Harmonia

    Autor Mensagem
    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03


    Alguem ai conhece algum site que ensina HARMONIA?

    nukebass
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    O que vc quer saber sobre Harmonia???
    Qual tipo de Harmonia vc quer aprender???

    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    quero o básico, tenho muita prática porém na teoria perco em algumas coisas, harmonia é uma.

    nukebass
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Bom... vc pode começar por formação de acordes... que é um pré-requisito para Harmonia...

    Vc tem que sacar um pouco de cada Harmonia... tanto a Tradicional como a Funcional Moderna(aplicada no Jazz)

    nukebass
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Vc sabe como formar Tríades, Tétrades e colocar as extensões???

    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    sei, mas não entedi o que vc quis dizer com colocar as extensões.

    nukebass
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Tipo... me expressei errado...
    Quis saber se vc sabe o que saum extensoes...

    De onde vc quer partir afinal?

    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    pode ser do começo.

    nukebass
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Bom... pelo Forum fica meio dificil de explicar com detalhes... mas posso ter dar algumas explicacoes...

    Se vc for pensar em improvisacao(que no nosso caso eh o mais importante) tenha em mente uma coisa bem simples: "Todo acorde eh quase uma escala soh que tocada na "vertical", e vice-versa...

    Por exemplo: quais saum as notas do acorde C7M(#11)???
    C7M(#11) => C,E,G,B,F#
    Temos 5 notas nesse acorde!!! Pra formar uma escala faltam apenas 2 notas!!! Pense um pouco em qual escala esse acorde se "encaixaria" melhor... tipo... qual escala se "parece" mais com esse acorde???
    C Lidio!!! Vejamos a escala Lidia: ela tem uma tonica(logico!!!), tem uma terca maior, tem uma quarta aumentada(#11), tem a quinta justa, e tem a setima maior!!! Eis ae o nosso acorde 7M(#11)!!!
    Entaum... se aparecer um acorde do tipo 7M(#11) vc jah sabe que a escala mais indicada seria o Lidio.

    Alguns improvisadores utilizam regras de "Centros Tonais" onde vc tem que escolher as escalas de acordo com a funcao que aquele determinado acorde estah executando na progressao... eu costumo pensar que cada acorde eh um "Universo Independente" ou seja: vc tem mais liberdade de escolha das escalas a serem utilizadas, mas em contrapartida vc tem que pensar muito rapido na hora do improviso... seguindo essa estetica vc terah uma sonoridade bem mais moderna... os acordes ficam bem mais coloridos... eh uma maneira bem interessante de tratar a Harmonia.

    P.S: desculpe minha escrita, mas naum consigo(de jeito nenhum) configurar esse teclado para usar acentuacao... como pode ver...

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    nukebass

    Velho... valeu pelos toques... eu me enquandro nos que curtem ver cada acorde como um "universo independente".

    Mas eu tenho coisa pra c. para aprender neste lance de harmonia... conheci um prof. de jazz aqui em fpólis e quero ver se começo a fazer aula dentro de dois ou três mêses.

    nukebass
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ronin
    É isso aê brother... vai fundo...
    Começe por BeBop... estude muito Walking Bass e Harmonia.
    E o principal: Ouça os grandes mestres!!!

    sergiomelo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    O ideal é que todo baixista também toque violão, pra ampliar sua visão de harmonia. Sugiro os livros do Shediak, Joe Pass e outros.

    Basshero
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    p/ o nukebass:cara eu ja vi uma coluna sobre walking bass na cover so q naum entendi bulhufas,onde posso me informar??

    Felipe_ls
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    putz nuke vlw pela dica kra achei muito legal...

    tipo eu sei q vcs vao falar pra eu procurar um professor, mas, alguem sabe algum site (pode ser em ingles) q ensine essas teorias?

    vlws galera...

    nukebass
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Basshero
    Cara... existem algumas publicações em Inglês sobre Walking-Bass muito boas. Em Português eu não conheço nenhum livro que seja bom... a dica que eu te dou é estudar Harmonia e Formação de Acordes... são a base para um bom Walking-Bass. Na verdade a definição é, de certa forma, simples. Em cada compasso vc deve colocar notas do acorde nos tempos fortes(1 e 3) e notas de passagem ou de aproximação cromática nos tempos fracos. Sempre tentando "alcançar" o próximo acorde por grau conjunto(semi-tom).
    É mais fácil explicar na prática.
    Tente ouvir linhas de Walking-Bass acompanhando as cifras da música. Para isso compre um Real Book, que é a "Bíblia do Jazz". Nele vc encontra centenas de standards de Jazz com a melodia e a harmonia. É um livro pra se estudar a vida inteira!

    nukebass
    Veterano
    # set/03
    · votar


    UP!!!

    Estudem muita Harmonia galera... é importante pacas... principalmente pra quem é compositor ou faz arranjos.

    jrcintra
    Veterano
    # set/03
    · votar


    nuke , kiria sabe quais harmonias tu manja e tal.. tu tem mo facilidade com harmonias e tal... kiria q tu mi falasse a diferenca entre as diversas harmonias q existem
    =) vlw

    nukebass
    Veterano
    # set/03
    · votar


    jrcintra
    Não entendi bem o que vc quis perguntar...
    Harmonia só tem duas: uma é a Tradicional, que é utilizada hoje apenas para orquestrações em trilhas sonoras mais fundadas na música erudita mais tradicional; um bom exemplo é John Williams, Enio Morricone, James Hohner, Vangelis...etc...

    E a Funcional que é a mais utilizada por músicos populares e Jazzistas na improvisação e arranjos para Big Bands.

    jrcintra
    Veterano
    # set/03
    · votar


    entao.. eh q ouvi dize por ae q existiam uma serie de harmonias mais seila kra eh q eu soh conheco a padrao taligadu... e como eu sei q tu manja de harmonia resolvi pergunta pra tu msm pra v c era verdade ou nao. :) vlw

    jrcintra
    Veterano
    # set/03
    · votar


    ha
    existe tb a harmonia modal...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia