Autor |
Mensagem |
conehc Veterano |
# ago/07
Criei esse topico pro pessoal poder trocar idéias e dar dicas sobre apresentações ao vivo, o que fazer, o que nao fazer, etc.
|
conehc Veterano |
# ago/07
· votar
Começo com as minhas:
1 - Limpe seu instrumento antes de tocar: Não adianta ter aquele lindo top em flamed maple se quando bate a luz só se ver marcas de dedo e sugeira no instrumento, fica muito feio.
2 - Estude a casa de shows ou o lugar que você vai tocar: se possível faça uma visita, verifique possiveis problemas com a acústica, dê uma olhada nos equipamentos disponíveis, se tem retornos de chao, in ear, sides, se tem amplificador para o baixo, etc.
3 - Sempre tenha um retorno confiável, toque com seu ampli ou entao um bom par de fones ou in-ear: Mesmo que o técnico fale "você ouve naquele retorno ali", use seu amplificador, porque em retornos e em sides, quando entra o resto da banda junto o baixo desaparece, você vai aumentar ate distorcer tudo e ainda nao vai ouvir satisfatoriamente. Mesmo que voce tenha um ampli fraco (60w), use ele e peça o tecnico para jogar o baixo nos retornos de chão. Caso a casa ofereça a opção de retorno através de fone, use-o e nao se preocupe muito com aparencia: ouvir o que está tocando é sempre mais importante.
4 - Leve instrumentos, cabos, cordas, baterias e correias de reserva: Nunca se sabe o que vai acontecer, se o baixo vai pifar do nada, arrebentar corda, se o cabo vai dar pala e por aí vai.
5 - Nunca esqueça de um tripé confiavel e de um afinador: Nada pior do que deixar o baixo encostado na parede ou jogado no chão com o risco de chegar um e pisar em cima do braço. Quanto ao afinador, cada um deve ter o seu - nada de um para a banda pois isso atrasa a todos e caso você precise corrigir a afinação no meio do show fica complicado ter que sair "caçando" um afinador.
6 - Faça alongamento: Por mais que você nunca faça alongamento pra ensaiar ou tocar em casa, pra shows é necessário. Isso evita ficar exausto ao longo do show, evita dores no dia seguinte, além de evitar outros problemas futuros. Alongue bem o ombro em que o instrumento vai ficar apoiado, ele sofre bastante em shows longos.
|
Arrastão Cultural Veterano |
# ago/07
· votar
Faltou o principal:
Tomar uma gelada antes do show!!!
|
conehc Veterano |
# ago/07
· votar
Arrastão Cultural
hahha ai nao ne... eu poderia ter colocado assim:
7 - Alcool é bom mas nao exagere: Tomar uma cerveja com a banda antes de subir no palco tudo bem, mas se tiver frio e voce quiser se esquentar nao tome nunca meio copo de pinga com mel + algumas cervejas... la pro meio do show vai te dar uma vontade infernal de ir ao banheiro.
|
Viperbass Veterano |
# ago/07 · Editado por: Viperbass
· votar
8 - Leve suas tablaturas/cifras/partituras, mesmo que você saiba tocar a música de trás pra frente! É muito comum "dar branco" quanto se está nervoso antes de entrar no palco. Com elas você pode dar uma refrescada na memória.
9 - Não exagere na bebida, ela pode simplesmente acabar com o seu show.
10 - Se for tocar com mais bandas, dividindo equipamentos, tome cuidado com possíveis enganos na hora de desmontar o palco. Crie uma maneira de marcar os equipamentos das bandas, para cada um saber qual é o seu.
|
FCLBass Veterano |
# ago/07
· votar
11 - Não troque as cordas momentos antes do show;
12 - Não discutir o setlist no intervalo de uma música e outra;
13 - Se um integrante da banda errar, não faça cara feia pra ele (todos percebem);
14 - Lema do Bozo: "Sempre rir", ou seja, toque com alegria. Isso é que faz valer a pena;
|
conehc Veterano |
# ago/07
· votar
Viperbass
esse lance das cifras é bom mesmo,,, mesmo que vc deixe la no cantinho pras horas de aperto... ja o de dividir palco com outras bandas quase sempre da confusao, ainda mais se a bateria é de uma banda que tocou antes e tem outras bandas depois, o baterista tem que ficar la plantado esperando o show todo acabar. Uma vez toquei num esquema assim, o dono da bateria ficou o tempo todo la do lado com cara feia pra nós porque ele tava com sono e queria ir embora
FCLBass
esse lance do set list é complicado mesmo, do nada chega um, olha pra tras e fala, vamos cortar tal musica, ai nem todo mundo corcorda e fica la a banda discutindo e o publico so assistindo... os erros, bem, ultimamente quando um erra os outros ficam rindo dele, e quanto mais absurdo é o erro mais nós rimos... mas é importante lembrar o seguinte: todo mundo erra, estou cansado de ouvir erros em dvd's ao vivo de artistas bem famosos. ate em gravação eu ja ouvi uma escorregadazinha no baixo.
|
Arrastão Cultural Veterano |
# ago/07
· votar
Falar pouco!
A galera quer som e intervalos grandes entre as músicas esfriam a platéia.
|
russobass Veterano |
# ago/07
· votar
Caraaaaaaa manowwww!!
Faltou coisa melhor que a cerva!!
Faltou azarar a mulheradaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!
Toda vez que eu toco numa boate ou bar, pego e mulherada!!!
