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Line-Frango Veterano |
# jan/07
Desculpem moderadores por criar outro, eu sei q ja existem..mas vo tratar d forma simples oq achu...
Meu professor disse que: O mais simples de c pensar qdo estamos dizendu em improvisaçao modal, seria:
Acorde com maior com 7 (X7) mixolidio (tratando ele (tonica)ja como mixolidio....
Ou seja: G7, usariamos o G como mixolidio , tendo-se entaum, consequentemente C como Jonio!!!!!
entaum em um G7 (por exemplo) usariamos: G,A,B,C,D,E,F...
Mas aí q ta, todos os modos usamos as mesmas notas, porem em execuçao diferenciada...
PERGUNTO: COMO fazer este G7 soar mixolidio (na improvisaçao) e nao um Dorico ou Jonio por exemplo?
valew
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jkdias Veterano |
# jan/07
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Line-Frango
PERGUNTO: COMO fazer este G7 soar mixolidio (na improvisaçao) e nao um Dorico ou Jonio por exemplo?
Basta vc executar as notas do G mixolidio. Um G mixolidio jamais soará como um G dorico ou G jonio.
Mas isso depende da sua intenção, tipo por que vc quer que soe mixolidio?
Ou seja: G7, usariamos o G como mixolidio , tendo-se entaum, consequentemente C como Jonio!!!!
Somente se esta for a sua intenção, se vc quer manter a linha melódica com as mesmas notas apesar da mudança de acorde (G7 - C). Porém, como estamos falando de harmonia modal vc poderia utilizar um outro modo neste C, mas teríamos que saber quais as tensões deste acorde e as suas intenções como solista.
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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jkdias
Basta vc executar as notas do G mixolidio. Um G mixolidio jamais soará como um G dorico ou G jonio.
Tah....deixa eu explicar melhor:
Um progressao:
C7M - G7 - Dm7
C7M = Jonio
G7 = Mixolidio
Dm7 = Dorico
Aí vc me pergunta pq em G7 mixolidio? Pq o mixolidio é o q contem a 3ªMaior e a 7ª Menor!!!!!
Tah mas neste tres acordes usaria estes tres modos: Jonio, Mixo, Dorico!!!consequentemente....
Mas como fazer eles soarem diferentes c sao as mesmas notas?
valew
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jkdias Veterano |
# jan/07
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Line-Frango
Tah mas neste tres acordes usaria estes tres modos: Jonio, Mixo, Dorico!!!consequentemente....
Mas como fazer eles soarem diferentes c sao as mesmas notas?
Ah, vc quer que soem diferentes. É que lá em cima vc tinha dito que queria que soasse apenas mixolidio...
Bom, o que dá a sensação de diferença é a junção da melodia com a harmonia.
Vc usará as mesmas notas mas as tensões dos acordes são diferentes. As notas em relação aos acordes representam diferentes tensões.
Então procure definir qual tensão e intensão vc pretende extrair de cada acorde. Com isso vc mudará as notas com que irá iniciar e terminar as frases e principalmente as notas de repouso.
Grave a base e depois improvise pra vc ver como soa diferente.
vlw!
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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jkdias
Exatamente isto..mas as notas de repouso, em um G7 por exempllo, seria terça, e a 7?...(poderiam ser)!!
Entao o q mais diferencia seria as notas d repouso nao o começo da frase e talz?
valew
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
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Hummm...não sei se vou conseguir te passar meu raciocinio, mas imagina o seguinte :
Dentro de um mesmo campo harmonico, a gente percebe que independente do modo a ser utilizado, pensando apenas melodicamente as notas são as mesmas.
Logo deduz-se que não há diferenca alguma em utilizar um modo ou outro, dentro do mesmo campo harmonico.
Vamos levar o mesmo raciocionio pra parte harmonica, no primeiro grau, um C7M voce vai encontrar as notas C, E, G e B ... oK !!
No segundo, voce encontrará um Dm7 com as notas D, F, A e C.
No quinto, voce encontra um G7 com as notas G, B, D e F.
São notas diferentes, algumas batem, outras não, mas imagine ir colocando outras extensões em cada um destes acordes.
Um C7M(9), ficariam C, E, G, B e D
Num Dm7(9), ficariam D, F, A, C e E
Aqui dá pra gente comecar a notar, que mesmo harmonicamente falando, os acordes comecam a ter bastante similaridade um com o outro, se formos analisando nota por nota.
O que eu estou tentando te passar é o seguinte, vamos pensar só harmonicamente :
Pensando num unico campo harmonico, por exemplo em Dó, um C7M soaria igual a um Dm7 ??
Com certeza não, eles são diferentes e bem diferentes. Mas todas as notas de um, cabem como extensão nas notas do outro.
