Pequena caixa. Como fazê-la?

    Autor Mensagem
    Shakal
    Veterano
    # mai/07


    Então galera, eu tenho aqui um amp de áudio, aqueles stereo reciever antigao e tava afim de fazer uma caixa e plugar nele.

    Sei que ele não é o ideal para baixo, e gostaria de saber se é viável e se compensa fazer essa caixa. Mais tarde eu compraria um amp ideal e já tinha uma boa caixa pronta. Oq acham, vale a pena?

    Bom, de qualquer forma gostaria de saber tb como faço ele. Que tipo de madeira eu uso? Andei vendo que os subs boms são de mdf, é essa mesmo? Tenho vontade de colocar um falante de 12", será que é bom colocar cone de alumínio? E oq mais de hardware precisarei?

    Vlw! :D

    XaMBs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal
    kra ate onde eu sei, esses hi-fi n servem para esta finalidade...
    abrc

    conehc
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal
    se vc tiver noção de que com o tempo seu hi-fi vai queimar eu posso te passar as medidas de um projeto com uma 1x12 que usa um 12pw3 (uns 125 reais)... vc tem noção tambem de que vc ai precisar de um pré-amp ou de um DI? porque o hi-fi serve como power amp, e o baixo nao tem potencia suficiente pra excitar a potencia... e outra, vai ficar tudo separado, como se fosse um rack... hoje eu compraria um ampli (estou pensando em um bs-150)...

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Hmm... qual o motivo de ele queimar?

    Esse projeto teria só o falante de 12 ?

    Uma outra dúvida... Eu tenho aqui 2 falantes de 8, mas eles são automotivos e são aqueles 3-way, triaxial que falam né? Será que eu poderia desligar os 2 falantezinhos e deixar só o woofer?

    E tirar aquela grade metálica dele melhora ou piora o som?

    Vlw!

    conehc
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal
    o hi-fi vai queimar porque nao foi projetado pra trabalhar em condições extremas e tambem porque nao é taaooo linear... ele nao vai conseguir lidar com as frequencias mais graves tao bem como uma potencia para audio pro...

    e sobre os falantezinhos... o melhor a fazer com eles é deixa-los longe desse projeto.... pra falar a verdade, com o que vc tem em casa, eu montaria um projeto diferente: 2 caixas com esses falantes de 8", ligava as 2 no hi-fi e tudo isso no pc...

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Valeu pelas respostas! :D

    Pois é... É que a grana ta curta e eu tava tentando improvisar, mas já vi que vai sair merda disso.

    Então já que não da pra usar o reciever... Seria uma boa eu fazer um cubo completo? Tipo desde o circuito amplificador até a caixa acustica? Sai mais barato que comprar um pronto?

    Eu tenho uma boa noção teorica de eletrônica(faço faculdade na área) e oq eu não souber tenho jeito de descobrir. Na prática eu me viro soldando pequenas coisinhas... Sabe como é, nada profissional, mas se for necessária habilidade cirúrgica eu tenho gente pra pedir ajuda. :D

    O propósito de tudo isso é para ter um pequeno somzinho pra eu estudar em casa, nada muito estridente senão os vizinhos(minha vó de um lado, minhas primas em baixo) vão chiar! E claro, pra economizar uma grana nos amps prontos, além da "aventura" :D

    Tava pensando em algo acima de 50w pra ter uma margem de qualidade, pq nesses de 30w basicos vc coloca na metade do volume ele já começa a gemer!

    Então, será que tem jeito de eu fazer isso?

    Valeus!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal
    A única coisa que vc vai conseguir é som ruim no início e amp queimado depois.
    Sugiro que vc compre um kit de power desses pré-fabricados (veja o site da Comkitel), e construa um pré adequado para ele, depois faça uma caixa com um falante de 15pol. (Sellenium 15PW3).
    Abç

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    É... desencanei desse receiver mesmo. Ele é um excelente amp para áudio mas não para baixo... Coloquei os dois falantes de 8 trifásico e ficou show! Só falta arrumar o lado esquerdo dele que não sai som :P

    Bom, agora como eu faço esse pré?

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    OQ acham desse aqui?

    http://www.redcircuits.com/Page66.htm

    Tem o amp e o pré-amp. Pelos materiais não acho difícil fazer. Posso montar numa PCI...

    Será que o trafo é difícil encontrar?

    Vlw!

    Anulsotam
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    conehc
    entao vei, surgiu uma oportunidade de comprar duas 12pw3 da selenium, e ai eu estava pensando em fazer aquele esquema q vc usa, mas 2x12.. ai no caso vou ter que usar uma potencia de quanto?? e qual a potencia que vou obter??

    ps: queria pergunta isso, ai vim no topico sobre o assunto + recente q achei :]

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal,

    desencana dessas gambiarras!
    Compra um amp usado, específico de baixo e use seus conhecimentos de eletrônica para reparar algum defeito que porventura ele apresente.
    Sei que com a grana curta o amp não vai ser bom, mas se for um industrializado vc consegue vender e comprar outro quando estiver com mais grana.
    Gambiarra é só gasto. Vc não vai conseguir revender e fica só juntando tranqueira em casa.

    Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cara, acho que ficar pensando nessa de revender não é uma boa. Vc vai usar algo de má qualidade e gastando oq vc não tem pra facilitar a revenda depois? Acho isso mó furada.

    Vou tentar fazer aquele amp. O amigo BLACKMORE do fórum está me dando uns toques no projeto. Vou levar isso adiante não só pelo custo, mas também vou ter algo que eu mesmo fiz e posso consertar indefinidamente caso dê problema, além de que montar um negócio desses é uma tremenda aventura. E já vou treinando, para futuramente fazer um pré-valvulado e depois, quem sabe, um Amp inteiro valvulado.

    Bom, é isso... Criei um tópico sobre o Amp que vou fazer na seção de Amplificadores, caso interesse para alguém: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/162429/

    Flws!

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Shakal

    Se vc tiver certeza que o amp que vc vai fazer é bom, beleza, vai fundo, senão é furada, vai ficar com um amp de baixa qualidade e sem liquidez!!
    Eu sou Eng eletrônico, entendo do assunto, e mesmo assim penso que para fazer amps, tem pessoas que pensam anos a fio e vão evoluindo o projeto até chegar num ponto aceitável. São pessoas que só fazem isso da vida e com certeza, devem fazer melhor do que eu e vc.
    Pra que reinventar a roda??

    Agora, se a história é o prazer de mexer com eletrônica, nem discuto! Compra o Kit!

    Instrumento_de_Deus
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    conehc

    Enviado: 19/mai/07 11:09
    Citar Votar Denunciar

    Shakal
    se vc tiver noção de que com o tempo seu hi-fi vai queimar eu posso te passar as medidas de um projeto com uma 1x12 que usa um 12pw3 (uns 125 reais)... vc tem noção tambem de que vc ai precisar de um pré-amp ou de um DI? porque o hi-fi serve como power amp, e o baixo nao tem potencia suficiente pra excitar a potencia... e outra, vai ficar tudo separado, como se fosse um rack... hoje eu compraria um ampli (estou pensando em um bs-150)...


    vc teria esse projeto ai? da caixa 1x12 com 12pw3 ? ela responde bem?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pequena caixa. Como fazê-la?