para os professores do forum:

    Autor Mensagem
    polakinho
    Veterano
    # jan/07


    então povo que dá aula aqui, de contra-baixo ou violão...
    qual é a metodologia que vcs seguem? qual apostila?

    pois eu comecei no ramo mas estou perdido no seguinte: tenho o conhecimento, mas fico sem saber quando passar, sem saber como passar, eu não posso simplesmente trazer os alunos aqui e começar a falar, sem seguir alguma metodologia...seria util algum tipo de "apostila" para seguir...
    alguem pode me ajudar? :D

    abraço! :D

    Half
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    polakinho
    Cara, me desculpe a indelicadeza, mas vc não é noob???
    Heeheh brincadeiras a parte, vc não começou a tocar faz pouco tempo??

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Existem livros clássicos para contrabaixo elétrico, como os do dan deen (acho que é assim que se escreve) ....
    Porém, cada pessoa asimila o conhecimento de uma forma, e transmití-lo é muito mais complicado do que parece. Procure traçar uma linha lógica de aprendizado, a ordem do que deve ser ensinado, a melhor forma de passar esse conhecimento, exercícios, e não apresse o aluno ....

    jjmartins
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    polakinho
    cara , quando vc estuda vc aprende por um método, e passado ai seus 3ou4 anos e se vc foi um aluno dedicado,vc pode vir a ser convidado a dar aulas para os iniciantes,e continua estudando porque não acaba por aí.A seguir vc entra em contato com outros professores outros métodos,e com certeza vai saber qual é o melhor para dar aulas,só que vc ainda é um aluno que está fazendo uma espécie de estágio pra professor,com alguém do teu lado te dando suporte.Se vc não tem método pra ensinar,é sinal que não teve método pra aprender.Primeiro aprenda a aprender,segundo aprenda a tocar,dominar completamente o instrumento,e terceiro aprenda a ser professor,dar aula não é simples assim,tem muito cara que toca pra carai... e não sabe dar aula,psicologia músical,saber conversar com o aluno,aplicar as matérias na hora certa e passar segurança pro aluno é indispensável.Resumindo,primeiro seja só aluno.

    polakinho
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    jjmartins
    é justamente por isso que comecei a dar aula, pois quero aprender, eu eu entendo o que você diz cara, mas acontece que sempre fui autodidata ;/
    e eu já dei um mes de aula, na pratica eu me bato demais, mais em teoria eu consigo me vira, mas cai nela questão de "será que to passando o certo?" ou "será que num to indo rapido demais?", "e a metodologia?", afinal, como eu nunca fiz aula então o que eu conheço veio tudo muído atraves da net, intende? ;/...por isso tava afin de seguir uma apostila, para "aprender a dar aula" :D
    valeu!

    Half
    cara, sou noob sim, e sempre vou ser ;D...mas acontece que há uma minina em minha sala que dá aulas de violão, fazem 4 anos que ela toca, e compra 35 pila por mes, 1 hora semanal...e, parece brincaderaeu, mas eu era professor dessa minina (só na sala de aula, num cobrava nada, ensinava pq gostava), eu passava teoria pra ela. foi ai que pensei "se´ra que não posso dar aulas?"...foi ai que comecei, entendeu? ^^

    abraços!

    Half
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    polakinho
    Faça o seguinte então, comece a tentar ensinar alguém sem cobrar, tente bolar um métdo de fazê-lo, pois se você falhar cobrando, você ficará "deveras queimado", e isso pode te complicar caso você deseje levar mais a sério o ensino musical num futuro...
    Não coloque o carro na frente dos bois, vai com calma, primeiro prove a você mesmo que você sabe, e que tem capacidade de ensinar.

    Esses são meus conselhos, não sinta-se obrigado a seguí-los heheheh

    polakinho
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Half
    poisé cara, a principio eu ensinava um ali, outro aqui sem cobrar, mas dai apareceram dois amigo que queria fazer aula, e ia fazer aula com essa minina que falei, ai eu falei pra eles fazerem comigo e talz, expliquei como era tudo e que eles seriam cobaias ^^, e eles toparam, mas o primeiro mes eu levei tranquilo, mas agora que tou meio perdido eu falei com um deles que to afin de parar de cobrar, mas ele disse que eu não devo pq eu to indo bem, dai conversamos um monte e no fim deixamos em aberto o "vamos ver" ^^, entendeu?
    mas são só esses dois, que fazem juntos, não irei pegar mais alunos :D

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    polakinho

    Existem vários métodos, e se vc reparar, existe um certo padrão na evolução e na abordagem dos tópicos.

    O interessante antes de dar aulas é estudar bastante, e se possivel, praassar por uma experiência como aluno antes, para pelo mens ter a idéia de como ensinar música.

    Já passei muita raiva com molecada que chegava a tirar alunos da gente, cobrando menos da metade do que a gente cobrava, e na realidade não tinha base nem pra tocar pra si próprio.

    jjmartins
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    marcioazzarini
    Falou e disse...e o pior é que o mesmo aluno volta mais tarde cheio de vicios,sem técnica,sem segurança porque viu que se passaram 2 anos e não aprendeu nada,tambem quem mandou querer pagar 35 mangos por mês,1 aula por semana sai a 8.75 cara,sem comentários...cara quando faço algum show , sempre chega a molecada e diz cara vc toca pra carai...me da aula? cara eu pago quanto vc cobra?Eu vou logo passando o telefone do instituto e digo marque uma aula demonstrativa com um dos professores e bons estudos.Estudei violão e faz 3anos que estudo baixo elétrico e vejo que quanto mais estudo mais tenho pra aprender.Principalmente quando vejo meu professor tocar,puta que o pariu! Preciso estudar mais,fico pensando! então já indico a molecada a ver o que é tocar de verdade,com um professor preparado pra responder todas as dúvidas do aluno.Pretendo daqui as uns 2 anos começar um estágio,mas como eu disse,sempre com um suporte do lado e é lógico polakinho que o aluno tambem tem que ser dedicado , caso contrário não adianta o professor ser bom se o aluno não estuda.

    LuizJu88
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    qdo eu dava aulas de violao eu seguia uma apostila q eu mesmo fiz e montei...seguindo mais ou menos o q eu achava mais importante em determinado momento do aprendizado...o duro eh q muitas vezes varia de aluno pra aluno....
    Depois de um certo tempo eu costumava continuar seguindo meu "cronograma" mas deixava aberto pra eles escolherem tambem o conteudo a ser abordado...acho importante isso depois de um certo nivel!

    Death Knight
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    polakinho

    Cara, se vc ta se sentindo inseguro, procura estudar mais.. Concordo com o que o LuizJu88 falou, procura fazer uma apostila sua, com os tópicos que você acha importante. Como o marcioazzarini falou, procura ter aulas tb, isso vai ajudar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a para os professores do forum: