Cera de carnaúba - Como fazer um acabamento

    Autor Mensagem
    samuelbreder
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: samuelbreder


    Oi pessoal, usei a busca mas encontrei informações muito vagas e divergentes sobre cuidados com o instrumento, cada um diz uma coisa... bem vamos lá:

    1 - Pra eu fazer um acabamento prum baixo que acabei de lixar todinho em cera de carnaúba, eh so simplesmente pegar a cera e passar na madeira crua?

    2 - Eu posso usar cera de carnaúba pra limpar o baixo, mesmo se ele não tiver acabamento natural?

    3 - Essa cera não agride de nenhuma forma, mesmo a longo prazo, a madeira?

    4 - Onde eu encontro cera de carnaúba?

    Por favor se vcs puderem me ajudar, principalmente quem for luthier, agradeço muito.

    ;)

    Alex Navarro
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    samuelbreder

    Oi... eu faço o seguinte...
    Veja se tem uma Leo Madeiras ou coisa assim e compre uma cera inglesa e uma lata de seladora da Sayerlack.

    Dilua uns 30% a 50% da celadora em Thinner e com um algodão molhe de leve e passe no instrumento.
    Faça isso e espere secar bem.. faça mais uma ou duas vezes e deixe até o outro dia. Num dia bem quente deixe algumas horas.
    Lixe um pouco com com lixa 320.

    Para saber se está bom para lixr é só notar se a lixa está sequinha só com o pó da seladora, se estiver empapando ainda não estará bom para lixar.

    Faça mais uma vez a aplicação com um pouco menos de thinner na seladora.

    Com um algodão passe a cera no instrumento sem exagêros..

    Compre uma lixa que parece um tapetinho... sempre esqueço o nome dala.

    passe ela no baixo tirando um pouco da cera e aplique novamente.

    faça isso umas duas vezes por dia e em uns 4 dias de aplicação a cera fica parecendo um verniz fosco .. dando um polimento nele com flanela limpa.

    Fica bom... quando passa um tempo é só pássar o pano para dar uma realçada no brilho ou então de tempos em tempos passar um pouquinho de cera ...

    Eu faço assim

    Deve aparecer outra opniões e formas de aplicação logo logo...

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Up pra eu fazer o teste em casa...

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Olá, Cera de carnaúba + Politriz é uma boa combinação para um acabamento simples e de baixo custo. Basta aplicar várias camadas de cera com uma politriz ou algodão de polir(haja braço) o resultado final é uma camada de cera semi brilhante.

    Outra opção é uma cera chamada "microcristais" que precisa ser aquecida e passada com certa agilidade, mas depois de seca, forma uma camada brilhante e duradoura, quase um verniz.

    Mais simples ainda, é pegar óleo de peroba + flanela. Tuso depende de como vc quer seu instrumento. Acabei de obter ótimos resultados com 3-4 Demãos de verniz Spray.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cera de carnaúba - Como fazer um acabamento