diferenças entre richenbacker e Giannini Richenbacker

    Autor Mensagem
    raffabass
    Veterano
    # nov/07


    Olá pessoal.
    Tenho uma dúvida cruel quanto a diferença entre esses dois instrumentos. Tenho um Giannini RK que comprei de 2ª mão todo surrado mas, que tira um som legal e está todo original. Um colega, há 2 semanas atrás, encontrou em uma roça braba no mais profundo do interior da Bahia, enfeitando a porteira da roça, um RK que não sabemos ainda se é original ou é um Giannini. Comparando com o meu Giannini, existe a diferença entre as mãos, a mão do meu baixo é maior e o meu só tem um tensor, o dele tem dois tensores. No lugar da mão tinha um embrema da PRF colado com prego de ripa varado de um lado a outro; uma judiação. Antes que perguntei, custou R$ 100,00 o baixo e um bom galo de briga.
    Por favor ajude-nos a descifrar este mistério.

    michael-knight
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Esse baixo deve ter escapado de virar lenha por ajuda divina!

    FCLBass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    raffabass
    Vê se manda fotos.

    Blackus
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    raffabass
    Pelo que eu lembro de ter lido por aí, o Gianinni tme um tensor só e o Rickenbacker tem 2.

    raffabass
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: raffabass
    · votar


    Por que a diferença nos tensores? A timbragem é a mesma pois naum conseguimos comparar ainda, o baixo dele está reformando? Qto ao peso, o dele é + leve. Logo mandarei fotos dos dois, ma será que estou dinte de um RK autêntico?

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Existiram réplicas da Finch desse baixo também. Acho difícil ser RK autêntico pois a produção desta fábrica é muito pequena e poucos desses foram importados para o Brasil.

    Essas lendas sempre existiram.

    Eu quase comprei um RK de 1980 que ficou literalmente no prego em um bar em Taubaté (SP) por mais de 20 anos. O dono do bar morreu, a dívida não foi paga e o bar foi fechado. A esposa do falecido entregou o baixo para um luthier reformar e se conseguisse vender a grana seria dividida. Mas o estado do baixo estava deplorável.
    Fizemos um orçamento de R$ 2.500 para reformar (fora o custo baixo) e não haveria garantia nenhuma que o baixo ficaria bom...

    O braço estava realmente muito comprometido. O tensor muito enferrujado (nesse caso um único).

    Desisti.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    raffabass
    Por que a diferença nos tensores?
    provavelmente questão de custo.

    Maurício_Expressão
    O braço estava realmente muito comprometido. O tensor muito enferrujado (nesse caso um único).
    Desisti.

    se o seu caso nao valia, imagina esse rick de porteira?

    chr19
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Galera o forum sempre inventando jargões...
    "Rick de porteira" huahauahuahauah

    leontad
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    nossa, parece aqueles enredos de filme "O mistério dos Rickenbacker´s" essa historia tranquilamente vira filme!

    raffabass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Será que alguém pode acrescenter alguma coisa realmente útil...

    Emmanuel Jr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Talvez eu saiba: dois tensores - Como o Rick tem braço inteiriço, dois tensores foram colocados para fortalecer o braço, evitando empenos como nos primeiros da série 4000. O problema é que os empenos apareciam de vez em quando. Posteriormente, quando começaram a fabricar cordas com calibres diferentes, o ricky não resistia muito. Em 73, entraram os novos 4001, com corte menos delgado que os antigos 4001, braço mais espesso, mas ainda assim, dois tensores. Os gianninis são cópias desses baixos, acreditem, não existe cópia da giannini para rk, antes de 73, apesar de vermos por aí, alguns vendedores anunciando cópias giannini 69, 70, 71 ou 72.
    Existem muitas diferenças antre os antigos 4001 e os fabricados a partir de 73. Captadores, marcação, corte , espessura etc... Tenho um RK 71, quem não conhece pode ouvir seu som em:

    palcomp3.com/yellowplane.

    Também usei em 2 musicas um fender, mas vou deixar vocês descobrirem...

    Em tempo: Os gianninis são cópias honestíssimas. Vale a pena a troca dos captadores. Hoje, a internet permite a compra disso tudo, de forma muito mais facilitada.

    isaqueras
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Maurício_Expressão
    Noooooosssaa véio, que história triste...imagine o tanto que os músicos beberam pra ter de penhorar um rick kkkkk...
    ... uma vez eu assistí um culto inteirinho só pra ver se o cara tava tokando com um rick mesmo...foi hilário... mas era giarick mesmo...perdí meu tempo mas pelomenos dei uma faxina nas idéia.

    raffabass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Emmanuel Jr
    Valeu pelo acrescimo...vou tentar postar as fotos dos dois...

    Stackinho_bass
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    velho esse tópico...mas...estou com a mesma dúvida! hahaha

    Camelão
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    acho que dá pra diferenciar pelo headstock, pelo o que já vi, o headstock do Rick da giannini é mais largo...

    Stackinho_bass
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Camelão
    É q o meu bass, foi refeita a mão.....

    este esquema dos tensores, o rick ser duplo o giannini ser um só...é real?

