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Lord_byron Veterano |
# nov/07
Aí galera já ouvi falar das tais linhas de baixo retas q algumas bandas usam mas ñ sei do q se trata.Alguém pode me dizer o q são e exemplificar(se possível) com uma TAB??? Vlw..
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Viperbass Veterano |
# nov/07
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Cara eu nunca vi isso, mas desconfio que seja apenas uma expressão, tipo como se alguem falasse: - "Pô esse baixo ta muito reto". - querendo dizer que a linha é muito simples, só seguindo a tônica. Entendeu?
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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Viperbass
Sim cara mas como seriam feitas se ñ seguindo a tônica tp:
Uma linha em Cm:
G------------------------------------- Leve em conta q eu sou iniciante.. D-----555------11------11--555-- A--3---------3------33-------------- E-------------------------------------
+ ou - isso??
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Pode ser nao só com a tonica, mas pode ser em relação à rítmica também. Uma linha só em colcheias por exemplo e só em tonicas é algo bem "reto", hehehe:
G|----------------------------------------------------- D|----------------------------------------------------- A|3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---- E|----------------------------------------------------- B|-----------------------------------------------------
(isso imaginando como se cada 'hífen' fosse uma fusa)
algo menos "reto" pode ser...
G|-----------0------------5----------------------------- D|--------2-----------------2-----------------5-4-3-2--- A|3-----------x------x--------2-2-3---x---3-----------3- E|---------------------3-------------------------------- B|------------------------------------------------------
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Pode ser nao só com a tonica, mas pode ser em relação à rítmica também. Uma linha só em colcheias por exemplo e só em tonicas é algo bem "reto", hehehe:
G|----------------------------------------------------- D|----------------------------------------------------- A|3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---- E|----------------------------------------------------- B|-----------------------------------------------------
(isso imaginando como se cada 'hífen' fosse uma fusa)
algo menos "reto" pode ser...
G|-----------0------------5----------------------------- D|--------2-----------------2-----------------5-4-3-2--- A|3-----------x------x--------2-2-3---x---3-----------3- E|---------------------3-------------------------------- B|------------------------------------------------------
isso só em cima de CM (dó maior) =)
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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Will Piasecki
Ah cara entaum seria tp certas bandas em q o baixo só acompanha a tônica do guita em cima do ritmo do batera tp: C A B A A--333333333333-5555555555-222222222222-555555555..
Realmente nd construtivas se forem como eu estou pensando..
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Eu acho que linha de baixo "reta" nao tem uma definição exata. No meu ponto de vista é uma coisa bem do jeito que vc postou:
A--333333333333-5555555555-222222222222-555555555..
Mas se ele der uma acompanhada na batera:
ch| x--- x--- x--- x--- | x--- x--- x--- x--- | cx| ---- x--- ---- x--- | ---- x--- ---- x--- | bm| x-x- ---- x--- ---x | x-x- ---- x--- ---- | | ---- ---- ---- ---- | ---- ---- ---- ---- |
G | ---- ---- ---- ---- | ---- ---- ---- ---- | D | ---- ---- ---- ---- | ---- ---- ---- ---- | A | 3-3- ---- 3--- ---3 | 3-3- ---- 3--- ---- | E | ---- ---- ---- ---- | ---- ---- ---- ---- |
Só está acompanhando o bumbo, mas já vai ficar bem menos reto e gostoso de ouvir (dependendo do estilo, claro...)
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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Will Piasecki
Sem criticar banda nenhuma mas as bandas do tipo metal extremo(nem todas) mas nelas dá p perceber q o baixo eh só baderna mal se percebe pq toka mt a msm nota e mt rápido aí dá um som ''enrolado" sei lá..
Ah cara já q vc eh um alto conhecedor me diz aeh como seriam as mudanças cromáticas q eu perguntei em outro tópico e nem resposta..
Boto a Tab já...
Please a moment... ... ... ...
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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G--------------------------------------------------------- D------------------------------------______--------------- A-------4H-4X-------7H-7x-------9H-9x------3-------------- E-0x-2H-------Ox-5H-------0x-7H--------------2x-----------
(x)=slap - (H)=hammeron - (_)=passagem cromática
Essas tais aeh..