Dá pra gente usar este mesmo raciocinio pra parte melodica, apesar de ser mais dificil pro nosso ouvido sacar que o modo soa diferente e que a intenção dele é outra.
Um C Jonio, e um D Dorico, mesmo usando as mesmas notas, soam diferente um do outro.
Ai a gente pode cair no "loop" novamente, pow, mas as notas são identicas.
Bom, pra sair do loop eu sempre penso assim, cara, um Dm7 soa diferente dum C7M, e mesmo colocando todas as extensoes possiveis, eles continuaram soando diferente um do outro. Calibro meus ouvidos desta maneira.
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/07
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jkdias
Bom, o que dá a sensação de diferença é a junção da melodia com a harmonia.
E aqui outro raciocionio do qual eu compartilho tambem. Tá perfeito.
Outra analise a ser feita é a junçao melodica com harmonia, e o tipo de intencao que esta se criando com a frase.
Não sei explicar teoricamente isso tudo, sou fraco em teoria, mas pra mim modos soam bastante diferentes um dos outros, mesmo tudo dentro do mesmo campo harmonico ;)
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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JoeCruzGuitar
Muito boa explicaçao..concordo com tudo.......Na musica a ordem dos fatores altera os fatos....mas tipo.......
C7M, somente vai soar Jonio, c eu executar as notas (melodicamente)a partir do Dó?
C eu começar uma frase a partir do Ré no acorde C7M(jonio) ele vai soar dorico?
As frases nao c limitariam? Como fazer soar Jonio c por exemplo eu começar uma frase por Ré?
As notas de tensoes do acorde?
valew
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fox_123 Veterano |
# jan/07
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No meu modo de pensar existem duas coisas pra se comentar, o 1º é que dentro da harmônia tonal nós temos as funções harmônicas que fazem o movimento: subdominante, dominante e tônica e que tudo sempre caminha para resolução na tônica ou primeiro grau, ex.: (tonalidade de Dó) Dm7 G7 C7M / II V I
E na harmônia modal as funções se apresentam da mesma forma, mudando apenas o "cara" que assume a função de 1º grau, para exemplificar a mesma progressão ascima por exemplo em F7M lídio (tonalidade de Dó maior) ficaria assim: Bm7(b5) C7M F7M / II V I, ou G7 mixolídio: C7M Dm7 G7 / II V I, umas das características da musica modal e não haver resolução pelo trítono, mas ela ocorre mesmo assim, so que de outra forma, mas o porque eu não sei explicar exatamente
Com relação da frase partir da nota X ou Y, o que vai fazer ela soar como jonica, dorica etc, são os acordes da harmônia que estão sendo tocados e que exercem uma força de atração sobre as notas da sua frase, ex.: se a harmonica de uma música for C7M Am7 G7, no momento que estiver tocando o acorde de C7M, "qualquer digitação" das escalas que você fizer, não importando se é a escala jonica, dorica, mixolidia etc vai soar como Jônica!! e quando o acorde mudar para Am7 todas elas soaram como eólicas e quando mudar para G7 todas soaram como mixolidias!! É a força de atração dos acordes que dão o colorido nas suas frases!
Grande abraço, espero ter ajudado!
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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fox_123
se a harmonica de uma música for C7M Am7 G7, no momento que estiver tocando o acorde de C7M, "qualquer digitação" das escalas que você fizer, não importando se é a escala jonica, dorica, mixolidia etc vai soar como Jônica!! e quando o acorde mudar para Am7 todas elas soaram como eólicas e quando mudar para G7 todas soaram como mixolidias!! É a força de atração dos acordes que dão o colorido nas suas frases!
Entao (melodicamente falandu), nao importa a digitaçao q faça?e sim a HArmonia?
Entao pq nomear os diferentes tipos de digitaçao, se ela nao importará?Pa Jonio, Drico, c quem vai mudar é a Harmonia?
Ta meio contraditorio esta tua explicaçao...!!Ou eu num intendi?valew
Bm7(b5) C7M F7M / II V I
Nao entendi este Bm7(b5) como II Grau!!!!????
valew
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Will Piasecki Veterano |
# jan/07
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Bm7 eh o sétimo grau de C, Si meio diminuto, acho...
Pra vc mostrar mesmo a escala que vc tiver usando, abuse das notas que fazem a diferença no acorde. Se tah tocando em cima dum G7, aproveite o B e o F e fuja um pouco do C (senao fica mto harmonizado e morrido, pelo menos eu acho), no acorde eólio, a pentatonica funciona legal, e claro, os arpegios sao bem vindos em qualquer situação pra caracterizar a harmonia
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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Will Piasecki
É concordo contigu..pelo q eu to vendu é mais dar uma ênfase maior aos acidentes do acorde, e evitar as êvidencias de outros compostos na harmonia!!!
valew
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LeandroP Moderador |
# jan/07
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Line-Frango
Pense no arpejo de G7, são as melhores notas.
Se você deslizar a nota F pra nota G sobre um acorde G7 já é uma intenção mixolídio.
Já viu aqueles desenhos de "ligar pontos" ?! Então, os pontos são as notas do arpejo G7 (G, B, D e F).
Tocar uma penta de Gm7 ou Gm6 sobre um acorde G7 pode enfatizar legal o mixolídio também. Se você pensar na 3a menor destas pentatônicas como sendo #9, ela deixa de ser menor (porque o acorde já tem uma 3a maior) e seu mixolídio fica com uma intenção blues. Assim, você toca uma escala alterada (que tem uma forte relação com o mixolídio) e aproveita o simples desenho de uma penta.
Veja que tocar um modo específico sobre um acorde não é apenas "um desenho", mas a relação de intervalos entre escala e acorde, onde as "notas boas" são as tríades (ou as tétrades).
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
Já viu aqueles desenhos de "ligar pontos" ?! Então, os pontos são as notas do arpejo G7 (G, B, D e F).
Entaum o interessante seria (a principio) deslizar sobre as notas do acorde, interliga-las, viajar nelas?
Tocar uma penta de Gm7 ou Gm6 sobre um acorde G7 pode enfatizar legal o mixolídio também. Se você pensar na 3a menor destas pentatônicas como sendo #9, ela deixa de ser menor (porque o acorde já tem uma 3a maior) e seu mixolídio fica com uma intenção blues. Assim, você toca uma escala alterada (que tem uma forte relação com o mixolídio) e aproveita o simples desenho de uma penta.
Vamus ver, 3ª menor da penta de Gm7 seria Bb, onde está #9?
valew...da uma olhada no topico q fiz no forum de guitar!!to doido pra aprender mais sobre harmonia!!!!!To fascinadu
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Will Piasecki Veterano |
# jan/07
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a ideia do LeandroPanucci eh interessante... uma linhazinha G A Ab B D F G ia ficar hiper blues, beeeeem mixolidio e ateh walking bass se vc fizer nessa sequencia, hahahahaha
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fox_123 Veterano |
# jan/07
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Entao (melodicamente falandu), nao importa a digitaçao q faça?e sim a HArmonia?
- Melodicamente oque importa é o efeito que você quer dar no seu fraseado (se quer evidenciar uma nota da formação do acorde ou decima terceira maior ou quarta aumentada, etc), para isso existem varios livros que tratam de sobreposições de arpegios e ate mesmo de escalas. mas você deve se importar mesmo são com as notas de repouso no seu fraseado, e não tanto com as notas de partida
Entao pq nomear os diferentes tipos de digitaçao, se ela nao importará?Pa Jonio, Drico, c quem vai mudar é a Harmonia?
- Oque vou dizer aqui é opinião pessoal, então pode ser que muita gente não concorde ou tenha muito mais coisas a acrescentar, mais sempre entendi que as digitações dos modos servem, primeiro para formar e conhecer os acordes do campo harmonico e suas respectivas tensões (por empilhamento de terças), mas tambem para termos várias opções de regiões interligadas no braço do instrumento para construção de grooves e frases e tambem para utilizarmos a sobreposição de seus harpegios e é também interessante observar que cada desenho de escala nos da uma frase diferente, embora sejam as mesmas notas em ordens e alturas diferentes
Bom acho que basicamente é isso, mas esse assunto da muito pano pra manga! rs, graças a Deus hoje muita coisa que não entrava na minha cabeça ja parece fazer algum sentido! acho que estudar harmônia é assim mesmo, uma hora a ficha cai! o negócio é não parar!!
Grande abraço!
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Will Piasecki Veterano |
# jan/07
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conheço 3 tecladistas que sao amigos meus com quem já toquei... Dois deles me perguntam oq são modos gregos e o terceiro (mestre e regente) abomina completamente.
Concordo com o fox_123, eh mais para usar bem o braço, manjar bem de harmonia, fazer grooves bacanas e talz =)
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fox_123 Veterano |
# jan/07
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Com relação ao Campo harmonico
Jonico - C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5) / I II III IV V VI VII
Dorico - Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5) C7M / I II III IV V VI VII
Lidio - F7M G7 Am7 Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 / I II III IV V VI VII
É so assumir como I Grau os demais acordes do campo harmonico inicial e temos e campo modal
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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fox_123
Will Piasecki
Entendi velhos, to quase indo pra esta linha tb, os modos gregos servem mais para vizualizaçao no braço, até conseguir um som diferente mesm, com as mesmas notas!!!!!!!Porem repousandu nas notas caracteristicas do acorde
a NAO ser q cai um acorde de campo diferente!!!!
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LeandroP Moderador |
# jan/07
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Line-Frango
Vamus ver, 3ª menor da penta de Gm7 seria Bb, onde está #9?
