha opiniao nao resolve. Quando a diferenca de volume eh de uma corda pra outra eh facil de resolver, mas quando muda o volume dependendo do lugar do braco eh problema de construcao. A nao ser q esteja mal regulado, eh melhor mesmo vc pensar em outro baixo.

    Abraco.

    Leofunkbass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Meu primeiro baixo foi um Washburn XB-400, e fiquei muito feliz quando me desfiz dele, a construção dele não era nada boa e o som só ficava legal com cordas novas.Eu sei que a situação tá feia pra todo mundo, mas o melhor a fazer é voçe pegar outro baixo cara, tenta dar uma sacrificada aí, hoje temos opções de baixos bem legais a um preço camarada.Um instrumento bom é outra coisa,ajuda demais, dá outro gás para o estudo e para tocar com os outros.

    Gui
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    DotCom
    o que acontece no compressor é que ele iguala o sinal das frequencias..então elas sairão com o mesmo volume!! por isso eu coloquei aspas no resolve

    fabricio 12
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    DotCom

    Eu também tenho um Lyon, realmente... Ele deixa a desejar, eu o uso pra estudo, mas um dia quero turbinar ele pq tem um baita valor sentimental, pois além de ter sido o primeiro minha mãe o comprou quase sem condições, seria injusto me desfazê-lo.

    Valeu. Abraço.

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    DotCom

    Nao sei se ajuda, mas varios Fender da decada de 70 tem esse problema, inclusive o Marcus Miller jah comentou q o dele tem. E mesmo assim sao baixos legais. C termina acostumando... Eh igual ter a Si meio frouxa e vc vicia tocar ela mais perto da ponte e com outra pegada, chega uma hora q vc faz isso sem pensar...

    DotCom
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    fabricio 12

    Se fizer esse "up" comenta aqui no fórum o resultado!!

    allexcosta
    Caramba... Espero que não seja tão "generalizado" assim... hehehe
    Esses dias eu toquei num Squier com captação Fender (diga-se de passagem... Não achei o timbre grandes coisas...), mas o som era mais equilibrado: os graves eram mais firmes, ao passo que os agudos não "pipocavam" no ouvido.
    Por isso ainda tenho a esperança de ter um grave definido num JB, mesmo que tenha que trocar de baixo para isso =D


    Abraços, e agradeço os comentários: tão me ajudando bastante a decidir o futuro do meu baixo!! ;)

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    DotCom

    Olha, o unico baixo q nao tem um som realmente equilibrado eh o Dingwall com fanned frets.
    Todos os outros tem esse problema, em uns mais acentuado em outros menos...
    Nao sou fan dos Washburn, nunca fui...
    Se tiver grana troque. Os Squier Vintage Modified ou Active Deluxe sao melhores por um preco razoavel. Mas nao esqueca de tocar bastante antes de comprar.

    Abraco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original