Autor |
Mensagem |
Fringway Bass Veterano |
# nov/07
Fala galera, beleza?? Surgiu uma dúvida minha aqui. Eu to começando a treinar improvisação com o objetivo de tocar alguma coisa de jazz, e depois de ler um pouco de teoria (http://www.jazzbossa.com/sabatella/00.indicegeral.html), baixei um Fakebook do CD Kind of Blue do Miles Davis. Achei que ia encontrar os acordes de baixos nos quais eu devia improvisar. Acontece que só aparecem os primeiros acordes, e logo depois fala pra continuar improvisando. Só que só aparecem os acordes dos solistas, que muitas vezes são diferentes do baixo. É assim mesmo?? o que eh o melhor a fazer pra conseguir saber quais acordes eu devo seguir? Recomendam algum material bom?
|
Basshero Veterano |
# nov/07
· votar
Fringway Bass Nunca peguei nada como vc está dizendo...geralmente o piano e o baixo que fazem a "cama" pros demais instrumentos solarem. Uma boa alternativa é vc pegar o real book...tem quase todos os standards de jazz...
|
Fringway Bass Veterano |
# nov/07
· votar
Poisé. Esses fakebooks, pelo o que eu tinha lido, continha a progressão dos acordes das músicas, mas parece que é só o início mesmo, enquanto mostra os campos harmônicos utilizados pelos solistas, o que não serve pro baixo aparentemente. Peguei esse Real Book. Mas tipo, as músicas não estão meio curtas não??
|
makumbator Moderador
|
# nov/07 · Editado por: makumbator
· votar
Fringway Bass
Mas tipo, as músicas não estão meio curtas não??
Eles colocam só a estrutura básica mesmo(intro, chorus, etc...)para sintetizar e economizar página. Mesmo porque o número de solos e tudo mais pode variar de versão para versão
|
Basshero Veterano |
# nov/07 · Editado por: Basshero
· votar
Fringway Bass Faço minha as palavras do makumbator!!!
|
Fringway Bass Veterano |
# nov/07
· votar
Entendido Então pra acompanhar durante a música o melhor mesmo seria ir no ouvido, por tentativa e erro mesmo, não é?
|
Basshero Veterano |
# nov/07
· votar
Fringway Bass Basicamente sim. Pegue as versões originais da música e acompanhe através do Real Book...tem toda harmona dela no real...
|
Edson Sousa Veterano |
# dez/07
· votar
Baixe Play a Long autor: Aebersold
Existe o livro e o CD, no CD toca-se a harmonia da música, repetindo várias vezes, e vc pode acompanhar junto ao livro.
Exemplo:
Jam Session é um volume desse Aebersold, onde pode-se encontrar várias músicas do gênero jazz.
Abraço
|
Edson Sousa Veterano |
# dez/07
· votar
No CD Play a long, tem o baixo em um canal e o piano no outro e, bateria nos 2, vc pode jogar só para o canal do piano e acompanhar com o baixo para o estudo, e pode também deixar tocar tudo e estudar improviso sobre a base. Abç
|