Dicas para apresentações

    Autor Mensagem
    conehc
    Veterano
    # ago/07


    Criei esse topico pro pessoal poder trocar idéias e dar dicas sobre apresentações ao vivo, o que fazer, o que nao fazer, etc.

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Começo com as minhas:
    1 - Limpe seu instrumento antes de tocar: Não adianta ter aquele lindo top em flamed maple se quando bate a luz só se ver marcas de dedo e sugeira no instrumento, fica muito feio.

    2 - Estude a casa de shows ou o lugar que você vai tocar: se possível faça uma visita, verifique possiveis problemas com a acústica, dê uma olhada nos equipamentos disponíveis, se tem retornos de chao, in ear, sides, se tem amplificador para o baixo, etc.

    3 - Sempre tenha um retorno confiável, toque com seu ampli ou entao um bom par de fones ou in-ear: Mesmo que o técnico fale "você ouve naquele retorno ali", use seu amplificador, porque em retornos e em sides, quando entra o resto da banda junto o baixo desaparece, você vai aumentar ate distorcer tudo e ainda nao vai ouvir satisfatoriamente. Mesmo que voce tenha um ampli fraco (60w), use ele e peça o tecnico para jogar o baixo nos retornos de chão. Caso a casa ofereça a opção de retorno através de fone, use-o e nao se preocupe muito com aparencia: ouvir o que está tocando é sempre mais importante.

    4 - Leve instrumentos, cabos, cordas, baterias e correias de reserva: Nunca se sabe o que vai acontecer, se o baixo vai pifar do nada, arrebentar corda, se o cabo vai dar pala e por aí vai.

    5 - Nunca esqueça de um tripé confiavel e de um afinador: Nada pior do que deixar o baixo encostado na parede ou jogado no chão com o risco de chegar um e pisar em cima do braço. Quanto ao afinador, cada um deve ter o seu - nada de um para a banda pois isso atrasa a todos e caso você precise corrigir a afinação no meio do show fica complicado ter que sair "caçando" um afinador.

    6 - Faça alongamento: Por mais que você nunca faça alongamento pra ensaiar ou tocar em casa, pra shows é necessário. Isso evita ficar exausto ao longo do show, evita dores no dia seguinte, além de evitar outros problemas futuros. Alongue bem o ombro em que o instrumento vai ficar apoiado, ele sofre bastante em shows longos.

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Faltou o principal:

    Tomar uma gelada antes do show!!!

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Arrastão Cultural
    hahha ai nao ne... eu poderia ter colocado assim:

    7 - Alcool é bom mas nao exagere: Tomar uma cerveja com a banda antes de subir no palco tudo bem, mas se tiver frio e voce quiser se esquentar nao tome nunca meio copo de pinga com mel + algumas cervejas... la pro meio do show vai te dar uma vontade infernal de ir ao banheiro.

    Viperbass
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Viperbass
    · votar


    8 - Leve suas tablaturas/cifras/partituras, mesmo que você saiba tocar a música de trás pra frente! É muito comum "dar branco" quanto se está nervoso antes de entrar no palco. Com elas você pode dar uma refrescada na memória.

    9 - Não exagere na bebida, ela pode simplesmente acabar com o seu show.

    10 - Se for tocar com mais bandas, dividindo equipamentos, tome cuidado com possíveis enganos na hora de desmontar o palco. Crie uma maneira de marcar os equipamentos das bandas, para cada um saber qual é o seu.

    FCLBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    11 - Não troque as cordas momentos antes do show;

    12 - Não discutir o setlist no intervalo de uma música e outra;

    13 - Se um integrante da banda errar, não faça cara feia pra ele (todos percebem);

    14 - Lema do Bozo: "Sempre rir", ou seja, toque com alegria. Isso é que faz valer a pena;

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Viperbass
    esse lance das cifras é bom mesmo,,, mesmo que vc deixe la no cantinho pras horas de aperto... ja o de dividir palco com outras bandas quase sempre da confusao, ainda mais se a bateria é de uma banda que tocou antes e tem outras bandas depois, o baterista tem que ficar la plantado esperando o show todo acabar. Uma vez toquei num esquema assim, o dono da bateria ficou o tempo todo la do lado com cara feia pra nós porque ele tava com sono e queria ir embora

    FCLBass
    esse lance do set list é complicado mesmo, do nada chega um, olha pra tras e fala, vamos cortar tal musica, ai nem todo mundo corcorda e fica la a banda discutindo e o publico so assistindo... os erros, bem, ultimamente quando um erra os outros ficam rindo dele, e quanto mais absurdo é o erro mais nós rimos... mas é importante lembrar o seguinte: todo mundo erra, estou cansado de ouvir erros em dvd's ao vivo de artistas bem famosos. ate em gravação eu ja ouvi uma escorregadazinha no baixo.

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Falar pouco!

    A galera quer som e intervalos grandes entre as músicas esfriam a platéia.

    russobass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Caraaaaaaa manowwww!!

    Faltou coisa melhor que a cerva!!

    Faltou azarar a mulheradaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

    Toda vez que eu toco numa boate ou bar, pego e mulherada!!!

