existe outro tipo de Harmonia alem da modal?

    Autor Mensagem
    polakinho
    Veterano
    # dez/06


    então, já estudei harmonia dos modos gregos e conseguir compreender, mais minha duvida é a seguinte:
    "existe outro tipo de Harmonia alem da modal?" (meu raciocio foi o seguinte: se ela é dita de harmonia MODAL siguinifica que existe alguma otra né? ^^)

    valeu, abraço!

    Petrus_L
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    cara, acho que existe a tonal, mas nun sei explicar direito

    sickey
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    seria tipo aquela harmonia em que só se usa um modo, em todos os graus, usa um modo só como exemplo o jonico

    WormKrash
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    a maioria das músicas do Iron Maiden, por exemplo, é apenas com harmonia tonal.

    polakinho
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    não intendi ;/
    ouvi dizer que Iron utiliza muito o modo elólio (menor), mas como é relativo a algum jonio (exemplo: Elólio de A = Jonio de C) então é mesma coisa...

    mais num intenci o que é tonal ;/

    alguem pode explica? ;~~

    HadeziN
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    existe sim a tonal
    achei um apostila um tempo atras...mas ñ entendi direto tb
    amanha eu posto...pq ta em casa \o

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    tonal
    politonal
    atonal

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    tem também antitonal, que é a tentativa de fuga total ao tonalismo

    tem o bitonalismo, que o Strawinski era mestre

    John Arch
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Kra, atenha-se primeiramente à harmonia modal e tonal, pois as outras vão ser mto complexas por enquanto...

    Tem uma apostila de harmonia tonal aqui nesse forum msm, q eu postei no tópico homônimo.

    * Tmb existe harmonia quartal, q é um negócio mto louco, ao invés de terças superpostas, os acordes são formados por quartas superpostas

    WormKrash
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    polakinho

    sim, Iron Maiden é em E eólio, ou E menor, é a mesma coisa. normalmente se diz "harmonia modal" quando ela foge do eólio (menor) ou jônio (maior), o que não é o caso do Iron.
    vou tentar explicar resumidamente:

    te imagina tocando o Iron lá... Mi, Dó, Ré, Mi, Dó, Ré, Mi, Dó, Ré, e derrepente vai vir entrar o solo e o tom sobe, aí vai pra Fá#, Ré, Mi, Fá#, Ré Mi. (se não me engano The Evil that Men Do é um caso). Nesse caso a harmonia continuou no mesmo desenho da escala de Mi Menor (ou eólio), mas passou a ser em Fá#. ou seja, passou para Fá# menor. (hamornia tonal)

    Agora imagina que o steve resolveu tentar algo diferente e tava lá na mesma base, Mi, Dó, Ré, Mi, Dó, Ré, Mi, Dó, Ré, mas ele quer dar uma pitada de "tensão" na música, daí ele resolveu usar um modo frígio. o modo frígio relativo à escala de Mi menor (considerando que 90% das músicas do Iron são em Mi menor) é Dó Frígio, então ele vai criar um riff, ou o que seja utilizando esse modo, mas no tom Dó. Por que? porque todas as notas daquele Dó Frígio estão na escala de Mi menor, então ele continua na mesma harmonia. daí harmonia modal. da mesma forma que se ele quisesse usar uma escala maior (jônio), poderia usar o Sol Jônio, que também está na harmonia de Mi menor.

    Isso é um nó na cabeça explicar assim, é preciso entender bem de campo harmonico antes disso.

    moog
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    q me lembre:

    modal
    tonal
    funcional

    nukebass
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Dogs2
    tonal
    politonal
    atonal


    Cara, se é atonal não tem Harmonia ;-)
    Atonal é o prenúncio do Serialismo, que é a negação formal da Tonalidade


    Dogs2
    tem também antitonal, que é a tentativa de fuga total ao tonalismo
    tem o bitonalismo, que o Strawinski era mestre


    Antitonal eu nunca ouvi falar... acho que é a mesma coisa do Atonalismo... e o nome correto é Stravinski. De fato, a música Atonal tenta um distanciamento da Harmonia tradicional... tenta fugir da "gravitação" que determinadas notas exerciam em outras de acordo com o tom da peça. Mas tudo essa "fuga" só veio se consolidar com o Serialismo de Arnold Schönberg... aí sim, somente no sistema Serial foi onde a música pode se "libertar" do Tonalismo... coloquei "liberdade" entre aspas porque, em minha opinião, a Música se libertou de um sistema para cair nas garras de outro :-P

    polakinho
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    bem, pelo que to entendendo é tudo mesma coisa HASuiAiuAAuia
    num é?

    Harmonia tonal é quando se muda o tom de uma harmonia no meio da musica? isso? :P

    Bitonal seriam duas harminas em uma mesma musica?

    funcional?

    to ficando louco ;/

    alguem tem algum tipo de material pra me mandar? ajudaria demais! :D

    valeu ai povo, abraços!

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    wikipedia neles cara...

    pnut
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tem a Harmonia funcional tb eim !!!

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    nukebass
    Cara, se é atonal não tem Harmonia ;-)
    Atonal é o prenúncio do Serialismo, que é a negação formal da Tonalidade


    verdade.

    Antitonal eu nunca ouvi falar... acho que é a mesma coisa do Atonalismo...

    o antitonalismo é uma vertente do atonalismo, ele foge totalmente do tonalismo, empregando até música concreta entre outras coisitas mais

    e o nome correto é Stravinski.

    foda-se, que seja

    Mas tudo essa "fuga" só veio se consolidar com o Serialismo de Arnold Schönberg... aí sim, somente no sistema Serial foi onde a música pode se "libertar" do Tonalismo... coloquei "liberdade" entre aspas porque, em minha opinião, a Música se libertou de um sistema para cair nas garras de outro :-P

    concordo em gênero, número e degrau.
    Mas depois ainda vem aqueles troços aleatórios do John Cage, aí o bicho pega hahhah

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a existe outro tipo de Harmonia alem da modal?