Métodos contra-baixo - vamos começar a fazer reviews

    Autor Mensagem
    ABATANGERINA
    Veterano
    # jul/07


    Pessoal,

    acho importante começarmos a fazer reviwes dos métodos q possuímos. Têm muita porcaria no mercado e as vezes a gente só descobre em casa. Comprei um no ML, do vendedor EULIM, e o troço é um lixo! o endereço está abaixo (NÃO COMPREM):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58067672-curso-intensivo-de-con tra-baixo-em-video-em-3-cds-cd-romdvd-_JM

    tenho 02 métodos: o dan dean, q peguei por orientação do pessoal aqui e é muito bom, e o sherlock gomes, q tb é muito bom.

    já assisti alguns q a qualidade técnica de filmagem é podre, e não dá pra entender nada. as vezes a didática é péssima e assim por diante. portanto, estou colcoando a idéia de postarmos TÓPICOS ESPECÍFICOS com reviews desses métodos (q normalmente são caros) para nos darmos uma idéia melhor e para vermos se é o q queremos. amanhã, estarei fazendo o review do Sherlock Gomes (básico e intermediário). Encorajo a todos a fazerem o mesmo. com certeza vai ser muito útil.

    o q vcs acham?

    conehc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ABATANGERINA
    tenho tantos metodos que ate hoje nao consegui pegar nenhum firme...

    mas pra quem está aprendendo, um bom que tem o básico do básico é o "rock bass beginer to pro in 4 weeks"... é bem direcionado pro cara pegar o baixo e tocar,,, é bem legal... se alguem quiser eu upo aqui....

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    conehc

    é exatamente por isso q acho q devemos fazer reviews + específicos. tipo: ensina paritura? tablatura?´quais as técnicas? slap? tap? e os rítmos abrangidos? didática. qualidade técnica de imagens e som. é direcionado para iniciantes, intermediários ou avançados? é específico (por exemplo, só slap)? é ´vídeo, áudio ou escrito? se for vídeo, qual a duração aproximada?

    informações desse tipo esclarecem e evitam tempo e dinheiro disperdiçado. dá um opuco + de trabalho, mas...

    amanhã eu estarei postando o meu review. e valeu pela dica. no momento eu estou estudando os 02 q mencionei antes.

    joe_harris
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    conehc
    opa upa aew pra nois... é mto grande????

    ABATANGERINA
    eu tenho o do cherlock gomes tbm, mto bom... já aprendi coisas boas com aqela video aula...

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    joe_harris
    cara, vc têm o avançado do cherlock gomes? eu só tenho o básico e intermediário (num só DVD).

    joe_harris
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ABATANGERINA
    eu tenho só esse tbm, mas um amigo meu tem o avançado, mas a gravação fico meio podre, mas da pra ver d boa......

    joe_harris
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ABATANGERINA
    vc ja toca bem, tem banda??? qual é seu nivel???

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    joe_harris
    cara eu toco violão e guitarra há uns 17 anos, quase todos os dias. gosto de quase todos ritmos, mas pra tocar prefiro MPB. posso dizer q toco bem e q tenho o ouvido bastante treinado. de uns 02 anos pra cá começei a me interessar no contra-baixo, peguei um samick podre (tinnha ciência disso!) usado e no último ano tenho tentado melhorar nas técnicas de baixo. em função disso, começei a me interessar + por teoria musical.
    toco numa banda por hobby. mas toco muito + com meu irmão q toca teclado.

    cara,
    não entendi, a qualidade original do vídeo do cherlock gomes avançado é podre, ou é a cópia do seu colega q está podre?

    joe_harris
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ABATANGERINA
    é a cópia msm....

    então tava vendo aki no forum, tem mta pouca coisa sobre teoria... tem mais coisas sobre q baixo comprar, e set up em geral... axo q devia ter mais topicos sobre teoria musica....

    maquiro
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ABATANGERINA

    Beleza de tópico.

    O primeiro método que comprei foi o Berklee Practice Method - Bass. Vou tentar fazer uma review de memória, posso esquecer alguns detalhes, ok?