Sinceramente!! elas ficam todas assanhadas!!
falow!!!
|
denismonteiro Veterano |
# ago/07
· votar
FCLBass
nooooossa, na minha antiga banda faziamos isso direto.... no meio da música mesmo conversávamos e íamos acertando o set durante o show! e sempre rolou bem... vai tbm da banda tem um bom entrosamento, até pq tirávamos (de retirar mesmo) pedaços das músicas alí na hora! era muito louco!
acho que a melhor dica é essa mesmo! um ótimo entrosamento entre os integrantes da banda!
já calhou de vocalista errar um pedaço da letra e o resto da banda perceber a tempo e "arrumar" a música e tal....
|
conehc Veterano |
# ago/07
· votar
denismonteiro
haha uma banda que eu tenho ensaia a base da musica,,, a estrutura os vocalistas que fazem no meio do show... nos combinamos uns comandos de voz e uns gestos que eles fazem pra repetir refrao, mandar pra galera cantar, etc
|
FCLBass Veterano |
# ago/07
· votar
conehc
denismonteiro
O bacana tb é ensaiar mais de um final para a mesma música. Já fizemos isso e era legal. A deixa era o voacalista dizer o número do encerramento que ensaiamos. Era legal pra caramba pq se repetíssemos a música, certamente tocávamos finais diferentes.
|
conehc Veterano |
# ago/07
· votar
FCLBass
e quando nao ensaiar faz o seguinte: continua tocando instrumental e quanti estiver quase no segundo tempo do compasso quaternario o vocalista fala "pedi pra parar parou!"
esse é o final mais tosco que ja existiu na face da terra,,, acho preferivel terminar cada hora um do que terminar assim
|
FCLBass Veterano |
# ago/07
· votar
conehc
Horrível mesmo...
|
Gui Veterano |
# ago/07
· votar
conehc
e quando nao ensaiar faz o seguinte: continua tocando instrumental e quanti estiver quase no segundo tempo do compasso quaternario o vocalista fala "pedi pra parar parou!"
haEOUIHEIOUEAHOAEIUEHOIUEAHOEAi...eu acho mó comico isso!=D
hermes e renato usou e pans
|
NoSt Bass Veterano |
# ago/07
· votar
Tem bastante banda q não faz setlist, principalmente em barzinhos, o pessoal pede, e eles tocam, se ninguem pedir nada(o que é muito difícil) eles vão decidindo na hora.
Alguem aew tbm faz isso?
|
KNOX Veterano |
# ago/07
· votar
Verifique a bateria do seu baixo caso ele seja ativo...dependendo do show vale a pena trocar a bateria se vc não o fez nos ultimos 3 meses...
Tente fazer amizade com o cara do som..ou no minimo conquistar a simpatia dele..pois por mais q sua banda esteja ensaiada e vcs sejam bons esse maldito ser pode fuder todo seu show
Faça aquecimento antes de subir no palco...toque uns 10 minutos escalas e trechos das musicas q vai tocar...
Use roupas confortaveis
Não brigue com ninguem da banda antes do show...deixe isso pra depois...
Se puder ter um baixo e um cabo reserva é muito bom....
se errar ou alguem da sua banda errar ..ria...brinque...torna a coisa mais facil...
Tenha sempre musicas sobrando no setlist...
è bom q todos da banda tenham uma copia do mesmo set list..e q ele já tenha sido pre ensaiado na ordem do show...
e depois disso tudo se vc tiver fé reze...pq infelizmente existe a tal desgraçada lei de murphy...
|
Rafael do Baixo Veterano |
# ago/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar
Sempre tente manter contato visual com os membros da banda,isso é bom pra banda poder se comunicar,e se necessário modificar alguma coisa como timbre,pegada,andamento ou algo na estrutura da música,durante um show,além do q isso passa uma confiança pro público.
Nunca queira inventar algo numa música em cima do palco,ainda mais sem avisar ao resto da banda,só faça o q foi ensaiado pra evitar erros e problemas desnecessários durante o show.
Procure tocar bem vestido e com boa aparência,sua imagem é o seu cartão de visitas,uma boa imagem chama e prende a atenção do público pro teu trabalho,além de ser algo muito bem visto por quem contrata shows,o q pode refletir em um volume maior de trabalho pra tua banda.
Evite comer alimentos pesados no dia do show,isso afeta o teu rendimento em palco,já q vc vai estar mais "pesado".
Tenha uma garrafinha de água em palco,sempre a deixe ou no chão,longe de tomadas,pedais,fios,amps etc,ou deixe-a em algum suporte específico para esse fim.
Tenha uma toalha,pq é bem incômodo ficar tocando em baixo de refletores por horas suando feito um porco.
Um conselho q eu peguei de uma galera profissional,alguns q já rodaram o mundo tocando inclusive:Se alguém da banda errar,continue tocando como se nada tivesse acontecido,não passe isso pro público,pega muito mal pra banda,além do q muitas das vezes o público nem nota o erro,mas nota a banda fazendo cara feia ou rindo quando ele acontece.
|
dxfence Veterano |
# ago/07
· votar
o mais importante é você se divertir. já fiz um show com 4 bandas de metal e agente era punk rock. o público era outro. agente se divertiu, e a galera do metal até que entrou na nossa.. é só não passar insegurança.. mais cuidado, não seja muito seguro.. passar muita segurança pode parecer que você se acha muito..
|