Comprei um Cort Artisan B5 (Review)

Autor Mensagem
fabricio 12
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
Savant
Will Piasecki

Na encarte que vem com o baixo diz "eq on/off" , se ele funciona sem bateria ainda não sei vou testar. Porém mesmo com a chave desligada o baixo ainda possui personalidade. Estou realmente satisfeitíssimo com o instrumento e ABATANGERINA embora o WW Rockbass era inicialmente a minha meta (preço, nome, pancada do som) sou mais fissurado pelo timbre limpo, por isso levei o B5, sem levar em conta que é um instrumento bem mais acabado do que o Rbass.

Valeu. Abraço.

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
pô cara, testei o Rockbass e senti a mesma coisa. tive a impressão q só serve pra rock.
o timbre desse cort é + versátil msm. gostei dele, e olha q testei num amp meteoro. o único problema é q ele tá + caro q o ww. é uns 400 a mais.

e o "pickup balancer" serve pra q? eu senti q deu uma matada no som quando mexi.

fabricio 12
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA

Meu caro o esquema é o seguinte: o pickup balancer se (com o baixo empunhado) girando todo p/ direita ativa só o captador da ponte; se girando até a metade (o pot dá uma travadinha) ativa igualmente os dois caps; se girado todo p/ esquerda ativa somente o captador do braço.

Valeu.

Sobre os WW, pelos alemães serem limpíssimos como o Thumb e o Corvette, pensei eu (erradamente) que os Rbass eram mas os 400 a mais no B5 realmente compensam. Pergunta agalera aí se o custo benefício dos Corts num compensa...

Valeu. Abraço.

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
+ uma coisa. a madeira é muito levinha, num é vagabunda não?

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
madeira leve nao é sinonimo de madeira vagabunda,,,

fabricio 12
Veterano
# jul/07
· votar


conehc

Véio a questão do baixo ganho do bass, desculpa a demora mas vamos lá:

Como eu disse não tenho um ampli descente para dar violência ao som do bass para acompanhar a bateria sem sumir (60w é muito pouco) mas ligamos aqui na igreja o bass no sistema de PA e o bass domina o espaço todos até quem não é musico elogiaram a qualidade do som do baixo nesse domingo que sinceramente eu não esperava. Eu acho que vou me surpreender ainda com que o baixo pode me oferecer (só uso ele aos domingos). O problema do baixo ganho existe: sim, com um ampli de baixa potência ele some sim, mas se ligado adequadamente a um sitema de PA problema resolvido!!!!!!!!!!! Mas pra gente ver se o baixo rende mesmo falta-me potência (um HA3500 hehehehehehe), enfim tô mais que satisfeito e recomendo mmais uma vez o bass.

Valeu. Abraço.

ABATANGERINA
Veterano
# ago/07
· votar


fabricio 12
cara, mais uma coisinha, tu testo tb o NC4? se sim, o q tu acho principalmente diferente entre os dois modelos? (é q o NC4 é bem + barato e to pensando em pegar esse, dei uma testada nele nessa semana, gostei, o problema é q as cordas tavam muito velhas, o q fez ele perde um pouco d presença).

tcraposo
Veterano
# ago/07
· votar


Aí brother, baixão. Comprei o meu, exatamente desse que tu comprou (o meu é madeira crua) e to feliz até hoje, paguei mais ou menos o que tu pagou e to mto feliz cara... Baixão mermo. Aquela chavinha de "equalizer off" serve pra deixar tudo completamente flatt e "desligar" os knobs de equalização. Tira uma dúvida minha ae brother, tua corda Lá (A) relaxa mais que as outras ? Sempre quando vou afinar, vejo que a corda lá desafina mais do que as outras... Acontece algo assim contigo brother ? Abraço!

fabricio 12
Veterano
# ago/07
· votar


ABATANGERINA

Sim é uma boa opção. Os caps não são bartolinni portanto talvez vc estranhe a diferença de timbre, mas se a série "C" for a que está no seu alcance é uma boa possibilidade.

tcraposo

Estamos satisfeitos irmão, a cada vez que eu toco me surpreendo com tamanha qualidade num preço tão acessível, mas as minhas cordas não tem problema não véio estão perfeitamente reguladas e confortáveis e sem diferença de som. Tu já trocou de acordoamento ou o bass é novo, se já trocou procure utilizar as que vem com ele que são as Daddario, senão é levar no luthier mesmo.

Valeu. Abraço.

fabricio 12
Veterano
# ago/07
· votar


Tecendo mais considerações acerca do bass:

Seguinte rapaziada, vou fazer 2 meses com o baixo e já posso dar mais informações pra quem tiver interessado.