    É em inglês e exige conhecimentos mínimos de partitura. Achei bastante útil para o nível básico. Tem ritmos Rock, Blues, Heavy Metal, Funk, Bossa Nova e Walking bass, se não me engano.

    A idéia do método é lhe integrar a uma banda, que vem gravada no CD.

    O estudo é feito com base em uma música para cada ritmo apresentado. Primeiro ele ensina a reconhecer a estrutura da música, a escala e a linha de baixo sugerida, além de algumas variações sobre ela. Depois dá umas dicas sobre o ritmo estudado (conceitos como "swing", shuffle", síncope etc), sugere alguns exercícios de técnica e de percepção musical do tipo "repita as linhas abaixo de ouvido" e, por fim, pede para que você crie suas próprias linhas de baixo para a música estudada, dando as dicas necessárias para o improviso. Isso tudo é repetido para cada capítulo (ritmo).

    Achei realmente muito prático para iniciantes. Apesar de ter bastante conteúdo, as harmonias e linhas de baixo sugeridas são bem simples. O mais interessante é que abrange muitos aspectos necessários para aprender a tocar o instrumento, direcionando o estudo para que se toque junto com uma banda.

    maquiro
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Para terminar

    http://www.berkleepress.com/catalog/product?product_id=11340&category_ id=16

    eltonbass
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Dan Dean:

    o que ensina: escalas, slap, e partitura.
    seu forte é partitura, achei muito bom pra aprender a ler.
    o resto é muito superficial.
    Ideal para iniciantes, ensina bastante coisa de iniciante.

    Guto EADG
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Guto EADG
    · votar


    eu acho que métodos (pra iniciantes), principalmente sem áudio, são pouco úteis sem o auxilio de um professor.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    maquiro
    pô cara, esse método q vc indicou parece ser bom. fiquei com dúvidas: é vídeo-aula ou livro com cd? se for vídeo-aula, é dublado ou vêm legenda?
    vc comprou esse método no Brasil?

    eltonbass
    concordo com vc, o dan dea é um excelente método para aprender a ler, ele é muito didático e fácil mesmo. eu o estou usando (não sabia ler partitura).

    TODO MUNDO
    sinto falta de uma vídeo-aula que reuna TEORIA com PRÁTICA em escalas e ritmos, e q seja didático. Tipo assim: vou usar o tempo 2/4, semi-colcheias, pausas, numa escala 7ajusta, num ritmo bossa nova com slap, fica assim óh, panpanpan. nunca vi uma vídeo-aula assim. será q isso existe? mas tô falando de algo didático, não de professor q toca pra caramba e q fica querendo tirar onda com a cara da gente tocando rapidinho q a gente não consegue nem ver.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ABATANGERINA

    As únicas vídeo aulas q eu já ví q são parecidas com isso q vc falou,são as duas vídeo aulas do John Patitucci.

    maquiro
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: maquiro
    · votar


    ABATANGERINA
    É livro com CD. Comprei na Freenote, de São Paulo, pela internet.

    Outro método que me tirou da lama foi o de Musica Brasileira do meu conterrâneo Adriano Giffoni. É livro com CD, também. Precisa conhecimento de leitura musical. Não leio muito bem, mas consegui fazer os exercícios. São sugestões de linhas de baixo para vários ritmos brasileiros (samba, samba enredo, samba-rock, xote, baião ...).

    Depois de ter estudado este método consegui chegar cheio de moral para acompanhar alguns pagodeiros e forrozeiros (principalmente agora em junho). Toco também com um grupo de chorinho e o método me ajudou muito.

    Abraço

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    joe_harris
    o método shelock gomes avançado ensina o quê?

    rajunior2013
    Membro
    # ago/13
    · votar


    No blog Material de Estudo para Contrabaixo tem artigos falando sobre as técnicas de baixo, exercícios para iniciantes, comentários sobre técnicas mais avençadas como slap e tapping, exercícios de escalas, teoria musical. Sei que é chato ficar fazendo exercícios para alguns mais esse é o caminho principalmente para treinar o ouvido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Métodos contra-baixo - vamos começar a fazer reviews