como criar linhas ?

    Autor Mensagem
    Tarracha
    Veterano
    # set/07


    alguém pode dar uma dica para criar as linhas de baixo? qro criar umas linhas novas

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Antes de qq coisa conheça a estrutura da música por completa, domine a harmonia e a melodia, depois disso vá criando frases dentro desse contexto usando as notas dos arpejos e escalas respectivas, procurando ser o menos linear possível.
    Alterne as notas e os desenhos ritmicos para não soar com algo óbvio.
    De uma maneira geral é isso, e pra dar a cara do lance q vc tá tocando use as técnicas própias do estilo musical. (ex: no funk, use as notas mortas, se reaggae, use abafando e por aí vai.)

    Espero ter ajudado, em breve nossos ilustres colegas abrilhantarão o tópico com mais dicas e experiências.

    Abç!

    chr19
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Acredito que além do que o GuilhermeBaixista disse é importante escutar bastante, ter muita influência, no mais estude bastante... e siga as dicas do colega acima...

    NESCAU
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Depende de como vc quer as linhas... se vc quer elas mais retas, use uma régua, se forem tortas, só uma caneta ou lápis já basta! hahaha

    Brincadeiras a parte, primeiro veja onde estao as suas influências, tire musicas que vc gosta, depois analise a Harmonia da sua composiçao, e veja o que encaixa mais. Com o tempo, vc nao vai mais precisar fazer análises desse tipo e como consequencia disto, seu felling será mais evidenciado e suas linhas ficarao mais criativas. MAS NUNCA SE ESQUEÇA: ANALISAR A PROGRESSAO HARMÔNICA DA COMPOSIÇÃO É FUNDAMENTAL!

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    PROGRESSAO HARMÔNICA DA COMPOSIÇÃO É FUNDAMENTAL!

    oque é isso amigo?

    Viperbass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Progressão harmonica é a sequencia de acordes que a musica segue...
    De forma reduzida, é o que dá a "cara" da música, se ela é alegre, melancólica, sombria, etc...

    Cara, como já foi dito, antes de começar a criar linhas proprias, estude harmonia, pelo menos a harmonia modal, que já te da uma base legal. Sem estudar isso fica muito dificil criar linhas...

    Dá uma fuçada aqui no forum de baixo ou no de guitarra que você vai achar milhares de tópicos explicando como funciona o Campo Harmonico, a Harmonia Modal - os famosos modos gregos -, Progressão de acordes, Harmonia Funcional e por aí vai...

    É interessante estudar esses assuntos e logo depois de ter entendido, pegar algumas composições e aplicar o que foi aprendido, pra destrinchar as musicas, assim você vai entendendo como fuciona a música e ao mesmo tempo criando outras possibilidades pra composição, que podem se tornar SUAS linhas, sacou??

    ThiagoCelani
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Concordo com o Viper, sem estudar harmonia vc vai ficar extremamente limitado. Mas que um toque simples e prático? veja quais os acordes da música e sequencia com que aparecem, depois procure notas próximas entre um acorde e outro, tipo, um tom, meio tom ou quintas e as utilize pra fazer a "aproximação" dos acordes. Cole com o Bumbo da batera e pronto já tá valendo...
    Agora tem q estudar harmonia e muito senão vc vai ficar muito limitado, e ainda vai reforçar a falsa teoria de que baixista não saca de harmonia. Quando no entanto tem que ser o contrário, nós temos que ser os que mais sacam dela.

    Abraço

    Shakal
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu não entendo muito isso ainda mas...

    Existem vários estilos de música. Várias progressões harmônicas, por exemplo seria uma progressão em Jazz: vc usa " ii , V7 , I7 " que quer dizer segunda menor, quinta com sétima e primeira(oitava) com sétima. Em F isso seria, "Gm , C7 , F7". Aí vc pega os respectivos acordes e faz sua linha. Vc pode fazer "1-5-3-1", que no Gm seria "G-D-F#-G", e assim com todos os acordes, claro que vc pode variar e fazer "5-3-1-3" tb, etc... Isso é usando tríades (primeira, terceira e quinta / 1-3-5).

    Acho que é +- assim... Mas aí vc tem que estudar cada progressão harmônica, formação de acordes. Dá pra variar bastante.

    Inté!