    Camelão
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Stackinho_bass

    Sei que a Rickenbacker utilizava 2 tensores, não sei se usam ainda hoje ou se a giannini tb usava, mas acho que pode ser uma forma de reconhecer... acho que depende muito da época de produção, você sabe de quando é o seu baixo? vou perguntar pro meu professor de luthieria... hehehe

    Stackinho_bass
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Camelão

    1979 +/- por ai!

    mulambo-
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: mulambo-
    · votar


    Varias coisas diferenciam um Giannini de um Rick. A Mao, que nos modelos que tem as cravelhas maiores, é maior tbm, bem diferente do Rick original. As cravelhas, que no Rick sao abertas e um pouco menores que as que vimos nos Fender por exemplo. os Gianninis fabricados ate 1978, segundo consta, tem as cravelhas pequenas e semi-blindadas, com a mao pequena. A partir desse ano, a Giannini mudou para cravelhas normais e teve que aumentar a mao.
    Ricks SEMPRE tiveram 2 tensores, Gianninis 1.
    Eu tenho um Giannini RK 1976 que estou reformando, e tbm tenho um Rickenbacker 4001S 1977, e as madeiras sao complemente diferentes. O Rick eh feito de maple e, embora menor e mais fino, eh mais pesado que um Fender Jazz Bass. O Giannini é muito leve, o que eu tenho eh feito de caixeta sendo marfin no pedaço principal, o braço. O som tbm é bem diferente, O RICK tem um timbre parecido com Jazz Bass, mas mais ainda acentuado e temperado, com predominancia do captador da ponte. O Giannini tem um som mais vintage, com muitos graves (ate em excesso...), e predominancia do captador do braço. Diga de passagem, o Giannini tem um som alucinante, bem vintage, lembra o do Rick em algumas regulagens, mas é bem diferente.
    Por fim, o acabamento. Bem, nao da nem para comparar. Os Rick sao conhecidos mundialmente pela excelencia de acabamento, sempre foram feitos a mao. Os Gianninis das decadas de 70 e 80 nunca primaram por isso, e sempre foram totalmete imprevisiveis quanto ao padrao de qualidade. Os braço inteiriços entao, colados ou nao, dificilmente nao ficavam empenados e torcidos.
    Ah sim escudo do rick tem um abaulado, na parte superior, que no giannini é muito quadradao, meio grosseiro.
    Basicamente é isto o que eu sei.
    Abraço!

    Stackinho_bass
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mulambo-

    Baita dica velho....

    da uma olhada aqui nesse site, se entende inglês vai pegar altos detalhes...podemos conversar melhor dai...

    http://www.joeysbassnotes.com/Joeys%20frameset.htm

    Camelão
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mulambo-

    Valeu mesmo pela dose de sabedoria...

    Stackinho_bass

    Mas no fim o seu rick é original ou giannini?

    Stackinho_bass
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    É um rick original, bastante modificado.
    O original dele é igual ao bass do baixista do capital inicial.
    porém como contei no outro tópico, a mão dele havia quebrado e o antigo dono não gostava daquela e mandou fazer igual a do RK do paul. O timbre é igual ao baixo do cara, os capatadores foram substituidos pelos novos. A escala está escura pois foi lixado o verniz (original) que deixava mais claro por estar velho e passado um oléo de peróba, deixando ela mais escura, A escala em resewood e corpo em mapple. Ahm, para se ter uma idéia 1,5cm de escala galera! hehehe...q doidera....ah...braço divido em 3 partes tbm. As tarrachas são gotoh e sim, foi preenchido os buracos para servirem. A mão do gianinni tem as tarrachas mais próximas, RK, tem elas mais distantes. Meu bass é estério tbm...isso eh bem bacana...está todo blindado, sem ruído nenhum e o braço está tinindo! É, digamos q se não é um RK original ele me enganou bem , até mesmo pelo timbre! hehehe

    Vlw pela ajuda galera.

    Tenho Um Rk USA ^^

    mulambo-
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: mulambo-
    · votar


    Blz Galera, no que eu poder ajudar, tamos ae.
    Me lembrei de duas outras coisas, mais ae sao detalhes, tem que conhecer bem os 2 baixos para diferenciar. Ainda no escudo, a parte dele encima dos botoes, qdo faz o angulo de 90 graus para subir, ao lado do captador da ponte, no Rick a curva é um circulo suave, no Giannini é cortado reto. Podem reparar. Outra coisa sao as ferragens, as do Rick, embora possam machucar a mao tbm qdo tocamos encima do captador da ponte, sao mais arredondas e menos agressivas que a do Giannini, que sao mais rudimentares.
    Quanto ao ingles, leio na moral, vivo fuçando nos sites gringos.
    Olha um Link sobre os ricks, no final da pagina tem outros links com tudo sobre ricks, modelos, cores, numeraçao, anos etc.
    http://www.rickresource.com/rrp/axtbassarticle2.html
    Abraço!

    basscanhoto
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    naum diz isso para o sergio reis,vai querer fazer a musica,o rick da porteira..........

    Camelão
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Acho que se você conseguir reconhecer madeira, todos RK originais são feitos de maple, tanto o braço quanto o corpo... os giannini, com toda a certeza, são feitos de madeiras nacionais...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a diferenças entre richenbacker e Giannini Richenbacker