1)SOM DO BAIXO (Em termos de madeira e captação): O meu corpo é de )mogno com braço em wenge (bolt-on) e escala em rosewood. O som do baixo, das madeiras, são bem agradaveis e possuem um timbre grave e grave-médio, não muito puxado pra agudos. Não vou falar muito sobre as madeiras pq não sou expert nisso. Sobre os captadores bartollini MK1 e seu circuito vou destacar são sensacionais vou destacar alguns pontos que eu achei importante a nível de informação:

VOLUME: Único problema do bass, e confirmo pra vcs é o ganho e volume, mas pra mim EM NENHUM MOMENTO DESQUALIFICA O INSTRUMENTO, é um mero detalhe que pode ser resolvido com um bom amp ou sistema de monitores e PA.

BALANCE: Acreditem a diferença de atuação de um pro outro é só a timbragem do lugar onde estão, digo isso pq já toquei em baixos que a diferença do cap da ponte pro do braço era astronômica.

EQUALIZADOR PARAMÉTRICO: Grave é perfeito e mesmo no máx o som não embola ou confunde. Agudo sensacional e não estalado (não gosto). Mas o knob de médio é incrível e o destaque do eq. Consegue definir o baixo e destacá-lo de todos os intrumentos, também dá um punch final no som e olha que eu não gostava de médios.

2) TOCABILIDADE: Em regra é ótima nos pizzicatos rápidos, definição nas notas e desconforto quase zero. Slaps o maior defeito do bass pra mim, não foi feito para tal. Por que digo isso? Onde vc faz slap (próximo do fin da escala e braço, ante do cap do braço) há uma altura desconfortável das cordas, o que faz vc fazer mais força para puxar a corda aí dá medo de arrebentá-la. Além disso o som do slap não me agradou, é meio "slap-sinth" prefiro slap seco, como do Jazz Bass.

Valeu galera. É que eu to vendo gente nova comprando bass no escuro (cidade fraca de instrumentos) e precisando de informações.
Espero ter colaborado.

Valeu. Abraço.

jkdias
Veterano
# ago/07
· votar


fabricio 12

Slaps o maior defeito do bass pra mim, não foi feito para tal. Por que digo isso? Onde vc faz slap (próximo do fin da escala e braço, ante do cap do braço) há uma altura desconfortável das cordas, o que faz vc fazer mais força para puxar a corda aí dá medo de arrebentá-la.

Cara, a corda não está alta não? De repente uma regulagem na ponte e, se trastejar, no braço resolvam isso.

Além disso o som do slap não me agradou, é meio "slap-sinth" prefiro slap seco, como do Jazz Bass.

As vezes acontece de o baixo estar com um timbre maneiro no pizzicato devido à presença marcante dos médios, mas acontece desse timbre não ser muito bom para slaps. Creio q vc consiga bons timbres pra slap no seu bass, mas provavelmente o pizzicato ficará prejudicado. (pretendo configurar meu equipamento para ter os 2 timbres num baixo, de repente com um pedal ou outra coisa q seja fácil de acionar).

Legal o review!

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


fabricio 12
Slap fica bom com contour de médios - por isso muita gente fala bem do som pra slap do bdi com o sx. Uma coisa que reparei no bdi é que ele dá um contour nos médios quando você ativa o pedal e como ele não tem regulagem de médios só colocando um eq depois dele para consertar isso. Outra coisa que deve atrapalhar é o espaço de 16.5mm - o braço do meu condor tem as mesmas medidas do braço do cort e vira e mexe eu machuco a cutitula tentando dar uns slaps.

No mais, parabéns denovo pelo baixo. Se tudo der certo um dia eu compro um desses. Voce chegou a testar os de ash tambem?

fabricio 12
Veterano
# ago/07
· votar


jkdias
conehc

É rapaziada num entendi.... é pra cortar os médios? Deixar a equalização em "U" pra tirar um bom slap?

conehc

Véio num testei o de ash não, as lojas aqui no Rio são fracas. A diferença da madeira do corpo é muita absurda em termos de timbre, sustain, punch?
Sabe porque, eu tenho o manual da WW em Português e eles dizem que o braço é que traz o diferencial no timbre, tanto que eles só usam madeiras sinistras. Aliás o braço do B5 é de Wenge, uma das que são usadas no WW alemães. Afinal o que influencia mais corpo ou braço?

Valeu. Abraço.

NESCAU
Veterano
# ago/07
· votar


É rapaziada num entendi.... é pra cortar os médios? Deixar a equalização em "U" pra tirar um bom slap?
Depende... isso é questao de gosto, pra mim isso nao fica legal pra slap. Slap tem q ter bastante médio grave, para mim... hehehe

Fá Mendonça
Veterano
# ago/07 · Editado por: Fá Mendonça
· votar


fabricio 12

Muito bom o seu review, chará!


Eu comprei no início do ano um Cort A5 e compartilho da sua opinião. Essa linha dos corts com os MK-1 é realmente fantástica.

São baixos com um excelente custo x benefício, as pessoas ficam com receio de comprar baixos assim por causa da marca, mas se esquecem que esses são os tops dessa marca e por isso recebem um "carinho especial" na fabricação.

Estou satisfeitíssimo com o meu A5, as ferragens são muito boas mesmo.

