O que seriam as linhas de baixo retas?

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    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07


    Aí galera já ouvi falar das tais linhas de baixo retas q algumas bandas usam mas ñ sei do q se trata.Alguém pode me dizer o q são e exemplificar(se possível) com uma TAB???
    Vlw..

    Viperbass
    Veterano
    # nov/07
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    Cara eu nunca vi isso, mas desconfio que seja apenas uma expressão, tipo como se alguem falasse: - "Pô esse baixo ta muito reto". - querendo dizer que a linha é muito simples, só seguindo a tônica. Entendeu?

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    Viperbass

    Sim cara mas como seriam feitas se ñ seguindo a tônica tp:

    Uma linha em Cm:

    G------------------------------------- Leve em conta q eu sou iniciante..
    D-----555------11------11--555--
    A--3---------3------33--------------
    E-------------------------------------

    + ou - isso??

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Pode ser nao só com a tonica, mas pode ser em relação à rítmica também. Uma linha só em colcheias por exemplo e só em tonicas é algo bem "reto", hehehe:



    G|-----------------------------------------------------
    D|-----------------------------------------------------
    A|3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3----
    E|-----------------------------------------------------
    B|-----------------------------------------------------

    (isso imaginando como se cada 'hífen' fosse uma fusa)

    algo menos "reto" pode ser...



    G|-----------0------------5-----------------------------
    D|--------2-----------------2-----------------5-4-3-2---
    A|3-----------x------x--------2-2-3---x---3-----------3-
    E|---------------------3--------------------------------
    B|------------------------------------------------------


    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Pode ser nao só com a tonica, mas pode ser em relação à rítmica também. Uma linha só em colcheias por exemplo e só em tonicas é algo bem "reto", hehehe:



    G|-----------------------------------------------------
    D|-----------------------------------------------------
    A|3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3---3----
    E|-----------------------------------------------------
    B|-----------------------------------------------------

    (isso imaginando como se cada 'hífen' fosse uma fusa)

    algo menos "reto" pode ser...



    G|-----------0------------5-----------------------------
    D|--------2-----------------2-----------------5-4-3-2---
    A|3-----------x------x--------2-2-3---x---3-----------3-
    E|---------------------3--------------------------------
    B|------------------------------------------------------


    isso só em cima de CM (dó maior) =)

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    Will Piasecki

    Ah cara entaum seria tp certas bandas em q o baixo só acompanha a tônica do guita em cima do ritmo do batera tp:
    C A B A
    A--333333333333-5555555555-222222222222-555555555..

    Realmente nd construtivas se forem como eu estou pensando..

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Eu acho que linha de baixo "reta" nao tem uma definição exata. No meu ponto de vista é uma coisa bem do jeito que vc postou:


    A--333333333333-5555555555-222222222222-555555555..


    Mas se ele der uma acompanhada na batera:


    ch| x--- x--- x--- x--- | x--- x--- x--- x--- |
    cx| ---- x--- ---- x--- | ---- x--- ---- x--- |
    bm| x-x- ---- x--- ---x | x-x- ---- x--- ---- |
    | ---- ---- ---- ---- | ---- ---- ---- ---- |




    G | ---- ---- ---- ---- | ---- ---- ---- ---- |
    D | ---- ---- ---- ---- | ---- ---- ---- ---- |
    A | 3-3- ---- 3--- ---3 | 3-3- ---- 3--- ---- |
    E | ---- ---- ---- ---- | ---- ---- ---- ---- |


    Só está acompanhando o bumbo, mas já vai ficar bem menos reto e gostoso de ouvir (dependendo do estilo, claro...)

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    Will Piasecki

    Sem criticar banda nenhuma mas as bandas do tipo metal extremo(nem todas) mas nelas dá p perceber q o baixo eh só baderna mal se percebe pq toka mt a msm nota e mt rápido aí dá um som ''enrolado" sei lá..

    Ah cara já q vc eh um alto conhecedor me diz aeh como seriam as mudanças cromáticas q eu perguntei em outro tópico e nem resposta..

    Boto a Tab já...

    Please a moment... ... ... ...

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    G---------------------------------------------------------
    D------------------------------------______---------------
    A-------4H-4X-------7H-7x-------9H-9x------3--------------
    E-0x-2H-------Ox-5H-------0x-7H--------------2x-----------

    (x)=slap - (H)=hammeron - (_)=passagem cromática

    Essas tais aeh..