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    vcs podem indicar algum livro? eu tenho mais facilidade do q com os tópicos :D

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    aquele livro teoria da música, abrange isso?

    flipeicl
    Veterano
    # set/07
    · votar


    alguém pode dar uma dica para criar as linhas de baixo? qro criar umas linhas novas

    eu tipo sento, penso, imagino uma melodia legal, que eu goste, crio a linha, e mando o guitarrista se virar para fazer uma BASE, pq eu sou baixista, então em música que eu crio, quem acompanha é a guitarra!

    se a música for ter letra, faço o processo citado acima, e depois crio a letra em cima da melodia do contrabaixo, e se já existir a letra, eu somente adapto a letra a melodia do baixo.

    para criar minhas linhas, faço assim.

    escolho uma escala, tipo a de SOL(G A B C D E F# G)

    e crio a melodia dentro desta notas, e os saltos, tempos, ritmos e afins, variam de acordo com o estilo que estou usando.

    uma coisa que gosto de fazer é como disse o ThiagoCelani, fazerem baixo e bumbo trabalharem juntos.

    falouz.

    FCLBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tarracha
    Além de estudar, examinar e ouvir bastante música, faça exercícios com intervalos. Use todos os intervalos existentes dentro de uma escala: II, III, IV, V, VI, VII e VIII. Vc vai ver que os "saltos" el algumas frases são baseados na conexão das notas e seus intervalos. Mas estudar teoria musical é fundamental.

    Viperbass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Essa "tática" do flipeicl de seguir a linha da voz pode ser uma boa, principalmente em musicas mais tranquilas. Se você tiver um bom ouvido até dá pra criar um negócio legal, só seguindo a voz...

    Mas o ideal é saber o que você esta fazendo, da pra criar mais facil sabendo o que você está fazendo...

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    FCLBass,

    o que seria um "salto"?

    aquele livro que eu citei tem o necessário que foi citado aqui no tópico?

    FCLBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tarracha
    Salto - Termo usado para definir uma progressão (ascendente ou descendente) de notas e acordes. Resumindo, da onde vc está (nota atual) pra onde vc vai (nota seguinte, seja mais grave ou mais aguda).

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    FCLBass
    conhece algum livro para indicar?

    joe_harris
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tarracha
    procure por "harmonia e improvisação - Almir chediak", é um livro mto bom...

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    joe_harris
    vc tem o pdf?

    FCLBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    joe_harris
    Esse eu tenho (o livro mesmo).

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    FCLBass
    me dá de presente? :D

    FCLBass
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Posso vender... hahahahahaha ;D

    DroopAlonG
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tarracha e demais interessados no assunto, caso saibam ler em inglês, tem esse material aqui que facilita bastante:

    Lessons in Bass Line Construction

    Lesson 0 - Preliminaries
    http://www.basstabarchive.com/cgi-bin/lesson.cgi?lesson=bass0.txt

    Lesson 1 - Bass Line Construction
    http://www.basstabarchive.com/cgi-bin/lesson.cgi?lesson=bass1.txt

    Lesson 2 - Beyond the Root Note
    http://www.basstabarchive.com/cgi-bin/lesson.cgi?lesson=bass2.txt

    Lesson 3 - Chords and Bass Lines
    http://www.basstabarchive.com/cgi-bin/lesson.cgi?lesson=bass3.txt

    Lesson 4 - Major Scales, Keys, Chord Changes, and the Circle of Fifths
    http://www.basstabarchive.com/cgi-bin/lesson.cgi?lesson=bass4.txt

    Abraços

    Tarracha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    FCLBass
    qto vc qr? :D

    Nanilo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Cara, eu não manjo quase nada de teoria musical, então meu negócio é mais na orelhada mesmo.
    Minha banda toca uma coisa que é meio mistura de funk rock com várias outras influências, como reggae, new metal, etc.
    Eu ouço MUITO funk, e tento sempre ouvir outros estilos que são influências para a banda pra poder entender o que os caras fazem e criar as minhas linhas, mas tento sempre colocar uma pegada muito pessoal.

    Por exemplo, o guitarrista faz um riffzinho, eu tento imaginar o que ele tá pedindo de complemento e fazer uma linha em cima disso. Eu já tendo a linha meio desenhada na cabeça, só tenho que começar a tocar e achar as notas que vão encaixar certinho no que eu quero (e pra mim essa é a parte mais difícil, pq eu tenho que ir fazendo uma por uma até ouvir uma que encaixe da maneira que eu quero que soe).
    As vezes você vai fazer uma linha bobinha e vai parecer que tá ótimo, as vezes você vai ter que se matar pra fazer uma linha, pq sente que tá faltando algo.

    Não tem muita regra, o negócio é você, a sua pegada e o seu bom senso.
    Se você gosta de slap, vai tentar colocar slaps na sua linha, se gosta de 2 hands, vai tentar colocar. O negócio é fazer isso de forma construtiva pra música inteira, e não apenas por um pedantismo musical.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como criar linhas ?