O espaçamento das cordas é perfeito pra mim, já que minha técnica de mão direita é bem parecida com a do gary willis. Para slap eu não tenho muito a reclamar não, já acostumei com espaçamento curto para slap.

Uma sugestão de timbragem: Coloquei o agudo um pouco a esquerda do flat, o médio um pouco a direita e abri quase (quase!) todo o grave e deixei o pickup balance um pouco mais para o cap da ponte. Segundo meu professor, o timbre ficou bem parecido com um hofner, principalmente quando tocado um pouco a esquerda do cap do braço.

É só uma sugestão, vai pelo gosto!

O que importa é que é um instrumento que vale a pena, claro que quem for comprar tem que testar, pode ser que não agrade...

Parabéns pelo review.

Vou gravar alguma coisa pra galera ouvir...


Abraços

ABATANGERINA
Veterano
# out/07
· votar


fabricio 12
Fá Mendonça
cara peguei meu cort nb4 novo hoje por R$ 1.220,00 a vista. tô super satisfeito. e notei q a chavinha num é pra deixar tudo no máximo naum, acho q é pra deixar ativo/passivo. vcs já testaram direitnho pra conferir?

fabricio 12
Veterano
# out/07
· votar


ABATANGERINA

Beleza fera, tenha boas surpresas com o baixo. Só um detalhe, essa chave é para desligar o eq. do baixo, deixando tudo flat. Ele não funciona sem bateria (comprove vc mesmo).

Valeu. Abraço.

Petmamede
Veterano
# nov/07
· votar


Revivendo o tópico....

Gente, queria agradecer a todo mundo pelo tópico.....Realmente são amigos como vocês que ajudam pessoas como eu a se decidir na hora da compra....claro que devo testar antes qualquer baixo, se não seria idiotice....mas a opinião de músicos como vocês ajuda muiiiiito mesmo....vocês não sabem o quanto estou grato...

Cara, se eu conseguir o preço que o fabricio 12 pagou, eu vou dar pulos de alegria! ainda mais agora que o Dollar tá menos de R$ 1,80....No dia 14/12 eu vou a Recife, pra ver se tem lá! (se Deus quizer vai ter, hehheheeh!)

Galera, chega de delongas....queria saber uma coisa... Na opinião de vocês, qual é a melhor madeira do B5? Mogno ou Swamp Ash?

Muito obrigado a todos! Abraço!

Petmamede
Veterano
# dez/07
· votar


Pessoal,

Queria a ajuda de vocês. Fiz a pergunta acima e ainda não obtive resposta de ninguem. É importante pra mim saber o que vocês acham dos tipos de B5, porque eu to prestes a fazer uma compra na cega pela net, sem ao menos ter tocado no instrumento. O instrumento da artisan series que eu testei foi o A5, que é o top desta série. Como alguns foristas daqui falaram que a diferença entre o A5 e o B5 são mínimas, suponho que sejam bem parecidos (uma das unicas diferenças citadas é justamente o fato do A5 ter braço inteiriço e corpo em Maple). Bom, preciso muito da ajuda de vocês e ficaria agradecido se vocês me respondessem. Qualquer um que tenha o B5.

Petmamede
Veterano
# dez/07
· votar


Se alguem puder colocar considerações a cerca do Baixo B5 em Swamp Ash que nem o fabricio 12 fez, eu ficaria muito agradecido também! ajudaria muito mesmo.

Eu to fazendo isso galera porque o Baixo em Mogno (que era o modelo que eu queria) tá em falta na área geral(a importadora tá fechada! e os distribuidores estão com o instrumento em falta), e eu encontrei uma loja em Santa Catarina que tem o baixo em swamp ash. Por isso que eu quero informações sobre ele!

Gui
Veterano
# dez/07
· votar


Petmamede
cara...tu não quer que respondam no natal, né??

deixa passar as festas que o pessoal responde com mais carinho!

NESCAU
Veterano
# dez/07
· votar


swamp ash é o q eu tenho. é bao.

Petmamede
Veterano
# dez/07
· votar


NESCAU, o teu baixo ressoa mais as frequências graves? já atinasse pra isso ou não?

Um abraço brother, feliz ano novo pra todos ai!

NESCAU
Veterano
# dez/07
· votar


sim, já percebi isso. mas nao chega a ser um problema isso. Pra afinar o Sizão é até bom!

Petmamede
Veterano
# dez/07
· votar


NESCAU

Massa cara, to ligado...não é um problema, e sim uma característica da madeira....Alguns luthier's daqui me orientaram a respeito das madeiras. Swamp Ash, Ash, são madeiras que, inclusive, são muito utilizadas em Fender's.

Você tem Msn?

Abraço!

NESCAU
Veterano
# dez/07 · Editado por: NESCAU
· votar


cara, clica em veterano debaixo do meu nick, vc vai ver o meu msn no lado direito superior da tela.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei um Cort Artisan B5 (Review)