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Hm... se eu não estiver confundindo termos, uma "passagem cromática" é quando você faz uma frase no contrabaixo utilizando notas em seqüência. Por exemplo:


    |--p.c.--| |--p.c.--|
    G||--------0--4--5--4--3--2--|-----2--5--9--10-9--8--7--|
    D||-----2--------------------|--3-----------------------|
    A||--3-----------------------|--------------------------|
    E||--------------------------|--------------------------|

    |-p.c-| |-p.c-|
    -----7--6--5-----5--4--3--|--------0--5--17---------------||
    --5-----------3-----------|-----2-------------------------||
    --------------------------|--3----------------------------||
    --------------------------|-------------------------------||

    (Leia "p.c." como sendo passagens cromáticas)

    Nestas passagens utilizei notas que estão fora da escala e dos modos comuns que utilizamos e amamos (ou não) e optei por notas que estão uma do lado da outra. Eu particularmente acho um pouco complicado de usar cromatismo; não é em tudo que fica legal, mas não deixa de ser uma ferramenta para se utilizar de quando em quando.

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    A linha de baixo da música "Na Moral" do J. Quest se não me engano tem cromatismos:


    G|----------------------------------------------------
    D|--------------------------77------------------------
    A|--------------------7--10----10--7------------------
    E|0---0-3-4-5---7--10---------------------------------


    (Esse é o jeito que eu toco - apesar de nao lembrar direito - mas a parte que tem cromatismo está ali. O cromatismo está nas notas G G# e A).

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    Will Piasecki

    Ah vlw eu ñ estava entendendo mas akilo lá tava só indicando a passagem cromática na música..

    Outra coisa se eu entendi bem,entaum o q eu uso p fazer essas "passagens" qd eu crio linhas normalmente são os diminutos das notas q o antecedem..

    tp: C C#° Am A° (mas sempre usando todas dos acordes) , vc já ouviu algo sobre usra diminutos aí??? ??(eu gosto...)

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    Will Piasecki

    Ah o cromatismo de Tons e semitons(Tow bem burrinho ñ)..
    Ah aí fica bem + fácil entender..
    Vlw..

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Nunca tinha pensado nisso mas me parece que vc está certo...

    Pois no acorde de C maior temos:

    C E G

    no acorde de C#º:

    C# E G

    Realmente, dá para usar o arpeggio do acorde diminuto meio tom pra cima (claro, tem que ser muito bem encaixado pra nao destacar a dissonância do C# rente ao C).

    Acordes diminutos? O que você gostaria de saber sobre eles? =)

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    Will Piasecki

    Queria saber se dá p usá-los com os menores e tbm se eh possível usá-los independente(tp o tom de uma música)???

    Ah keria saber tbm se eh verdade q construir músicas sobre acordes menores dá um ar + sombrio,triste e melancólico a elas???

    fabricio 12
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: fabricio 12
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    Will Piasecki

    Desculpa a correção, mais a música do J Quest eu acho que é isso:

    G|---------------------------------------------------------
    D|------------------------------55------------------------
    A|------------------------5h7------5h7------------------
    E|0---0-3-4-5---5--7-----------------------------------

    Abraço.

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Acabei de fazer no guitar pro isso:


    Pista 1

    E||----------------------|--1----1----1----1----|--0----0----0----0--- -|
    B||--1----1----1----1----|--2----2----2----2----|--1----1----1----1--- -|
    G||--1----1----1----1----|--1----1----1----1----|--0----0----0----0--- -|
    D||--3----3----3----3----|--2----2----2----2----|--2----2----2----2--- -|
    A||--5----5----5----5----|--1----1----1----1----|--3----3----3----3--- -|
    E||----------------------|----------------------|--------------------- -|



    --0----0--------------|----------------------|--1----1----1----1----||
    --1----1----4----3----|--1----1----1----1----|--2----2----2----2----||
    --0----0----3----2----|--1----1----1----1----|--1----1----1----1----||
    --2----2----4----3----|--3----3----3----3----|--2----2----2----2----||
    --3----3----3----2----|--5----5----5----5----|--1----1----1----1----||
    ----------------------|----------------------|----------------------||


    Experimente fazer isso no violão, achei o efeito interessante =)

    Eu sei que os acordes diminutos tem toda uma cadência harmônica à parte. Tem uma amiga minha que faz faculdade de música, uma vez questionei ela sobre resolução e quebra de tensões dos diminutos e ela me falou que tinha algumas folhas com conteúdo sobre eles mas não sabia onde estavam, se quiser, quando eu conseguir posso compartilhar contigo.

    Por enquanto só sei mesmo sobre a formação deles e escala origem e tudo o mais... Acho que podemos descobrir muita coisa sobre eles experimentando (fazendo acordes pequenos no violao/teclado usando eles).

    Também acho que não são o tipo de acorde pra ficar usando o tempo todo, por causa da sonoridade sombria. O Ministério da saúde se diverte: Excesso de acordes diminutos podem fazer o som da sua banda ficar parecido com Korn e Primus.

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    Will Piasecki

    Sinceramente,eh da sonoridade sombria que eu consigo criar..
    Tento e tento fazer músicas agitadas e talz + elas insistem em ficar sombrias..

    Mas vc axa q usar mt eles,tp restringe a um "lugar" como exemplo associar baladas a CM no violão???

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Eu sempre escuto acordes diminutos em new metal e alguma coisa em erudito, jazz e bossa nova. Acho que não há nada que precise ficar "caracterizando" um estilo. Claro, no blues e rock normalmente temos a famosa cadência I - IV - V, mas ela também existe em outros estilos.

    Acredito ser mais interessante fazer o que a música pede e esquecer os "jargões" da cultura =)

    Por exemplo: o grande clichê harmonico é a cadência I - IV - V - VI. Nós escutamos isso em muuuuuuuitas músicas. Porém, algumas músicas simplesmente caem nisso e não percebemos, pois aquilo estava inserido num contexto que precisava que determinado trecho da música utilizasse esta cadência!

    Que tipo de som vc curte tocar/compor?

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Lord_byron
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    Will Piasecki

    Eu pensava q era I III e V..principalmente pq a diferença de maior e menor eh no intervalo d terça...bem..

    Eu curto rock e metal..Mas como baixista td música q o baixo seja massa eu gosto desde eletrônica até funk(ñ o carioca)..

    P compor só metal e rock...Eh pq eh o q eu + escuto..


    E vc curte/compôe o q??

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Ah, eu curto pop/rock, rock classico, hard rock, blues, jazz, country, fusion e alguma coisa de funk (óbvio que nao o batidão carioca =) )

    quando componho normalmente sai umas coisas esquisitas q eu nao sei definir o que são... mas quando me junto com a banda já sai umas coisas mais hard rock e talz =)

    Brother, vc nao poderia fazer um teste pra mim?

    Tenta baixar esse arquivo ae:

    http://www.4shared.com/file/28502164/8a019bff/distraido2.html?dirPwdVe rified=edd5e769

    Eu acabei de fazer e não sei direito se funciona legal

    Vlw ^_^

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    Will Piasecki

    Deu p/ baixar aki ñ cara..Tento depois Ok??
    Vlw..

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Eu pensava q era I III e V..principalmente pq a diferença de maior e menor eh no intervalo d terça...

    Nao entendi essa frase =|

    Lord_byron
    Veterano
    # nov/07
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    Will Piasecki

    Q se usavam os graus I III e V (ñ só eles mas principalmente) na formação dos acordes,e arpejos por consequência...

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    Lord_byron

    Ah sim, e você está certo. Na formação dos acordes utilizamos esses INTERVALOS mesmo.

    Oq eu me referi é à CADENCIA da harmonia, o caminho q a harmonia persegue. No caso de uma cadencia I - IV - V, teremos os acordes (em tom de C, por exemplo): CM FM GM. Ou tétrades: CM7+, FM7+ e GM7-

    TugaBass
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: TugaBass
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    Lord_byron

    Linhas direitas tem mais a ver com a marcação ritmica mas também um pouco com as notas escolhidas.

    Na ritmica e independentemente da pulsação, é o chamado Strait a head, em que a marcação tem toda o mesmo espaço de tempo de nota para nota, sem criar balanço. Apenas a marcar pulsação ou tempo.

    Nas notas, poderão ser as mais simples e sem definir escalas (mas não obrigatóriamente) como além da tónica, ser a 4ª., a 5ª. e a 8ª.

    Will Piasecki
    Veterano
    # nov/07
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    fabricio 12

    thx! ;-)

    eu nao sei como é exatamente essa música, eu fico pirando só nela, hehehe

    fabricio 12
    Veterano
    # nov/07
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    Will Piasecki

    Desculpa aí velho, é que depois aparece um engraçadinho zuando vc... Aí é dose...

    Valeu.

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