Analisando Harmonia - Bluesette

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    rcardo_lemos
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: rcardo_lemos


    E ae!
    Soh tive uma iniciaçao no assunto, ainda mal aproveitada infelizmente....

    O arranjo q eu achei na internet eh esse.. Acredito q eh simples:


    Bb7M % Am7b5 D7

    Gm7 C7 Fm7 Bb7

    Eb7M % Ebm7 Ab7

    Db7M % Dbm7 Gb7

    B7M % Cm7b5 F7

    Dm7 Db7 Cm7 F7

    Se quiserem o link original.... http://www.ethosbrasil.com/parts/Jazz/Bluesete.pdf
    Tah em pdf

    Analisando, eu cheguei nisso:


    Bb7M % Am7b5 D7
    I7M IIm7b5 V7

    Gm7 C7 Fm7 Bb7
    Im7 V7 Im7 V7

    Eb7M % Ebm7 Ab7
    I7M IIm7 V7

    Db7M % Dbm7 Gb7
    I7M IIm7 V7

    B7M % Cm7b5 F7
    I7M IIm7b5 V7

    Dm7 Db7 Cm7 F7
    IIIm7 ??? IIm7 V7


    Sera que esta certo?/ E no lugar dos ??? na ultima linha, oq eh?
    Se tiver mto sem noçao num esquenta nao hehe
    Vlww

    Edson Sousa
    Veterano
    # jan/07
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    Bb7M % Am7b5 D7
    I7M IIm7b5 V7

    Gm7 C7 Fm7 Bb7
    IIm7 V7 IIm7 V7

    Eb7M % Ebm7 Ab7
    I7M IIm7 V7

    Db7M % Dbm7 Gb7
    I7M IIm7 V7

    B7M % Cm7b5 F7
    I7M IIm7b5 V7

    Dm7 Db7 Cm7 F7
    IIIm7 subV IIm7 V7

    LuCaSbass
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: LuCaSbass
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    cara, eu analisaria assim:

    Bb7M % Am7b5 D7

    I7M IIm7b5 V7 (II/V de Gm7)



    Gm7 C7 Fm7 Bb7

    IIm7 V7 IIm7 V7 (G e C é o II/V de Fm7 e Fm7 e Bb7 é II/V de Eb7M)



    Eb7M % Ebm7 Ab7

    IV7M IIm7 V7(II/ V de Db)



    Db7M % Dbm7 Gb7

    bIII7M(emprestimo modal) IIm7 V7 (II/V de B7M)

    Nessa parte modula pra B

    B7M % Cm7b5 F7

    I7M IIm7b5 V7(II/V de D)

    Volta pra Bb

    Dm7 Db7 Cm7 F7

    IIm7 subV(pra cair em C) IIm7 V7(II/V de Bb)


    ps.: se nao entender alguma coisa me fala q explico

    ps 2.:aulinhas com Ian Guest tão servindo pra alguma coisa =D

    rcardo_lemos
    Veterano
    # jan/07
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    LuCaSbass

    Entendi oq vc feiz, mas num eh mta viagem naum?/ huahuahu
    Ali no meu "modo" tem td nos primeiros graus, mais tranquilo e tal.... xD

    Cara, uma duvida... qual o conceito de modulaçao?/
    Ali por exemplo, mudou pra B... mas e qdo entra os II V I de outras tonalidades mais acima?
    E emprestimo modal? Tambem naum conheço mto bem

    Vlww!

    LuCaSbass
    Veterano
    # jan/07
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    rcardo_lemos
    cara, nao viajei nao, pq a musica está em Bb, então temos q analisar segundo o tom(por exemplo, Eb não é I de jeito nenhum, e sim o IV grau do tom de Bb maior)

    Modulação é quando muda de tom(nesse caso foi pra B)
    Empréstimo modal é quando se usa um acorde do tom de mesmo nome mas de outro modo... resumindo, ali estava em Bb maior e ele usou o terceiro grau de Bb menor, oq caracteriza o emprestimo modal.

    Do jeito q vc analisou estava modulando toda hora, e isso nao é comum hehe
    explicar tudo aqui é dificil pra caramba, sugiro vc comprar algum livro de harmonia e estudar pq esse assunto é fascinante =D

    rcardo_lemos
    Veterano
    # jan/07
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    LuCaSbass

    Ah tah
    Vo olhar dnovo, eu tava com sono naqla hora hehe

    Mas, em Bb, o F num eh mixolidio? Ali tem um Fm7

    LuCaSbass
    Veterano
    # jan/07
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    rcardo_lemos
    no caso do F7(ultimo acorde), sim... agora o Fm7 em conjunto com o Bb7 forma o II V do proximo acorde, no caso Eb7M =)

    rcardo_lemos
    Veterano
    # jan/07
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    LuCaSbass

    Ah tah.... e isso "pode"? Nao seria isso uma modulação?

    Tipo, eu imaginei isso.... o Eb7M, em Bb, é lidio neh? Mas aí num rolaria um II V com o F menor... Ai sei lah... pensei numa modulaçao (se eh q eu posso dizer isso) pra Eb, q aí ele ia ser jonio e ia tar td tranquilo

    Ou existe uma regrinha do naipe d "todo acorde tem seu dominante" pra esses casos, com o II V?

    Se falei besteira dnovo, num esqnta naum xD

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
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    rcardo_lemos

    Pode ate ser uma modulação mas n se considera isso, apenas qnd a preparação vai prum acorde de outra tonalidade.. ou seja, na preparação pro Eb7M nao ocorre modulação pq esse acorde faz parte da tonalidade original....

    rcardo_lemos
    Veterano
    # jan/07
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    _FrEd_

    Ahhhhhh, olha soh....
    Blz, vlww!

    LuCaSbass
    Veterano
    # jan/07
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    rcardo_lemos
    oq eu tava tentando falar é exatamente oq o _FrEd_ falou hehehe
    não é considerado modulação pq o acorde Eb7M faz parte do tom de Bb... e sim, todos os acordes do tom podem ser preparados por seus respectivos II V, ou sub V, ou outras coisas, mas isso nao vem ao caso agora =)

    rcardo_lemos
    Veterano
    # jan/07
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    LuCaSbass
    Huhauah blz



    B7M % Cm7b5 F7

    I7M IIm7b5 V7(II/V de D) >> II V d D? Num seria dum Bbm?

    LuCaSbass
    Veterano
    # jan/07
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    rcardo_lemos
    eita, é mesmo, confundi legal aqui, foi mal =P

    rcardo_lemos
    Veterano
    # jan/07
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    LuCaSbass

    Hehehe blzz

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