Como conseguir linhas de baixo sem tabs

    Autor Mensagem
    Joaofusion
    Membro Novato
    # set/21


    Galerinha, seguinte, eu tenho vontade de tocar na minha igreja, inclusive, já fui até convidado para tal. Entretanto, eu comecei recentemente no baixo e gostaria de saber como posso fazer para tocar alguma música sem a tablatura? Devo usar as pentas? Vocês que são mais experientes poderiam me dizer como é feito para conseguir tocar uma linha de baixo sem usar tablaturas? Pq nem todas as músicas eu consigo tablaturas para acompanhar...

    LeandroP
    Moderador
    # set/21
    · votar


    Joaofusion

    Você pode ler a cifra e tocar a tônica dos acordes, ou a inversão se a cifra sugerir. Outra forma é tocar as notas que compõe a tríade ou a tétrade. A pentatônica não é nada mais que as notas da tríade (3 notas) com mais 2 notas legais. E claro, ouvir a música com atenção, prestando atenção às notas executadas, à pulsação etc.

    makumbator
    Moderador
    # set/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    Joaofusion

    Criar linhas de baixo é uma arte por si só. Demanda não apenas algum conhecimento musical básico como também conhecimento do instrumento (o que funciona e o que não funciona nele) e bom gosto. Também precisa entender a função da linha de baixo na música e o contexto do que os outros instrumentos estão fazendo.

    Existem inclusive métodos voltados para isso (criação de linhas de baixo). Mas a maioria é em inglês.

    A minha dica é: ouça linhas de baixo (até em arquivos separados, se quiser ter maior entendimento dos detalhes) e observe o que o músico fez em cima daquela base.

    Outra ideia bastante eficaz é aprender um música com uma linha já definida e então mudar tudo e fazer você mesmo uma linha própria tentando fugir do que foi feito mais ainda dando o suporte e a coerência exigidas no acompanhamento.

    Em termos de escalas não são apenas "pentas". Pode-se usar uma infinidade de escalas (relacionadas aos acordes e intenções em questão, obviamente). Mas não se prenda apenas no quesito nota, mas também atente-se ao conteúdo rítmico da sua linha. e também é importante saber quando não tocar, variar registros (momentos de ir mais para o agudo, momentos de sub graves, quando é legal oitavar alguma melodia executada por outro instrumento ou voz, quando seguir bumbo, etc...).

    Enfim, é um assunto inesgotável. Comece simples e vá se desenvolvendo.

    LeandroP
    Moderador
    # set/21
    · votar


    Isso é uma linha de baixo :)


    https://www.youtube.com/watch?v=RABW58sLrFA

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Joaofusion Tem baterista pra tocar junto? Eu comecei basicamente tocando na igreja e minha bagagem pra teoria musical era bem fraca (só sabia ler cifras e não conseguia ler e tocar tablaturas na musica msm). No caso a dica que dou é tente se tiver um baterista tentando marcar as tônicas ou os baixos invertidos das próprias cifras das musicas junto com o bumbo , bem básico msm. Caso seja só os outros instrumentos tente ir só marcando, pq aos poucos vc vai indo se acostumando com as musicas e montando suas linhas.

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/21
    · votar


    No caso vc está se referindo a tocar covers, tentando reproduzir as linhas de baixo originais?
    Se a intenção do tópico for relacionado a isso, tem, e como tem... O bom e velho OUVIDO... rs... Isso é um exercicio que deve ser praticado diariamente, e muita gente hj em dia está pulando isso, principalmente devido aos beneficios da internet, aonde nos acomodamos a achar tudo mastigado. Mas o treinamento do ouvido é fundamental para qualquer musico. Coloque músicas mais simples e com o baixo em mãos, va procurando as notas, ouvindo com paciencia. A dica é dividir a música em partes, e se concentrar parte por parte. Com o tempo seu ouvido vai se acostumando e aprendendo a identificar os intervalos... Vc escuta um acorda, ja sabe se ele é maior ou menor, por exemplo...

    Agora, se a intenção do tópico é sobre vc criar suas próprias linhas de baixo, recomendo os seguintes passos:
    Primeiro foque e aprenda as tônicas, conheça as notas no braço do seu instrumento. Próximo passo é estudar as escalas, pois assim você saberá que notas podem e que notas não podem ser utilizadas em cada acorde que você está tocando na música. Mas reforço, primeiro foque nas tônicas e na marcação rítimica, inicialmente faça isso acompanhando o que o baterista está fazendo com o bumbo!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/21
    · votar


    Joaofusion

    "eu comecei recentemente no baixo"

    É o que a galera acima já citou. Pense o seguinte: faça o que 99,9% dos baixistas fizeram quando iniciantes = Uso básico de Tônicas, Terças e Quintas usando o bumbo da bateria e os acentos de caixa como referência.

    Claro que têm de estudar e treinar, para entender e poder evoluir. Mas a melhor "porta de entrada" é essa.

    Schelb
    Veterano
    # set/21
    · votar


    Eu acho que podia acrescentar ao que o pessoal falou aí que sempre é bacana estudar teoria musical .. é um campo vastíssemo, que nem todo mundo gosta, mas que faz toda a diferença pra entender esse tema do tópico. Começar estudando campos harmônicos, com suas tríades, tétrades, escalas, modos e ir evoluindo aos poucos no estudo da harmonia (as relações entre os acordes e melodias das músicas). Leva tempo, tem que ir aos poucos conforme vai avançando na música, pode ser difícil as vezes pra quem está começando, mas faz toda a diferença. Pra mim tem que caminhar lado a lado com o estudo de técnica, de percepção e de repertório.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como conseguir linhas de baixo sem tabs