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Hm... se eu não estiver confundindo termos, uma "passagem cromática" é quando você faz uma frase no contrabaixo utilizando notas em seqüência. Por exemplo:
|--p.c.--| |--p.c.--| G||--------0--4--5--4--3--2--|-----2--5--9--10-9--8--7--| D||-----2--------------------|--3-----------------------| A||--3-----------------------|--------------------------| E||--------------------------|--------------------------| |-p.c-| |-p.c-| -----7--6--5-----5--4--3--|--------0--5--17---------------|| --5-----------3-----------|-----2-------------------------|| --------------------------|--3----------------------------|| --------------------------|-------------------------------||
(Leia "p.c." como sendo passagens cromáticas)
Nestas passagens utilizei notas que estão fora da escala e dos modos comuns que utilizamos e amamos (ou não) e optei por notas que estão uma do lado da outra. Eu particularmente acho um pouco complicado de usar cromatismo; não é em tudo que fica legal, mas não deixa de ser uma ferramenta para se utilizar de quando em quando.
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
A linha de baixo da música "Na Moral" do J. Quest se não me engano tem cromatismos:
G|---------------------------------------------------- D|--------------------------77------------------------ A|--------------------7--10----10--7------------------ E|0---0-3-4-5---7--10---------------------------------
(Esse é o jeito que eu toco - apesar de nao lembrar direito - mas a parte que tem cromatismo está ali. O cromatismo está nas notas G G# e A).
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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Will Piasecki
Ah vlw eu ñ estava entendendo mas akilo lá tava só indicando a passagem cromática na música..
Outra coisa se eu entendi bem,entaum o q eu uso p fazer essas "passagens" qd eu crio linhas normalmente são os diminutos das notas q o antecedem..
tp: C C#° Am A° (mas sempre usando todas dos acordes) , vc já ouviu algo sobre usra diminutos aí??? ??(eu gosto...)
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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Will Piasecki
Ah o cromatismo de Tons e semitons(Tow bem burrinho ñ).. Ah aí fica bem + fácil entender.. Vlw..
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Nunca tinha pensado nisso mas me parece que vc está certo...
Pois no acorde de C maior temos:
C E G
no acorde de C#º:
C# E G
Realmente, dá para usar o arpeggio do acorde diminuto meio tom pra cima (claro, tem que ser muito bem encaixado pra nao destacar a dissonância do C# rente ao C).
Acordes diminutos? O que você gostaria de saber sobre eles? =)
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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Will Piasecki
Queria saber se dá p usá-los com os menores e tbm se eh possível usá-los independente(tp o tom de uma música)???
Ah keria saber tbm se eh verdade q construir músicas sobre acordes menores dá um ar + sombrio,triste e melancólico a elas???
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fabricio 12 Veterano |
# nov/07 · Editado por: fabricio 12
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Will Piasecki
Desculpa a correção, mais a música do J Quest eu acho que é isso:
G|--------------------------------------------------------- D|------------------------------55------------------------ A|------------------------5h7------5h7------------------ E|0---0-3-4-5---5--7-----------------------------------
Abraço.
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Acabei de fazer no guitar pro isso:
Pista 1 E||----------------------|--1----1----1----1----|--0----0----0----0--- -| B||--1----1----1----1----|--2----2----2----2----|--1----1----1----1--- -| G||--1----1----1----1----|--1----1----1----1----|--0----0----0----0--- -| D||--3----3----3----3----|--2----2----2----2----|--2----2----2----2--- -| A||--5----5----5----5----|--1----1----1----1----|--3----3----3----3--- -| E||----------------------|----------------------|--------------------- -|
--0----0--------------|----------------------|--1----1----1----1----|| --1----1----4----3----|--1----1----1----1----|--2----2----2----2----|| --0----0----3----2----|--1----1----1----1----|--1----1----1----1----|| --2----2----4----3----|--3----3----3----3----|--2----2----2----2----|| --3----3----3----2----|--5----5----5----5----|--1----1----1----1----|| ----------------------|----------------------|----------------------||
Experimente fazer isso no violão, achei o efeito interessante =)
Eu sei que os acordes diminutos tem toda uma cadência harmônica à parte. Tem uma amiga minha que faz faculdade de música, uma vez questionei ela sobre resolução e quebra de tensões dos diminutos e ela me falou que tinha algumas folhas com conteúdo sobre eles mas não sabia onde estavam, se quiser, quando eu conseguir posso compartilhar contigo.
