Primeira aula - problema com pizzicato

    Autor Mensagem
    Varg
    Veterano
    # fev/07


    Comecei a tocar baixo a mais ou menos 1 ano por conta propria, nunca tive aula ate q a um tempo resolvi fazer um curso de musica onde primeiro se recebe instruçao de teoria musical para depois iniciar a pratica...

    Bom tive a primeira aula pratica hoje e logo de cara tive um "choque", professor disse q a maneira como eu vinha tocando apoiando o dedao(mao direita) no captador era errada !?!?! e me falou da tecnica q ele usava de deixar o dedao "deitado" junto aos outros dedos e abafando as cordas, achei estranho pq o q eu sempre leio aqui e em outros lugares é q sempre se deve apoiar a mao em algum lugar se nao poderia ter problemas como tendinite, tb vejo pelos comentarios aqui nao existe um padrao para o pizzicato e q se deve tocar da maneira como se achar mais confortavel....

    Entao to na duvida agora devo abandonar o modo como eu vinha tocando(apoiando o dedao no captador: q eu acho q nao seja errado ate pq vejo mtos baixistas profissionais tocando assim) e começar do zero de novo desenvolvendo essa tecnica q ele falou? ou continuar do jeito q eu ja vinha tocando?, mesmo sendo autodidata acho q nao tenho mtos "vicios"...

    eltonbass
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Varg
    acho que o pizzicato do seu professor que é diferente, tb apóio no cap, quanto a abafar use o anelar.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Não existe posição certa ou errada,se vc se sente confortável nessa posição com o dedão fixo no captador,então continue nela,porém essa posição q vc usa tem um grande problema q é o de em frases mais elaboradas com cordas soltas,saltos e o caramba,o som vai ficar sujo,pq vc não vai conseguir abafar todas as cordas e notas q estiverem soando com o dedão fixo no cap.

    Nessa técnica do dedão deitado,vc consegue um nível de limpeza sonora incrível,pq vc vai ter como abafar todas as cordas q não estiver usando e notas q estão soando.

    Tem a posição q o Steve Harris e mais um monte de baixistas usam,q é a do dedão flutuante,ele não fica apoiado em nenhuma corda,ele encosta nas cordas mais não se apóia.

    Uma boa alternativa pra vc,q já toca com o dedão apoiado no cap,é usar a técnica mais comum,q é a de apoiar o dedão tbm nas cordas,e movê-lo de acordo com a corda q vc tocar.

    ex:vai tocar a corda B-apóie o dedão no captador
    vai tocar a corda E-apóie o dedão na corda B
    vai tocar a corda A-apóie o dedão na corda E
    vai tocar a corda D-apóie o dedão na corda A
    vai tocar a corda G-apóie o dedão na corda D
    vai tocar a corda C-apóie o dedão na corda G

    Gui
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Varg
    num tem posição certa não...o esquema é tu ver qual fica mais confortavel..mas a mudança nem é tão grande não..

    eu acho bem mais sucegado colocar o dedão no cap ou no mizão...é só abafar com os dedos que sobrarem!

    Varg
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    sei q essa tecnica do dedão deitado da pra abafar melhor as cordas, mas o problema é q eu acho mto descofortavel pq nao tem apoio pra mao e acabo me cansando mais rapido, ate hoje nunca tive problema com abafamento mas deve ser pq nunca toquei algo mais complexo hehe

    Gui
    foi o q eu pensei como falei no topico... mas o q eu nao entendi foi pq ele disse q esse modo era errado e ele fez uma certa "pressao" para q eu abandonasse essa tecnica e desenvolvesse a outra...

    Gui
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Varg
    ele acha que só a tecnica dele é a certa..mas isso pode gerar desconfortos em você...é como ensinar um guita a segurar a palheta...não tem jeito certo!

    Varg
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Gui
    mas ai é foda!q raio de professor é esse?? pior q ele nao vai aceitar q eu continue tocando desse modo e vai fica dizendo q ta errado, e la somos submetidos a provas praticas se nao passar é reprovado e adivinhem quem vai me avaliar??¬¬"

    baz
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    numa cover baixo sobre o pastorius tem uma demonstração do pizzicato dele: polegar e anelar usados pra abafar...

    pra mim o mais confortável é apoiar o polegar no captador mesmo

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    cara o q mais tem por aí é professor ruim e com a cabeça fechada,eles acham q o q eles fazem é o certo e pronto,o resto q se vire pra fazer do jeito q eles acham certo.a postura das mãos é algo bem pessoal,se vc gosta dessa sua posição de apoio, tá tocando com conforto e tirando um som limpo,vai fundo e continua com ela.
    Mas pode ser q o professor esteja vendo alguma falha ou vício seu nessa sua postura,q vc não consegue ver, e q ele apenas esteja tentando de ajudar e corrigir,já q vc não tinha um professor antes,o mais comum nesse caso é o acumulo de vícios na postura.

    Varg
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Varg
    · votar


    Rafael do Baixo
    nao foi esse o caso pq antes mesmo de ele me ver tocar ja chegou dizendo q a maneira certa de se posicionar a mao nao seria nem no captador e nem nas cordas disse q o certo seria apenas essa q ele mostrou e q foi um editor da cover baixo(nao lembro o nome q ele falou) q ensinou essa tecnica pra ele.... ai fica dificil ¬¬

    Gui
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Varg
    professor cabeça fechada é foda..

    o que tu pode fazer é pedir pra trocar de professor na escola de música onde tu faz...e/ou mostrar na apresentação que sua tecnica (mesmo que torta...eu por exemplo fico mó torto tocando baixo...) consegue fazer a mesma coisa que ele com a "tecnica certa" dele!

    mas tenta ver se num tem outro professor!!
    tem professor de guitarra que entende mais de baixo que um de baixo..

    MaurícioLeite
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    seu professor usa drogas ??! o.O

    eltonbass
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: eltonbass
    · votar


    MaurícioLeite
    seu professor usa drogas ??
    auehaeuiheaiuheaiheiuhae

    LuizBass
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    axo q voce deveria sim começar a usar a posição q ele quer te ensinar,acredite,ele nao iria ensina-lo apenas por capricho

    sei qual eh a posição q ele esta tentando de passar e com a pratica o desconforto some e soh sobra a agilidade e a clareza no som...

    digo isso pois fui pego na mesma situação qdo comecei a estudar slap (grande coisa,ja q tive q parar com as aulas no começo siuheiaushe),

    tocava como o flea,deixando o dedao paralelo às cordas,qdo o meu prof. disse para eu coloca-lo na diagonal...e disse q o certo seria eu aprender a tecnica padrão para dps desenvolver uma soh minha

    crsilva
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    É isso aí, se vc pode ter uma forma de tocar mais limpa, acho q vai conseguir usando essa tecnica que o professor ta te ensnando aí, é uma boa.

    Estou aprendendo a tocar baixo agora, mas conheco grandes musicos aqui na minha cidade, e essa tecnica de deixar o dedao nas cordas eles usam direto...

    Button Mash
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu tô aprendendo do jeito que o Rafael do Baixo falou e acho bem sólido. Mas tenta aprender essa técnica também, porque ele deve saber o que está falando. Só não esquece o que você aprendeu sozinho :B

    jjmartins
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Varg
    Cara tu ta numa fria em!ahahahahahahahahah!!! Pelo que deu pra notar é que vc não gostou do professor,então troque,derrepente até troque de escola.O que o RAFAEL DO BAIXO disse é totalmente correto,é só vc observar o felipe andreoli,o pixinga,até mesmo o victor wooten que é um dos melhores baixistas usa éssa tecnica.éla permite mais velocidade e clareza nas notas.É sempre bom dominar todas,seu professor devia saber isso!

    John Arch
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Varg
    Kra, aprende o q o professor tá querendo te passar, mas se for do seu interesse, continue tmb tocando do seu jeito em ksa. Quando eu comecei a fazer aulas de baixo, eu gostava de tocar palheta por conta da sonoridade boa pra metal e etc. Mas meu professor me obrigava a usar somente os dedos em suas aulas. Resultado: eu sei fazer os dois. Pensa numa coisa: a outra técnica (estando errada ou não) vc já sabe. Aprenda essa agora.

    Guto EADG
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    tocava como o flea,deixando o dedao paralelo às cordas,qdo o meu prof. disse para eu coloca-lo na diagonal...e disse q o certo seria eu aprender a tecnica padrão para dps desenvolver uma soh minha

    o flea toca com o dedao mais inclinado.... tipo, eu foi ao contrario, eu tocava com o dedao inclinado em relacao as cordas e meu professor (qndo comecei a fazer aulas) disse pra eu tocar paralelo pq senao ficava dificil executara tecnica de double thumb... e eh realmente verdade

    edumelo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Varg

    Seguinte, o q o pessoal falou é certo, faz do jeito que vc achar melhor, se vc consegue abafar as cordas com o dedão do pé e o som fica legal, qual o problema? O importante é achar um jeito de abafar as cordas q não está tocando pro som ficar bem limpo. Mas atente tbm para o que seu professor disse, pq às vezes, vc limita sua velocidade com sua postura. Tente se adaptar q vc acostuma. Acho q é bom saber tocar dos dois jeitos.

    LuizBass
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Guto EADG


    eh,mais vai v musicos q tocam o slap tradicional,como o marcus miller por ex.,o polegar dele fica inclinado em relação as cordas,a unica dificuldade dessa tecnica eh abafar as outras cordas,mais eu axo MTO mais confortavel toca assim

    Varg
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    MaurícioLeite
    seu professor usa drogas ??! o.O
    aheUEHUheuhuehUEHuehuHEUheu

    ja tow ligao das vantagens dessa tecnica como todos falaram ai, o problema pra mim é q ate eu me ajustar bem nessa posiçao vou ficar com o braço "contundido" hehe o q geralmente acontece quando se esta aprendendo e eu nao posso ficar mto tempo parado tenho q dar conta de ensaiar com duas bandas aehEHUehhea

    Vou tentar arrumar aguma disculpa pra mudar de professor, mudar de escola nao da pq la eu nao pago nada e nao estou em condiçoes de pagar outra escola =P

    outra coisa q me "frustrou" q nao falei no topico foi q estava começando a treinar tocar com 3 dedos e esperava uma orientaçao do professor, mas quando cheguei la vi q ele so tocava com 2 tb aehueHuehE(sei q isso nao quer dizer nada tocar com 2 ou 3 dedos nao quer dizer q toca melhor ou pior) mas é q eu queria pelo menos um orientaçao e ja vi q ele nao manja nada de 3 dedos =P

    Bom se nao conseguir mudar de professor vou ter q dar um jeito de me adaptar mesmo...

    Obrigado a todos q responderam XD
    vlws

    jjmartins
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Varg
    cara pizzicato com 3 dedos tem diferença sim,tanto na velocidade quanto no esforço para execuçao.Isso vai de cada um,por exemplo,execultar cavalgadas a 140 bpm com dois dedos é complicado,vc não consegue manter,já com os 3 dedos vc leva a música inteira."the trooper,do Iron"

    Varg
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    jjmartins
    acho q vc nao entendeu bem o q eu quiz dizer, é claro q tem diferenças entre 2 e 3 dedos mas nao é bem assim como vc falou, the trooper por exemplo foi um das primeiras musicas q eu tirei com 2 dedos no começo nao conseguia levar ate o final, mas dedpois de um tempo com treino vc leva ela na boa é so uma questao de treino...

    jjmartins
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Varg
    É então eu to ficando véio mesmo!hahahahahhahahhah!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeira aula - problema com pizzicato