    Sinceramente!! elas ficam todas assanhadas!!

    falow!!!

    denismonteiro
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    FCLBass
    12 - Não discutir o setlist no intervalo de uma música e outra;

    nooooossa, na minha antiga banda faziamos isso direto.... no meio da música mesmo conversávamos e íamos acertando o set durante o show! e sempre rolou bem... vai tbm da banda tem um bom entrosamento, até pq tirávamos (de retirar mesmo) pedaços das músicas alí na hora! era muito louco!

    acho que a melhor dica é essa mesmo! um ótimo entrosamento entre os integrantes da banda!
    já calhou de vocalista errar um pedaço da letra e o resto da banda perceber a tempo e "arrumar" a música e tal....

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    denismonteiro
    haha uma banda que eu tenho ensaia a base da musica,,, a estrutura os vocalistas que fazem no meio do show... nos combinamos uns comandos de voz e uns gestos que eles fazem pra repetir refrao, mandar pra galera cantar, etc

    FCLBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    conehc
    denismonteiro
    O bacana tb é ensaiar mais de um final para a mesma música. Já fizemos isso e era legal. A deixa era o voacalista dizer o número do encerramento que ensaiamos. Era legal pra caramba pq se repetíssemos a música, certamente tocávamos finais diferentes.

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    FCLBass
    e quando nao ensaiar faz o seguinte: continua tocando instrumental e quanti estiver quase no segundo tempo do compasso quaternario o vocalista fala "pedi pra parar parou!"

    esse é o final mais tosco que ja existiu na face da terra,,, acho preferivel terminar cada hora um do que terminar assim

    FCLBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    conehc
    Horrível mesmo...

    Gui
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    conehc
    e quando nao ensaiar faz o seguinte: continua tocando instrumental e quanti estiver quase no segundo tempo do compasso quaternario o vocalista fala "pedi pra parar parou!"


    haEOUIHEIOUEAHOAEIUEHOIUEAHOEAi...eu acho mó comico isso!=D
    hermes e renato usou e pans

    NoSt Bass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    12 - Não discutir o setlist no intervalo de uma música e outra;
    Tem bastante banda q não faz setlist, principalmente em barzinhos, o pessoal pede, e eles tocam, se ninguem pedir nada(o que é muito difícil) eles vão decidindo na hora.

    Alguem aew tbm faz isso?

    KNOX
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Verifique a bateria do seu baixo caso ele seja ativo...dependendo do show vale a pena trocar a bateria se vc não o fez nos ultimos 3 meses...

    Tente fazer amizade com o cara do som..ou no minimo conquistar a simpatia dele..pois por mais q sua banda esteja ensaiada e vcs sejam bons esse maldito ser pode fuder todo seu show


    Faça aquecimento antes de subir no palco...toque uns 10 minutos escalas e trechos das musicas q vai tocar...

    Use roupas confortaveis

    Não brigue com ninguem da banda antes do show...deixe isso pra depois...

    Se puder ter um baixo e um cabo reserva é muito bom....

    se errar ou alguem da sua banda errar ..ria...brinque...torna a coisa mais facil...

    Tenha sempre musicas sobrando no setlist...

    è bom q todos da banda tenham uma copia do mesmo set list..e q ele já tenha sido pre ensaiado na ordem do show...

    e depois disso tudo se vc tiver fé reze...pq infelizmente existe a tal desgraçada lei de murphy...

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    Sempre tente manter contato visual com os membros da banda,isso é bom pra banda poder se comunicar,e se necessário modificar alguma coisa como timbre,pegada,andamento ou algo na estrutura da música,durante um show,além do q isso passa uma confiança pro público.

    Nunca queira inventar algo numa música em cima do palco,ainda mais sem avisar ao resto da banda,só faça o q foi ensaiado pra evitar erros e problemas desnecessários durante o show.

    Procure tocar bem vestido e com boa aparência,sua imagem é o seu cartão de visitas,uma boa imagem chama e prende a atenção do público pro teu trabalho,além de ser algo muito bem visto por quem contrata shows,o q pode refletir em um volume maior de trabalho pra tua banda.

    Evite comer alimentos pesados no dia do show,isso afeta o teu rendimento em palco,já q vc vai estar mais "pesado".

    Tenha uma garrafinha de água em palco,sempre a deixe ou no chão,longe de tomadas,pedais,fios,amps etc,ou deixe-a em algum suporte específico para esse fim.

    Tenha uma toalha,pq é bem incômodo ficar tocando em baixo de refletores por horas suando feito um porco.

    Um conselho q eu peguei de uma galera profissional,alguns q já rodaram o mundo tocando inclusive:Se alguém da banda errar,continue tocando como se nada tivesse acontecido,não passe isso pro público,pega muito mal pra banda,além do q muitas das vezes o público nem nota o erro,mas nota a banda fazendo cara feia ou rindo quando ele acontece.

    dxfence
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    o mais importante é você se divertir. já fiz um show com 4 bandas de metal e agente era punk rock. o público era outro. agente se divertiu, e a galera do metal até que entrou na nossa.. é só não passar insegurança.. mais cuidado, não seja muito seguro.. passar muita segurança pode parecer que você se acha muito..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para apresentações