Por enquanto só sei mesmo sobre a formação deles e escala origem e tudo o mais... Acho que podemos descobrir muita coisa sobre eles experimentando (fazendo acordes pequenos no violao/teclado usando eles).
Também acho que não são o tipo de acorde pra ficar usando o tempo todo, por causa da sonoridade sombria. O Ministério da saúde se diverte: Excesso de acordes diminutos podem fazer o som da sua banda ficar parecido com Korn e Primus.
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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Will Piasecki
Sinceramente,eh da sonoridade sombria que eu consigo criar.. Tento e tento fazer músicas agitadas e talz + elas insistem em ficar sombrias..
Mas vc axa q usar mt eles,tp restringe a um "lugar" como exemplo associar baladas a CM no violão???
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Eu sempre escuto acordes diminutos em new metal e alguma coisa em erudito, jazz e bossa nova. Acho que não há nada que precise ficar "caracterizando" um estilo. Claro, no blues e rock normalmente temos a famosa cadência I - IV - V, mas ela também existe em outros estilos.
Acredito ser mais interessante fazer o que a música pede e esquecer os "jargões" da cultura =)
Por exemplo: o grande clichê harmonico é a cadência I - IV - V - VI. Nós escutamos isso em muuuuuuuitas músicas. Porém, algumas músicas simplesmente caem nisso e não percebemos, pois aquilo estava inserido num contexto que precisava que determinado trecho da música utilizasse esta cadência!
Que tipo de som vc curte tocar/compor?
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Lord_byron Veterano |
# nov/07 · Editado por: Lord_byron
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Will Piasecki
Eu pensava q era I III e V..principalmente pq a diferença de maior e menor eh no intervalo d terça...bem..
Eu curto rock e metal..Mas como baixista td música q o baixo seja massa eu gosto desde eletrônica até funk(ñ o carioca)..
P compor só metal e rock...Eh pq eh o q eu + escuto..
E vc curte/compôe o q??
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Ah, eu curto pop/rock, rock classico, hard rock, blues, jazz, country, fusion e alguma coisa de funk (óbvio que nao o batidão carioca =) )
quando componho normalmente sai umas coisas esquisitas q eu nao sei definir o que são... mas quando me junto com a banda já sai umas coisas mais hard rock e talz =)
Brother, vc nao poderia fazer um teste pra mim?
Tenta baixar esse arquivo ae:
http://www.4shared.com/file/28502164/8a019bff/distraido2.html?dirPwdVe rified=edd5e769
Eu acabei de fazer e não sei direito se funciona legal
Vlw ^_^
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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Will Piasecki
Deu p/ baixar aki ñ cara..Tento depois Ok?? Vlw..
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Eu pensava q era I III e V..principalmente pq a diferença de maior e menor eh no intervalo d terça...
Nao entendi essa frase =|
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Lord_byron Veterano |
# nov/07
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Will Piasecki
Q se usavam os graus I III e V (ñ só eles mas principalmente) na formação dos acordes,e arpejos por consequência...
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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Lord_byron
Ah sim, e você está certo. Na formação dos acordes utilizamos esses INTERVALOS mesmo.
Oq eu me referi é à CADENCIA da harmonia, o caminho q a harmonia persegue. No caso de uma cadencia I - IV - V, teremos os acordes (em tom de C, por exemplo): CM FM GM. Ou tétrades: CM7+, FM7+ e GM7-
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TugaBass Veterano |
# nov/07 · Editado por: TugaBass
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Lord_byron
Linhas direitas tem mais a ver com a marcação ritmica mas também um pouco com as notas escolhidas.
Na ritmica e independentemente da pulsação, é o chamado Strait a head, em que a marcação tem toda o mesmo espaço de tempo de nota para nota, sem criar balanço. Apenas a marcar pulsação ou tempo.
Nas notas, poderão ser as mais simples e sem definir escalas (mas não obrigatóriamente) como além da tónica, ser a 4ª., a 5ª. e a 8ª.
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Will Piasecki Veterano |
# nov/07
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fabricio 12
thx! ;-)
eu nao sei como é exatamente essa música, eu fico pirando só nela, hehehe
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fabricio 12 Veterano |
# nov/07
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Will Piasecki
Desculpa aí velho, é que depois aparece um engraçadinho zuando vc... Aí é dose...
Valeu.
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