O #9 é um A# disfarçado de Bb. Não tem "Bb" nisso.
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
O #9 é um A#
A# é #9 de A nao de G!!????certu ou eradu??!!!
LeandroPanucci
Velho digamus em um campo harmonico perfeito, sem emprestimo modal nem nada...
COMO vc defini o uso dos modos gregos?somente vizualizaçao diferenciada e sonoridade diferente (pela alteraçao da ordem de execuçao)??
valew manu
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Will Piasecki Veterano |
# jan/07
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#9 eh uma terça menor =)
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LeandroP Moderador |
# jan/07 · Editado por: LeandroP
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Line-Frango
Eu nem penso nos desenhos ou qual nota começar. Eu penso em qual intervalo começar uma frase.
Esse papo de um modo começar de uma nota até a sua repetição é pra você utilizar na teoria, pra descobrir os acordes, as dissonâncias de um determinado modo.
Se eu começar uma escala de G mixolídio partindo da nota Fá, eu não mudei o modo. Depende de acentuação, tempo forte e fraco... é muito mais do que simplesmente começar numa nota.
F7M
e--0-----------------------
B--1-----------------------
G--2---4--5--4--2~~~~------
D--3-----------------------
A--------------------------
E--------------------------
Veja que sobre o acorde F7M eu comecei uma frase
partindo da #4 e repousando na 3a, e não deixou de
soar lídio. Eu precisava começar pela nota Fá?
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
entendi manu..mas vc concorda q aí vai muito mais do FEELING e BOM SENSO do musico, do q tanto na teoria...!!!???
Vc deu este exemplo q partiu da #4 , ou seja Sí e repousou na 3ª, ou seja A..
Entao oq realmente fez soar lidio é mais a nota alvo (nota de repouso)!!!!
Olha um pensamento q julgo ser certu:
Oq vai realmente soar diferente, é o acorde junto com a execuçao, pq a exeucaó em si, sozinha, nao soa tao diferente, mas este Sí (#4)q tu deu exmplo em um C7M soará diferente do q Junto com o F7M!!
Portanto, oq da o sentido ao modo é justamente a harmonia e nao a execuçao em si!!!
Certu?
valew
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LeandroP Moderador |
# jan/07
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Line-Frango
mas este Sí (#4)q tu deu exmplo em um C7M soará diferente do q Junto com o F7M!!
Exatamente.
Agora veja as notas da frase que postei:
Começa no #4 (B), vai pra 5a justa (C) e repousa na 3a maior (A), passando antes pela #4.
Eu poderia ter tocado Bb (4a justa), sendo que a 3a e a 5a é comum pro modo jônio, mixolídio ou lídio, e são notas da tríade de F.
Então eu pensei nas notas da tríade, e esta #4 foi apenas a ligação entre os graus do acorde F.
Isso vem a simplificar ainda mais o processo de improvisação, onde você não fica preso a desenhos de escalas, procurando notas, e resolve tudo com poucas notas. É aí que se aplica a famosa frase: "menos é mais".
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
Eu poderia ter tocado Bb (4a justa), sendo que a 3a e a 5a é comum pro modo jônio, mixolídio ou lídio, e são notas da tríade de F.
Hum........C colocasse uma 4ªJ teria um A#, q estaria entre A e C (notas comuns e presentes no outros modos, tendo entao um cromatismo ou intençao cromatica..certu?
este é o pensamentu?
Isso vem a simplificar ainda mais o processo de improvisação, onde você não fica preso a desenhos de escalas, procurando notas, e resolve tudo com poucas notas. É aí que se aplica a famosa frase: "menos é mais".
É acho q num improviso melodco poucas notas, mas bem resolvidas, resolvem mesm!!!!
Valew...Mas foi issu q tu quis dizer néh?a intencao cromatica?
valew
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LeandroP Moderador |
# jan/07
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Line-Frango
Não estava me referindo a cromatização, mas pode ser também.
Me referia as opções de se usar uma 4a justa ou uma #4. Como a intenção era lídio optei por #4, mas o meu foco estava nas duas notas da tríade de Fá maior: o A e o C (3 e 5).
Usei este exemplo apenas pra ilustrar que eu posso tocar um Fá lídio sem necessariamente ter que começar pela nota Fá, mas enxergando as notas da tríade (ou tétrade).
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Line-Frango Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
Ah tah entendi sim manu....aí no caso c fosse um mixolidio tu optaria de 4, porem focando a tríade, ou o acidente q constar no acorde!!!!!
Certu............
Tu tem algum exercício para formaçao de frases, pq tipow eu to muito bem etcnicamente, só q só saiu fazendu as notas do modo ou da escala e saiu imendandu, num chego a fazer um improviso melodico!!!!!
Tem algum exercício pra issu ou é só tentar solfejar mesmo?
valew
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